Oquídeas Vandas: Como Cultivar? Quais Os Cuidados Necessários?

Vanda é um dos variados tipos de orquídeas que existem no nosso país. Com origem Asiática, mais especificamente na Tailândia, esse tipo de orquídea chama atenção pelas suas imensas raízes, que podem chegar a 4 metros de comprimento.

Elas são encontradas normalmente nos troncos das árvores, mas algumas ficam na terra. As flores podem ter diversos formatos e cores como marrom, rosa, azul, amarelo e vermelho.  Diferente das outras flores, elas não gostam de muita luz solar, só o necessário para mantê-la saudável.

Como cultivar uma orquídea Vanda?

Oquídeas Vandas: Como Cultivar? Quais Os Cuidados Necessários?

Primeiramente você precisa de um ambiente que tenha calor, luz, ventilação, água e umidade. Mas para facilitar confira algumas informações que você deve saber antes de querer cultivar essa a orquídea!

Adubação

A vanda é diferente das demais orquídeas, é indicado que nesse tipo a adubação seja realizada a cada semana ou a cada 15 dias. No caso se tiver floração, não coloque o adubo diretamente nas flores, elas são muito delicadas. O horário mais indicado para fazer esse processo é no período da manhã ou final da tarde, pois o sol não está tão forte.

Irrigação

Oquídeas Vandas: Como Cultivar? Quais Os Cuidados Necessários?

Nesse quesito a Vanda não é diferente das demais, a irrigação diária é extremamente importante, entretanto, elas não gostam de ficar encharcadas, caso isso ocorra, elas podem morrer.

Temperatura e clima

Esse tipo de flor não gosta de ambientes muito frios e sim do clima mais quente, mas nada em exagero. Temperaturas menores que 15 graus não são ideais, a planta pode entrar em um estado de “hibernação” e não crescer nenhuma flor. Caso a temperatura suba para mais de 30 graus, faça com que o ambiente fique mais úmido, para ela poder suportar o clima quente.

Luminosidade

Oquídeas Vandas: Como Cultivar? Quais Os Cuidados Necessários?

O excesso de luz não é recomendado, mas é necessário a luminosidade do sol por pelo menos 30 minutos. A maior indicação é colocá-las para tomar banho de sol num período com menos incidência de luz, assim não vai ter perigo.

  • Baixa luminosidade: a falta de luminosidade pode causar perda na floração e o enfraquecimento, além de mudar a coloração;
  • Alta luminosidade: O excesso de sol pode desidratar a planta e também mudar sua coloração pela queimadura do sol.

Floração

A floração da Vanda vai depender da quantidade de luz e cuidados que ela recebe. Ela pode florescer durante 5 vezes no ano, e durante esse período seu tamanho e coloração mudam conforme o tempo de vida e a atenção de quem está cultivando.

Como cultivar em casa?

Oquídeas Vandas: Como Cultivar? Quais Os Cuidados Necessários?

Para realizar a plantação na sua própria casa, você precisa criar um ambiente favorável para que ela cresça saudável e dure bastante tempo. O clima tropical do Brasil já corrobora para que o resultado seja quase 100% satisfatório, mas fatores como local, ventilação e cuidados influenciam para o crescimento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply