Narciso – Origem, Significado, Características e Cultivo

Narciso possui um interessante simbolismo e é uma popular variedade de flor. De origem europeia e de certas áreas do norte da África, esta planta teve seu primeiro cultivo no século XVI.

Atualmente, a flor pode ser classificada em cerca de 150 espécies diferentes!

Se você é fã do narciso, que tal conhecer a origem do nome, o significado, suas características e dicas de cultivo?

narcisos brancos

[VEJA TAMBÉM: FLOR DE LOTUS]

Origem do nome e significado de narciso

Narciso é uma palavra que se originou do Grego narke, que quer dizer “estupor, entorpecimento”.

Contudo, a flor se associa bastante com a história do personagem da mitologia grega Narciso, que tinha extrema vaidade e acabou se apaixonando pelo próprio reflexo.

Com isso, o homem acabou se transmutando em flor na beira de um rio para que assim ele pudesse contemplar o seu reflexo pela eternidade.

A lenda combina ainda mais com a flor narciso justamente por uma característica sua: a de ter seu eixo inclinado para baixo, crescendo geralmente em orlas de rios ou lagoas, o que deixa a flor à mercê de seu reflexo também.

Por conta disso, o narciso – na linguagem das flores – representa o egoísmo e o amor frívolo.

narcisos amarelos

[VEJA TAMBÉM: AZALEIA]

Características do narciso

A flor do narciso tem como característica física as folhas alongadas e de verde intenso. Vigorosa e rústica, a planta floresce geralmente no período do inverno e da primavera.

narcisos amarelos em vaso

A parte exterior da flor conta com seis ou mais pétalas, enquanto que a parte interior se apresenta em forma de “funil” ou de um “trompete”.

Há bastante diversidade quanto à cor das flores, sendo que as mais comuns são as brancas, amarelas e de cor creme.

É possível encontrar o narciso crescendo tanto de forma individual quanto em grupos de flores: cada talo pode ostentar de 1 a 20 flores. A altura da planta pode alcançar desde 15 a 50 cm.

Infelizmente, a duração de seu florescimento é curta: apenas 20 dias!

A indicação do uso dos narcisos vale tanto para cortes e arranjos, como também para o plantio em vasos e como decoração em jardins.

[VEJA TAMBÉM: FLOR DE LIS]

narcisos brancos e tulipas em jardim

Nos jardins, por exemplo, você pode plantá-los de modo aleatório para proporcionar um aspecto mais campestre à composição.

Além de beleza, o narciso se destaca pelo perfume.

Por isso, você pode usar essa flor na decoração de interiores – mas um cuidado que você precisa ter é em não misturar tais flores com outras, pois há uma substância no caule do narciso que pode acelerar a morte das outras plantas, ok?

Tal substância é a narcissina, que pode inclusive ser perigosa para os seres humanos. O alvo é o sistema nervoso e a parede interna do estômago.

[VEJA TAMBÉM: FLOR DO DESERTO]

Como cultivar narcisos?

narciso branco

Os narcisos são flores fáceis de serem cultivadas. O bulbo deve ser plantado, de preferência no outono, mas pode ser feito em qualquer época do ano.

A profundidade na terra pode ser de até 3 cm, enquanto que o espaçamento entre um bulbo e outro fica entre 10 cm.

Por sorte, o narciso se adapta a vários tipos de solos, mas a planta prefere solos mais soltos e que possuam uma boa drenagem, boa adubação e estejam ricos em matéria orgânica.

Prefira locais em que há exposição plena da luz do sol.

[VEJA TAMBÉM: MARGARIDA]

Qual é a sua flor preferida? O narciso é uma alternativa bastante deslumbrante para se ter nos jardins e casas, não é mesmo?

Aproveite a sua boa sazonalidade e decore seu lar com mais cor e beleza com os narcisos!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply