Esse tipo de orquídea vai dar um tom exuberante na decoração da sua casa

As orquídeas são ótimas opções para complementar a decoração! Existem diversas espécies e essas flores são capazes de deixar o ambiente com mais vida, bonito e aconchegante, ou seja, escolher uma orquídea para a sua casa é uma ótima opção!

orquidea

Seja no quarto, na varanda, na sala ou no banheiro, os tons das orquídeas complementam ainda mais o ambiente – aprender como cuidar delas pode ser o caminho para deixá-las sempre com vida e o seu cantinho sempre bonito! Veja aqui os tipos de orquídea e onde você pode colocar elas!

Orquídea

A orquídea se tornou popular devido a beleza de suas flores, e se tornou uma das flores mais comuns a serem cultivadas em casa. No mundo, existem pelo menos 30 mil tipos de orquídeas! 

A orquídea que pode dar um tom exuberante na decoração da sua casa é a:

Orquídea Vanda

Este tipo de orquídea deve ser cultivada de maneira suspensa ou pendurada, isso faz com que as raízes estejam sempre arejadas! 

A orquídea Vanda é de origem asiática, e para ter sucesso no seu cultivo, mantenha-a em um ambiente com grande umidade, uma ótima forma para mantê-la é molhando as raízes até a água escorrer e borrifando água nas folhas. É indicado evitar exposição ao vento e a locais frios, pois isso faz com que ela perca suas folhas e até mesmo não consiga florescer novamente. Além disso, não pode ser colocada em sol direto para não queimar.

orquidea vanda

As características mais marcantes da Orquídea Vanda são suas raízes aéreas, elas dispensam a necessidade de vasos, deixando o ambiente super exuberante!

orquidea vanda

Por dispensarem vasos, é possível exibi-las suspensas no teto, em um pergolado ou embaixo de uma árvore no jardim.

Outras Orquídeas para a sua casa

A espécie de orquídea Vanda é super conhecida por não necessitar de vasos – ela é super linda e charmosa, porém, existem também outras espécies da planta para você explorar na decoração da sua casa.

Algumas outras opções de orquídeas, são:

Phalaenopsis

Essa espécie é a mais popular do Brasil, mesmo sendo nativa de países da ásia. Ela é conhecida também como orquídea borboleta, graças ao formato de suas flores. Existem 4 espécies do gênero Phalaenopsis, são elas:

  • Phalaenopsis amabilis

Seu tamanho pode atingir até 50 centímetros, suas folhas têm coloração verde oliva e suas flores são brancas.

Phalaenopsis amabilis
  • Phalaenopsis schilleriana

Suas flores rosas e roxas chamam muito a atenção, além de chegarem também até 50 centímetros.

Phalaenopsis schilleriana
  • Phalaenopsis violacea

Elas gostam de viver em árvores, mas também podem ser cultivadas em vasos. Suas flores possuem cor violeta, mas podem ter variações nas cores branca e azul. Ela costuma atingir 35 centímetros de altura no máximo.

Phalaenopsis violacea
  • Phalaenopsis equestris

Seu porte é pequeno, pode chegar a medir até 30 centímetros de altura. Suas flores costumam ser roxas com detalhes na cor branca.

Phalaenopsis equestris

Cattleya

Outra espécie super popular no Brasil, suas flores costumam ser grandes e perfumadas, e elas chamam bastante atenção devido a sua beleza.

  • Cattleya intermedia

Pode chegar a tamanhos de 30 a 50 centímetros e possuir suas flores em roxo, branco e tons azulados.

Cattleya intermedia
  • Cattleya labiata 

Suas flores costumam ter tons de lilás, são perfumadas e grandes.

Cattleya labiata 
  • Cattleya purpurata

Bastante encontrada no sul e sudeste do país, sua flor é grande e é encontrada na cor branca e púrpura.

Cattleya purpurata
  • Cattleya luteola

Exigindo temperaturas de 18 e 25°C para florescer, suas flores são amareladas e finas!

Cattleya luteola

Paphiopedilum

As orquídeas deste gênero são terrestres e possuem flores com formatos super característicos! É conhecida também como orquídea sapatinho. 

Paphiopedilum

Cymbidium

O gênero é super popular no Brasil e é comumente encontrado em arranjos em casa. Elas são conhecidas pelo formato do labelo de sua flor, que lembra um barco. 

Cymbidium

Dendrobium

Possuindo mais de 1500 espécies, a orquídea Dendrobium é um dos maiores gêneros de orquídeas. Elas são uma flor que gosta de climas tropicais!

Dendrobium

Cuidados da orquídea

É importante ressaltar que cada espécie de orquídea pode demandar um cuidado diferente, por isso, esteja atento a cada uma delas!

  • Rega

Geralmente elas não gostam de excesso de água, portanto, faça a rega de 4 em 4 dias ou apenas uma vez na semana. 

  • Iluminação 

Se a planta receber muito sol, ela pode queimar. O ideal é deixar a orquídea em um local de meia-sombra, recebendo luz direta apenas uma parte do dia, ou recebendo a iluminação de forma indireta.

  • Adubação 

A adubação pode ser feita a cada dois meses, além de ser realizada com produtos orgânicos ou inorgânicos. 

  • Vaso

Se a sua orquídea não fora da espécie Vanda – às quais não precisam de vasos, a melhor opção são os vasos de barro, eles costumam drenar mais água do que outros materiais. 

Seja no quintal ou interno, decore os diversos ambientes da sua casa com as mais variadas orquídeas e deixe-a linda e exuberante!

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário