Os modelos mais incríveis de fachada moderna para você se inspirar

Confira, aqui, modelos de fachadas modernas, bem como dicas para investir nessa tendência em decoração externa!

A fachada moderna é o segredo para ter um ambiente externo incrível em qualquer edificação. Ela funciona como um cartão de visitas, indicando como é a decoração interna do imóvel. Além disso, ajuda a valorizá-lo, aumentando seu preço de mercado.

Quer montar uma fachada moderna? Então, confira aqui como fazer isso e se inspire nas nossas dicas para conquistar um resultado encantador na decoração externa!

O que é fachada moderna?

Os modelos mais incríveis de fachada moderna para você se inspirar

Trata-se de uma fachada que segue o estilo arquitetônico e decorativo moderno. Neste caso, há uma predominância de formas retas, ao contrário do que acontece na fachada clássica.

Outras características comuns desse tipo de fachada é o uso de materiais como metal e vidro, bem como de cimento e revestimentos que fogem do clássico. Como resultado, a decoração fica mais atual e cheia de estilo.

Por que investir na fachada moderna?

fachada moderna para casa

O motivo é simples: a fachada moderna ajuda a diferenciar seu imóvel, bem como a valorizá-lo. Ela transforma a decoração da área externa, dando originalidade e criatividade para o ambiente.

Com uma estética mais moderna, o espaço externo ganha maior praticidade e funcionalidade, sem deixar a beleza de lado. Por isso, vale muito a pena fazer esse investimento!

Como fazer uma fachada moderna?

Tem interesse em fazer uma fachada moderna, mas não sabe como? Confira estas dicas especiais que preparamos e se inspire para transformar seu imóvel:

Trabalhe com formas retas

As formas retas são marcas registradas da fachada moderna! O uso de linhas retas e formas quadradas e retangulares predominam, principalmente em janelas, portas e telhados.

fachada moderna de casa com caminho de pedra

Utilize janelas grandes

Outra característica marcante desse tipo de fachada é o uso de janelas grandes no imóvel. Portanto, caso o projeto permita, construa janelas amplas, o que também possibilita ter uma melhor iluminação interna.

Para reforçar ainda mais a característica moderna, use vidros robustos e seguros, bem como esquadrias e acabamentos de metal. Assim, o resultado será atual, modernizando a decoração de maneira simples.

fachada moderna de casa com janelas amplas

Prefira portas grandes e compactas

O uso de portas grandes e compactas também é outra marca da fachada moderna. Para isso, basta instalar uma porta que acompanhe o pé direito do imóvel, indo do teto ao piso. Essa alternativa causa um impacto visual positivo, além de dar sofisticação para a decoração externa do imóvel.

No que se refere ao material da porta, não há restrições. Dá para apostar numa alternativa de madeira, por exemplo, reforçando o estilo rústico e de valorização do natural. Prefere uma decoração industrial? Neste caso, a porta de metal é perfeita!

fachada moderna de casa

Escolha os revestimentos certos

Dar uma atenção extra para os revestimentos é essencial para ter um bom resultado na fachada. Materiais que imitam o mármore, por exemplo, são perfeitos para dar leveza e peso simultâneo ao imóvel.

Também há a possibilidade de usar revestimentos que lembram o concreto aparente, que combinam bem com decorações do estilo industrial. Há, ainda, a possibilidade de uso de materiais como o porcelanato, que está em alta na decoração.

fachada moderna para casas

Aposte no telhado não aparente

Trata-se de uma alternativa que também é conhecida como telhado embutido ou telhado caixote. Neste caso, a telha da cobertura não fica visível, mas sim escondida por paredes laterais com alturas variadas.

Justamente por ter um acabamento em linhas e formas retas, esse tipo de telhado é moderno e confere essa característica para a fachada.

No entanto, é importante que seja executado por um profissional especializado, para garantir um melhor resultado à construção e o correto escoamento da água. Assim, minimiza-se o risco de infiltrações.

fachada moderna

Trabalhe com contrastes de cores

O contraste de cores na decoração da fachada é outra forma de dar modernidade ao ambiente externo. A indicação geral é seguir uma paleta sóbria com cores como cinza, marrom, branco e off white.

Se quiser usar outra cor, há uma regra básica que ajuda a evitar erros: é só escolher uma variação mais fechada dessa tonalidade. Assim, conseguirá criar contrastes bonitos na fachada.

fachada para casa moderna

Tenha um jardim

Ainda que a fachada moderna valorize o famoso “menos é mais”, um jardim com pelo menos uma planta de porte alto ajuda a compor a decoração, dando cor e sofisticação.

fachada para casa moderna com jardim

Por isso, tenha um jardim, ainda que pequeno, e mantenha a área sempre limpa. Faça regas e podas regulares nas plantas para mantê-las sempre bonitas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário