Pergolado – Como escolher? Como fazer? Dicas de cuidados

Nada mais bonito para decorar o seu quintal e as áreas abertas de sua casa, do que um excelente pergolado. Você pode variar na decoração conjunta, unindo-o com flores, lâmpadas, até criar um ambiente aconchegante. O pergolado é uma excelente definição de requinte com rusticidade, que gera uma sensação única de conforto e elegância.

Quer saber mais sobre ele? Então, acompanhe a leitura!

Pergolado2

Como escolher o pergolado ideal?

Para escolher o modelo ideal de pergolado para a sua casa, é interessante que você considere algumas questões. Através delas, você terá a melhor opção, que fará a beleza do ambiente resplandecer. Veja quais são elas.

  1. Escolha uma boa madeira

Como o pergolado é projetado para ambientes abertos, é fundamental que você escolha uma madeira que resistirá aos eventos climáticos externos, como sol e chuva. Além disso, cuide para que os arremates fiquem bem feitos. Afinal, ninguém quer farpas ou pregos aparentes em seu item de decoração, não é mesmo?

  1. O clima de sua região é importante

Ainda influenciando a questão da escolha, tente definir qual a madeira mais correta para a criação, de acordo com a sua região. Lugares mais secos ou mais úmidos, exigem materiais diferenciados. Outra questão, é a decoração conjunta. Pesquise sobre as flores e trepadeiras que planeja incluir em seu pergolado, para que elas não prejudiquem a estrutura e o design do item.

  1. Analise o local onde irá instalá-lo

Não há limites para a criatividade, quando estamos falando de pergolados. Eles ficam incríveis e bonitos em qualquer ambiente. No entanto, é importante que você analise onde ele será instalado. Por exemplo, caso esteja pensando em colocar um pergolado perto de fogões à lenha, churrasqueiras e fornos, é importante cuidar para que a fumaça não manche a madeira.

  1. Cobertura?

Mesmo que o modelo tradicional de pergolado tenha vãos, nada impede que você aplique uma cobertura nele, para proteger o ambiente de sol ou chuva. No entanto, analise se a madeira escolhida se dará bem com a cobertura e se, quando combinadas, elas ficarão esteticamente bonitas.

  1. Fiação

É muito comum iluminar o pergolado. Inclusive, isso o deixa ainda mais atraente. Portanto, quando estiver desenvolvendo o seu, não se esqueça de deixar os espaços correspondentes à fiação. Senão, depois você terá que refazer o serviço.

Onde comprar pergolado?

Pergolado3

Você consegue encontrar kits de pergolado para comprar diretamente na internet. Mas, caso prefira, vá até as lojas de material de construção. Lá, você pode, inclusive, conversar com profissionais que darão dicas excelentes para a construção e decoração de sua área externa. Outra opção é contratar o serviço de marceneiros que são especialistas na montagem de pergolados.

Como deixar o seu pergolado sempre bonito?

Como dito, para que o seu pergolado fique sempre bonito, é tomar cuidado na hora da instalação. Falamos sobre a fumaça, que pode prejudicar a estética da madeira. Para isso, invista em um exaustor, de modo que a fuligem não chegue até as vigas.

Outra dica fundamental é o verniz. Esse material protege a madeira das intempéries climáticas. Por isso, de vez em quando invista na manutenção do verniz, para evitar que a madeira do pergolado desbote ou perca estrutura.

Como fazer pergolado em casa?

Pergolado

Se você tem disposição para fazer o seu próprio pergolado, não perca tempo. Efetivamente, a estrutura dele é simples de criar, já que são pilares e vigas. No entanto, é preciso ter atenção à alguns detalhes. Veja só:

  1. Escolha o material

Lembre-se do que dissemos sobre a madeira. Escolha a que mais se adequa ao seu clima e confira se ela já passou por tratamento, para evitar a envergadura ou o apodrecimento das vigas.

  1. Tamanho das vigas

As toras verticais devem apresentar o tamanho mínimo de 7,5 cm² e 3 metros de comprimento. Já as horizontais, 15 x 5 centímetros Analise o seu espaço e adeque o tamanho das toras, para o ambiente que deseja criar.

  1. Faça uma boa fundação

Para os pilares, prepare sapatas de concreto. As toras verticais devem ser “plantadas” nessas sapatas, para que fiquem bem fixas. O ideal é 60 centímetros de profundidade.

  1. Fixe as vigas transversais

Una as laterais sobre os pilares fundados. Atente-se para usar pregos que façam uma boa conexão entre elas.

  1. Fixe a cobertura

As vigas de madeira da cobertura devem ficar espaçadas de 20 a 40 cm. Vá montando e fazendo as medições.

Dicas de como usar o pergolado

Aproveite esse novo ambiente de sua casa. Crie um local aconchegante, com sofás e pufes. Invista em uma boa iluminação. Temos certeza que, assim que instalar o seu pergolado, essa será a sua área preferida!

Gostou? Então, confira, também, Decoração de Jardim – Veja como Decorar o Quintal de Sua Casa


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply