Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Levando perfeição e beleza, esse tipo de flor é muito usada em decorações e encontra-se com maior facilidade em regiões cujo clima é tropical e com muito sol.

Significado

As orquídeas levam consigo o significado de amor, poder e sedução. São flores de diferentes cores e que estão presentes em todos os continentes. Sua origem vem da Grécia, durante a Idade Média, sendo que estudiosos acreditavam que a raiz da flor era semelhante a um testículo humano, por isso o nome: orquídea significa “em forma de testículos”. Por conta de seu nome, a flor também é associada à fertilidade e sexualidade.

Significado das cores

Além do significado da planta, existe um significado por trás das cores. Um tatuagem ou um presente, por exemplo, podem ter um história por traz, dependendo da sua tonalidade. Confira, abaixo, as principais cores, com seus respectivos significados:

Orquídeas Rosas

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Têm o significado de sedução e sensualidade. Levam a mensagem de “eu te amo” e transmitem feminilidade – ideais para você presentear quem você ama!

Orquídeas Brancas

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

O branco é uma cor pura e insinua a paz. Orquídeas brancas representam perfeição, pureza e afeto. Por terem esse significado, são utilizadas na decoração de casamentos, em buquês de noiva e para arranjos de decoração.

Orquídeas Amarelas

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Amarelo é uma cor alegre, que ilumina, mas na flor simboliza o amor físico, a paixão e o desejo sexual. São ideais para presentear a amada ou dar para algum amigo que deseja iluminar a casa.

Orquídeas Azuis

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Orquídeas azuis transmitem harmonia, reconciliação e tranquilidade. A cor em si passa confiança, lealdade e gratidão. Mostre seus sentimentos dando uma orquídea azul de lembrança para um amigo ou um amor!

Orquídeas Lilás

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Insinua a sensação de purificação e bons sentimentos. Ideal para você levar em ambientes relaxantes, como locais de meditação.

Orquídeas Negras

Orquídeas: Significados e Como Cultivar

Com uma forte presença pela cor escura e marcante, as orquídeas negras significam superioridade absoluta e poder.

Tatuagem

Mais comuns em mulheres, as tatuagem de orquídeas são muito delicadas e belas, podendo trazer diferentes significados, dependendo da cor.

Como Cultivar

Antes de tudo, existem duas formas para cultivar uma orquídea: a partir de sementes ou de uma muda. Nesse passo a passo vamos ensinar a cultivar com uma mudinha:

  1. Pegue um vaso de barro que possa eliminar o excesso de água. Se você preferir, também é possível utilizar uma mistura de areia, casca de árvore e perlita;
  2. Pegue as sementes e espalhe-as na superfície do vaso;
  3. Deixe o recipiente em um lugar exposto à luz solar – esse passo é essencial para o desenvolvimento da floração;
  4. Coloque uma lâmina com água embaixo do vaso ou recipiente, para manter a terra hidratada.

Dicas de como cultivar

  • Opte por vasos de barro em vez dos de plásticos, pois eles conseguem drenar melhor a água;
  • Se você quiser trocá-la de vaso, acrescente musgos na planta;
  • A esterilização da tesoura antes de poda da orquídea é muito importante;
  • Fique atento(a) à coloração da folhagem. Se ela estiver escurecida, mude a planta de local.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply