Início » Infantil » Mudanças: decoração de um quarto de bebê para quarto de menino

Mudanças: decoração de um quarto de bebê para quarto de menino

O quarto dos meninos sofre grandes mudanças com o passar do tempo. Saiba aqui como acompanhar essas mudanças para deixar o ambiente ideal para seu filho!

Você pode ter passado pouco menos de 9 meses planejando o quarto do seu bebê que estava para chegar, ter pensado em cada detalhe com calma e montado o quarto do seu filho do jeito que achou melhor. Mas se ainda não o fez, trouxemos fotos de quarto de bebês que você vai se apaixonar. Temos a certeza que você quer preparar tudo do melhor jeito para receber o novo membro da família.

Mas, o que muitos pais não pensam durante essa fase é que o bebê crescerá e será preciso fazer algumas mudanças / adaptações no quarto, para que a criança tenha um ambiente adequado à sua idade. Tenha em mente desde já que o quartos de bebês masculino irão dar lugar ao quarto de um garotão no futuro.

É justamente nesse processo de mudança da decoração do quarto de bebê para o de menino que muitos pais têm dúvida. Afinal, como adaptar o cômodo às novas necessidades da criança? Confira aqui algumas dicas infalíveis e dê nova cara ao quarto infantil! São várias opções para você se inspirar.

decoração de quarto de menino

Invista em novos móveis

A primeira medida a ser tomada é se livrar do berço e dar espaço para uma cama de solteiro, já que as medidas do antigo móvel não são mais suficientes para abrigar confortavelmente a criança. A decoração do bebê masculino deve ser pensada de uma maneira que o quarto comporte os novos cômodos do ambiente.

Caso o guarda-roupa não tenha mais espaço suficiente para organizar itens pessoais do pequeno, considere comprar outro modelo, dessa vez com amplo espaço interno. É às vezes preciso abrir mão do espaço de bebê meninos decorado exatamente do seu jeito, para comportar às necessidades do ambiente.

Quando a criança começar a ir para a escola, é muito provável que traga tarefas para serem feitas em casa, o que faz parte do aprendizado das crianças. Para ajudar o pequeno, garanta uma escrivaninha, que será de grande utilidade durante o estudo, tornando esse momento mais confortável.

Se preferir, é possível substituir a escrivaninha por uma mesa de computador. Hoje em dia, as crianças começam a utilizar aparelhos tecnológicos cada vez mais cedo, seja para brincar ou estudar. O móvel ajudará a montar um cantinho completo para seu filho, com computador e outros aparelhos. Mas o computador também poderá ficar fora do quarto, assim você tem mais noção do que seu filho anda acessando e um maior controle. Afinal vai ser muito difícil tirar o computador quando ele passou a vida inteira acostumado com o aparelho dentro do quarto.

O quarto do seu filho é pequeno e não há espaço para a escrivaninha ou mesa de computador? Este problema é facilmente resolvido investindo em móveis infantis multifuncionais, como o beliche com escrivaninha. Uma boa opção é fazer móveis sob medida.

Tal item é uma ótima forma de otimizar o espaço do quarto infantil, permitindo uma melhor circulação das pessoas ali dentro. O beliche também é indicado para quem tem filhos gêmeos ou até irmãos com uma pequena diferença de idade e que dividem o mesmo quarto.

Lembre-se: invista em móveis de qualidade. Eles possuem melhor acabamento, contribuindo positivamente com a decoração, além de serem mais resistentes, ou seja, durarão por muito mais tempo.

decoração de quarto de menino

Troque a decoração

Os ursinhos de pelúcia que antes tomavam conta de todas as prateleiras agora devem ter outro fim. Guarde somente os que seu filho tem maior afeição, deixando-os em segundo plano na decoração e não como destaque. Aqueles que estiverem em bom estado, e a criança não quiser mais, podem ser doados para instituições de caridade ou ainda conhecidos com filhos pequenos.

No lugar de tais itens, utilize livros, revistas e coleções como as de bonecos e carrinhos, que os meninos costumam a iniciar quando já tem mais idade. Use esses itens nas prateleiras, nichos e balcões do quarto. Você também pode colar adesivos de parede infantil, adequados para a idade da criança.

Outra dica é pedir a opinião de seu filho para escolher a nova decoração de seu quarto. Assim, é possível envolvê-lo no processo e valorizar suas ideias, estimulando o pequeno, além de garantir um resultado que lhe agrade mais. No entanto, lembre-se de que a palavra final deve ser sempre a dos pais!

Geralmente, meninos tendem a escolher decorações temáticas, como aquelas que são inspiradas em desenhos de super-heróis e nos seus brinquedos favoritos, o que torna o ambiente mais lúdico.

Uma boa forma de montar uma decoração temática é utilizar adesivos na parede, inclusive painéis com imagens associadas ao tema escolhido pela criança, detalhes que dão mais estilo para o ambiente. Mas não é preciso gastar rios de dinheiro. Existem muitos tutoriais de faça você mesmo que podem deixar a reforma mais barata,

Vale lembrar que os móveis do quarto (cama, guarda-roupa, escrivaninha/mesa para computador, cômoda, criado-mudo e baú) devem estar de acordo com a decoração proposta para o quarto.

Acredite, o trabalho não para por aí: depois disso, passados alguns anos, prepare-se para remanejar completamente móveis e outros itens para adequar a decoração do quarto para um menino adolescente!

2 comentários

  • eu gostei bastante das coisas que botaram sobre o quarto de meninos

  • Adorei o quarto com painel de skate azul e amarelo.

Comente