Paredes internas com tijolinho à vista. Ideias inovadoras para a decoração da sua casa

São atemporais e com uma beleza única. Estamos falando dos tijolinhos à vista, conhecidos também como tijolinhos aparentes.

Atualmente, os tijolinhos à vista podem ser encontrados tanto em construções antigas quanto mais modernas, pois trazem um visual contemporâneo e com muita personalidade. Além disso, eles oferecem aconchego, acolhimento e conforto.

O tijolo aparente pode ser usado sem restrições e em qualquer ambiente da casa. Quer dicas e ideias para inovar em seu lar? Confira nosso texto!

Tipos de junta

Antes de tudo, entenda que os tijolinhos à vista são extremamente vantajosos, pois além de serem incrivelmente bonitos, eles oferecem durabilidade, custo baixo, conforto térmico, isolamento acústico e versatilidade.

tijolinhos à vista

Para apostar em seu lar, é necessário ter em mente a forma com que a argamassa será aplicada, pois é ela que determinará como será o acabamento final – e acredite: isso faz toda a diferença.

Existem três estilos para essa argamassa que fica entre os tijolos:

1– Junta cheia: é o estilo mais usado, onde o preenchimento da argamassa fica no mesmo nível entre os tijolos, gerando um aspecto rústico e envelhecido. Pode até remeter ao estilo de demolição.

2– Junta frisada: é quando o tijolo acaba sobressaindo o rejunte em vários níveis, já que a argamassa não preenche o espaço por completo.

3– Junta seca: é quando parece que não há rejunte algum, mas há sim uma fina camada não aparente, que dá a impressão de que os tijolos foram encaixados um sobre o outro.

Este último estilo é mais elegante, porém exige um gasto maior e uma quantidade maior de tijolos.

tipos de juntas

Como incluir tijolinhos à vista em sua casa?

Os tijolinhos à vista combinam com praticamente qualquer estilo de decoração.

Em decorações clássicas, eles trazem rusticidade, podendo aumentar – se já for uma casa de estilo rústico – o aspecto natural da decoração.

Para projetos modernos e arrojados, as paredes de tijolinhos à vista são excelentes para trazer um clima descontraído e informal.

Existem várias formas de usar os tijolinhos à vista nos projetos de decoração.

Um exemplo é lançar mão de tijolos verdadeiros, novos ou de demolição, e construir ou reformar as paredes com eles. 

Outra opção é, se você mora em uma casa mais antiga, poderá resgatar os tijolos que estão por baixo da pintura e do reboco.

quebrando a parede

É  ainda possível apostar no revestimento com tijolinho à vista, que pode ser o próprio tijolo em pedaços menores, como se fosse somente uma casca.

Há também a alternativa de uso de revestimentos cerâmicos que imitam o material!

Se preferir não ter transtornos com obras, que tal apostar em papel de parede que imita tijolinhos à vista? Você também encontra adesivos, placas de gesso e placas de isopor que simulam os tijolinhos. Bacana, não é?

Parede de tijolo de demolição no quarto do casal

E não se preocupe: eles realmente transmitem realismo as cores e as texturas desse tipo de revestimento. E melhor ainda é a fácil aplicação.

Dicas para tijolinhos à vista

Você pode deixar o tijolinho à vista com aparência natural, usando apenas resina ou verniz sobre ele para proteger a parede de umidade e sujeira.

Claro, você ainda pode pintar com a cor de sua preferência e que siga a ideia do ambiente. O branco, por exemplo, garante um toque sofisticado e bonito aos tijolinhos aparentes.

faixa de tijolinhos à vista pintada de azul parede de tijolinhos em pátina no banheiro

Em geral, as pessoas optam por escolher apenas uma parede do cômodo como aquela que receberá o revestimento de tijolinhos à vista, pois também deve-se tomar o cuidado de não sobrecarregar o espaço com muita informação.

Não pense que a ideia de incluir tijolinhos à vista é exclusiva para interiores: em áreas externas, esse revestimento fica incrível, tanto em fachadas, espaços gourmets e varandas.

Deixamos aqui fotos para você se inspirar!

arco feito com tijolinhos à vista revestimento de tijolinhos em área externa parede de tijolinhos na cor rosa quartinho juvenil com parede de tijolinhos em degradê de azul sala de estar com tijolinhos à vista sala de estar com tijolinhos de demolição tijolinho aparente com cimento queimado tijolinho aparente pintado de branco em sala de estar tijolinhos à vista como destaque tijolos de demolição em sala de jantar papel de parede de tijolinhos papel de parede de tijolinhos à vista

Onde comprar tijolinhos à vista?

Se quiser tijolos de verdade, você pode encontrá-los em lojas de materiais de construção, é claro.

Para revestimentos que imitam os tijolinhos à vista, aposte em lojas virtuais que vendem desde as opções em cerâmica até o papel de parede na textura.

O preço é bem variável, ok? Afinal, tudo depende do tamanho da área que quer cobrir com tais tijolinhos.

Já usa os tijolinhos à vista em sua decoração? Comente conosco suas dicas para ressaltar ainda mais essa incrível tendência.

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário