9 dicas para otimizar o espaço de seu banheiro pequeno; formas acessíveis e práticas

Confira nove dicas de otimização de espaço de banheiro pequeno e aproveite para adotá-las no seu, transformando o ambiente.

Possui um banheiro pequeno e está em busca de formas de otimizar e aproveitar melhor seu espaço? Existem dicas de decoração que podem lhe ajudar nessa tarefa!

A seguir, apresentamos as nove dicas principais de otimização de espaço para banheiro pequeno, todas acessíveis e práticas. Confira quais são e adote todas em seu lar!

1. Tenha um box transparente

9 dicas para otimizar o espaço de seu banheiro pequeno; formas acessíveis e práticas

A transparência é um dos principais recursos para se ter uma impressão de área ampla. Não é para menos, afinal, permite a passagem da luz e visualização de todo o espaço.

Para ter um box transparente é simples, basta investir em um com folhas de vidro. O ideal é que use os vidros lisos, sem adição de cor ou textura. Dessa forma, você consegue dar efeito de continuidade e de espaço aberto.

2. Use móveis planejados

banheiro pequeno com móvel planejado

Os móveis planejados são ótimos para otimizar espaços. Eles são desenvolvidos e fabricados exclusivamente para banheiros pequenos, possibilitando aproveitar melhor a área disponível. Por isso, trata-se de um investimento que vale a pena.

Ao investir nessa dica, converse com o responsável pelo projeto para usar móveis planejados multifuncionais, que são aqueles que exercem mais de uma função ao mesmo tempo. Dessa forma, não precisará instalar vários na área.

Um detalhe importante: os móveis planejados costumam ter preços mais altos dos que os já prontos, pois não são fabricados em larga escala. No entanto, compensam a aquisição porque são duráveis e resistentes a danos. Para economizar, utilize somente móveis essenciais.

3. Aproveite o espaço vertical do banheiro

espaço vertical em banheiro pequeno

O espaço vertical também é um aliado! Ele possibilita apoiar itens e produtos em paredes, ampliando a possibilidade de uso e de organização do banheiro.

Para aproveitar o espaço vertical é simples, basta instalar armário, estante ou prateleiras. Outra dica é apostar em ganchos, instalando-os atrás da porta. Assim, terá um lugar perfeito para pendurar toalhas e roupas.

4. Siga uma decoração minimalista

banheiro pequeno minimalista

No estilo de decoração minimalista, menos é mais. Neste caso, o foco é colocar no ambiente somente móveis e itens que você realmente utilizará no dia a dia. Dessa forma, dá para evitar excessos e bagunças.

Na decoração minimalista, os móveis com design simples e com linhas retas predominam. Além disso, as cores claras aparecem em peso, tornando o ambiente mais claro e iluminado.

5. Dê prioridade para a luz branca na decoração

banheiro pequeno

Quanto mais iluminada for a área, melhor. Para conseguir esse resultado, recomenda-se o uso de luz branca, que garante um ambiente visualmente mais amplo e a luminosidade adequada para o banheiro.

Ao adotar essa dica, tenha o cuidado de comprar e usar lâmpadas LED, pois não esquentam e são mais eficientes. Dessa forma, dá para ter uma iluminação de qualidade, além de economia na conta de energia elétrica.

6. Aposte em cores claras

banheiro pequeno decorado

As cores claras ampliam visualmente o espaço, dando a sensação de que ele é maior. Além disso, reforçam a ideia de limpeza e higiene que a área precisa ter.

O ideal é trabalhar com tons como o branco, bege e cinza claro nesse espaço. Também dá para utilizar tons pastel, desde que pouco saturados. Ótimos exemplos são o lilás, salmão e verde menta.

Como são claras, tais tonalidades refletem mais a luz natural e artificial, contribuindo para que se tenha uma melhor distribuição da claridade no banheiro.

7. Use espelhos

banheiro pequeno com espelho

Os espelhos refletem imagens e dão a impressão de que o banheiro é maior. Dá para potencializar ainda mais esse efeito ao utilizar cores claras e luz branca na decoração do espaço.

Ao escolher o espelho ideal, prefira os com tamanho grande. Também dá para instalá-lo na parede inteira ou metade dela, logo acima de bancadas ou pias.

8. Evite excesso de objetos de decoração

banheiro pequeno organizado

O excesso de objetos de decoração compromete o espaço e dá um ar de bagunça para a área. Por isso, é melhor evitá-lo, utilizando poucos itens ou peças que funcionam como complementos e organizadores.

Ótimos exemplos são as bandejas e caixas organizadoras de acrílico.

9. Cuidado ao escolher o revestimento

banheiro pequeno com revestimento cinza

O revestimento do piso também faz a diferença! O ideal é que seja liso, sem estampas, o que ajudará a passar uma imagem de banheiro amplo e mais elegante.

Tente usar o mesmo revestimento no piso e na parede ou a mesma cor em ambos os lugares.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário