Como escolher o lustre ideal para a sala

A sala de estar é um dos ambiente mais utilizados na casa, e por isso, a iluminação é um dos principais pontos na hora de decorar esse ambiente, então é importante se ater a alguns fatores na hora de escolher qual irá complementar o seu espaço para que fique agradável e acolhedor.

O estilo de decoração do espaço e a quantidade de luz são dois pontos cruciais na hora de escolher o lustre ideal, para esse cômodo da casa, o uso de lustres e pendentes são os mais utilizados, para isso é necessário entender o que difere um do outro:

Diferença entre lustres e pendentes

Os lustres são formados por vários braços compostos por diversas lâmpadas, são ideais para lugares de destaque, como, salas de estar e jantar e halls de entrada. Já os pendentes, possuem apenas um braço com uma lâmpada na ponta, por serem mais objetivos tornam a iluminação ainda mais funcional ou para destacar algum ponto específico, por esse motivo são indicados para bancadas, mesas e laterais das camas.

Lustres e pendentes

Como combinar o lustre e o restante da decoração

O lustre é a peça que se destaca quando a intenção é deixar o ambiente ainda mais charmoso, quando usado acima da mesa de jantar é manter a distância de 70cm, para evitar o desconforto visual, além disso, é aconselhável que seja sempre usado a lâmpada amarela, que proporciona uma iluminação agradável.

Também é importante combinar o lustre com o restante da decoração do ambiente, para isso vamos entender como combinar os tipos de lustres nas salas de estar e jantar:

  • Decoração clássica

Para as salas mais clássicas são usados os lustres mais tradicionais, que são usados há anos, na maioria das vezes são compostos por peças de cristal com diversas lâmpadas, também costumam ser grandes e ocupam lugares de destaque, para isso é necessário que a sala em que será inserido seja espaçosas, ideais para combinar com móveis de madeira tradicionais e requintados.

Lustre clássico

  • Decoração rústica

Nos últimos anos, o estilo rústico vem sendo adotado até mesmo nos meios urbanos, geralmente esses espaços são compostos por objetos decorativos de ferro, madeira e couro. Os lustres que integram esses ambientes são bem detalhados e com partes de ferro que ajudam a proporcionar a sensação de aconchego sem perder o charme.

  • Decoração contemporânea

Esse é o tipo de decoração que traz um misto do estilo clássico e moderno, que se tornam um espaço sofisticado sem necessitar de objetos e móveis clássicos. Para esse gênero, os modelos de cúpula são os mais aconselhados, uma vez que, possuem um design contemporâneo e inovador.

  • Decoração moderna

Já para as casas mais modernas, os lustres com design diferenciados são os mais indicados, há diversos modelos com curvas e características arrojadas que apresentar o estilo moderno, mas é importante lembrar que o lustre não deve destoar do restante da decoração.

Lustre moderno

Cuidados em escolher um lustre

A decoração é um dos fatores que deve ser analisado na hora de escolher o lustre para a sua sala, mas também existem outros pontos que devem ser avaliados com cautela, por exemplo, a dimensão do espaço, é importante que o lustre – que costuma ser uma peça grande – não seja desproporcional do restante da decoração.

O peso e o número de lâmpadas são importantes para analisar, já que podem causar problemas futuros com a instalação, já as lâmpadas podem interferir no calor gerado no local, então para um ambiente menor, não é necessário um lustre com muita luzes.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply