Papel de parede: amiguinho ou vilão? Leia isso e escolha o seu lado

O papel de parede é um aliado ou vilão na decoração? Aqui, você descobre quais são as vantagens e desvantagens do revestimento!

Quando o assunto é decorar imóveis, o papel de parede surge como uma das principais opções. Como seu próprio nome indica, trata-se de um revestimento de papel utilizado para cobrir paredes.

Está disponível em ampla cartela de cores e com estampas, desde as clássicas até padronagens autorais, criativas e originais. Dá para revestir um cômodo inteiro com esse material ou somente uma parede de destaque.

Mas será que essa alternativa realmente compensa? Para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas preparamos uma lista com vantagens e desvantagens do papel de parede. Continue a leitura, descubra quais são e escolha seu lado!

Vantagens do papel de parede

Papel de parede: amiguinho ou vilão? Leia isso e escolha o seu lado

Assim como qualquer revestimento, o papel de parede possui vantagens que precisam ser consideradas para saber se é a melhor escolha para seu imóvel. A seguir, indicamos quais são as principais:

Facilidade de instalação

O papel de parede possui instalação simples, principalmente quando se pensa nos modelos lisos e autocolantes. Basta limpar a superfície (parede), tirar a folha de proteção e colar o papel na parede, tomando o cuidado de evitar bolhas e imperfeições.

A instalação pode ser feita por conta própria, sem precisar contratar um profissional, o que ajuda a economizar na transformação do ambiente. Por isso, é uma boa alternativa para quem busca soluções práticas e econômicas para decorar.

instalar papel de parede

Não deixa cheiro desagradável no ambiente

Ao contrário da tinta, o papel de parede não deixa um cheiro desagradável no ambiente. Portanto, pode ser utilizado em imóveis habitados, sem correr o risco de despertar crises alérgicas e respiratórias.

Longa durabilidade

O revestimento se destaca por ter longa durabilidade, principalmente se for uma versão de qualidade. O papel de parede tem vida útil de cinco a doze anos, se seguir as orientações de manutenção do fabricante.

Apenas para comparação, a pintura com tinta dura, no máximo, cinco anos. Logo, usar o papel de parede pode lhe ajudar a economizar na manutenção do imóvel. O segredo é investir num revestimento de excelência e instalá-lo corretamente.

Cobertura de pequenas imperfeições

O papel de parede conta com o diferencial de cobrir pequenas imperfeições na parede, sem precisar realizar reparos. É o caso de uma parede descascada ou com manchas de sujeiras pelo uso contínuo do local.

Por isso, é uma excelente alternativa para quem deseja repaginar o cômodo sem precisar fazer uma preparação cara e trabalhosa do espaço. O resultado é incrível, tendo total praticidade na instalação.

papel de parede em sala de estar

Facilidade de manutenção

Um dos diferenciais do revestimento é sua facilidade de manutenção, especificamente de limpeza. O papel de parede é confeccionado com um material de qualidade, que resiste bem a higienizações.

Dá para realizá-las com panos, escovas ou esponjas macias, utilizando água e sabão ou produtos próprios para esse fim. Somente tenha um cuidado nesse processo: verifique qual a composição do papel de parede. Ele só poderá ser lavado se for feito com material vinílico ou se houver indicação do fabricante.

Portanto, antes de realizar qualquer procedimento de limpeza é importante verificar as indicações do fabricante sobre a manutenção do papel de parede. Assim, minimizará a possibilidade de danos.

sala decorada com papel de parede

Ampla variedade de cores e estampas

O material chama a atenção por estar disponível em uma ampla cartela de cores e com estampas variadas. Na prática, isso possibilita ousar mais na decoração, além de ser mais fácil encontrar uma alternativa perfeita para seu projeto decorativo.

Antichamas e isolante térmico

Versões de qualidade do papel de parede são antichamas, portanto, mais seguras para se ter no ambiente, evitando a propagação do fogo.

Outra vantagem é que oferecem um leve grau de isolamento térmico, contribuindo para se ter uma temperatura mais agradável no cômodo.

papel de parede tnt

Desvantagens do papel de parede

Mesmo que seja repleto de vantagens, o papel de parede também um ponto negativo que deve ser levado em consideração! Sua retirada normalmente oferece um alto risco de danificar a pintura da parede, deixando partes descascadas.

Além disso, há a possibilidade de resto de cola do material ficar grudado na parede, demandando um cuidado extra na retirada, para evitar resíduos. É por isso que se recomenda que a retirada seja feita por um profissional. Assim, conseguirá reduzir a possibilidade de danos.

Se for utilizar o revestimento, tenha em mente que se quiser tirar o papel da parede terá de contratar um profissional para evitar danos e reparar eventuais problemas na pintura.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário