Orquídea Azul: Como Cultivar e Usar na Decoração

A orquídea azul é uma flor muito rara, tomada de tamanha beleza ela encanta todos os adoradores de plantas. Mas, você sabia que a orquídea azul não existe na natureza? Ou seja, ela não é natural. Outras fontes dizem que ela é natural, porém muito rara.

A verdade é que a orquídea azul é o resultado de uma experimento. As famosas blue mystic não nascem azuis, mas, é possível torná-las dessa coloração devido a infusão de tinta azul no caule da planta de cor branca.

Desse modo, as flores consegue absorver essa tinta e nascer azul. Entretanto, é normal que os tons possuam muitas variações, pois nessa etapa entra a obra da natureza, pois vai depender como a flor absorve a tinta.

A orquídea azul é sinônimo de elegância, beleza feminina, amor e pureza espiritual. No mercado, ela possui um preço mais alto das demais cores de orquídeas.

Como cultivar a orquídea azul?

Orquídea Azul: Como Cultivar e Usar na Decoração

Os cuidados com a orquídea azul devem ser redobrados visto que existe uma alteração nos nutrientes da planta por causa da presença química da tintura.

As regas devem ser feitas de 1 a 3 vezes na semana, de preferência pela manhã. É importante molhar a planta com água mineral, quando o tempo estiver muito seco e quente, é indicado molhar o corpo da flor também.

Verifique sempre se o substrato da planta está sempre umedecido, mas de uma forma sutil, sem que fique encharcada.

A orquídea azul deve ser cultivada em um ambiente com luz indireta, pode ser próximo de janelas e que também tenham uma boa circulação de ar. Jamais deixar elas expostas ao sol forte e a umidade.

Caso surgir algum tipo de praga na planta, use inseticida natural orgânico a cada 15 dias, pois as orquídeas não conseguem se desenvolver na presença desses bichos da terra.

As belas flores dessa planta exótica duram em média 1 mês, algumas, podem, exceder para 3 ou 4 meses, vai depender do clima e dos cuidados.

Como usar a orquídea azul na decoração do lar?

Orquídea Azul: Como Cultivar e Usar na Decoração

Com relação a beleza dessa coloração de orquídeas ninguém discute. Talvez seja, uma das mais requintadas e sofisticadas flores para compor diversos ambientes de uma casa.

O azul é uma cor que confere leveza, serenidade, harmonia e tranquilidade. É uma ótima escolha para decorar espaços como:

1- Mesas de Jantar para destacar a beleza da flor

O vaso bonsai é um dos mais utilizados em centro de mesa de jantar, eles promovem uma presença maior fazendo com que a flor chame ainda mais atenção.

2- Mesas de canto em sala de estar para tirar o estresse

Como elas possuem formatos bastante diferenciados, é possível usar desde vasos baixos como altos, além de modelos mais rústicos ou transparentes.

3- Varanda para aproveitar a luminosidade natural

Nesse caso, é importante colocá-las no lado que recebe o sol tênue da manhã. É fundamental que elas não fiquem expostas no sol forte, pois elas não suportam altas temperaturas.

Lembre-se que o lugar deve ser sem sol direto nelas e excesso de vento. A ventilação, deve ser sutil.

4- Escritório para conferir serenidade

Orquídea Azul: Como Cultivar e Usar na Decoração

As orquídeas são ideais para o ambiente de trabalho, pois ocupam pouco espaço e conferem outros atributos importantes. De acordo com os especialistas, as plantas podem reduzir a ansiedade e dar mais ânimo para a criação.

O único cuidado que se deve ter com a orquídea azul, é não deixá-la exposta ao ar condicionado de forma direta, pois pode ressecar a planta e fazer com que não resista por muito tempo.

5- Criado mudo no quarto para dar tranquilidade ao ambiente

O lugar de descanso merece um adorno bonito e que exale um aroma delicioso. Caso o quarto for muito fechado, sem ventilação e iluminação natural, não é indicado usar plantas naturais.

6- Lavabos, desde que não tenham umidade

Nesse caso, a versão mini da orquídea é a melhor solução, pois geralmente esse ambiente não dispõem de muito espaço.

A beleza incomum da orquídea azul pode valorizar qualquer ambiente, desde que não seja no sol forte, lugares sem ventilação e úmidos.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário