Persiana romana – Como escolher? Onde comprar? Dicas de uso

A persiana romana também é conhecida como ” cortina romana”, ela é usada para proteger os ambientes da entrada da luminosidade solar e conferir mais privacidade para residências e escritórios.

Todavia, a peça se destaca pela beleza e capacidade de se adaptar em ambientes com decoração mais rústica. Elas são encontradas em tonalidades mais discretas como o branco, bege e demais cores pastéis, entretanto, é possível achar peças em cores mais alegres.

O que difere a persiana romana dos outros tipos já encontrados no mercado são suas características, ela possui dobradiças grandes e horizontais, o espaçamento entre uma dobra e outra é larga conferindo mais elegância ao produto, pois quando está fechada, ela forma umas listras nos painéis que decoram o ambiente.

O movimento de abrir e fechar pode ser feito de maneira manual ou automático via controle remoto ou até mesmo, dispositivos de automação presentes em projetos modernos de decoração.

Persiana romana

Como escolher a persiana romana?

Elas são indicadas para residências ( salas, quartos e home Office), escritórios , lojas, clínicas e outros ambientes que necessitam aliar a funcionalidade e o bom gosto.

Especialistas em decoração não indicam o seu uso em cozinhas, banheiros, lavanderias e outros ambientes que acumulam muitas sujidades, pois pode haver um desgaste prematuro no tecido.

Para fazer a melhor escolha, é necessário avaliar os seguintes requisitos:

Tipo de tecido

Os mais conhecidos pela maioria das pessoas é o de poliéster, no entanto, é necessário avaliar se ela vai se enquadrar na sua decoração. Ainda existem as opções de blackout, translúcido e filtra sol.

O tecido pode ser liso, geométrico, listrado, clássicos, infantis e com padronagem especial.

Dimensões

A persiana romana comumente é solicitada sob medida em lojas de decoração, no geral, a largura máxima por módulo é de 2,80m, largura mínima 0,60m e altura máxima 4,50m.

No entanto, é possível fazê-las em qualquer outra medida. Elas podem ser usadas em janelas, portas, paredes de vidro e teto.

As empresas que comercializam e instalam as persianas costumam dar de 1 a 2 anos de garantia, é importante ter esse suporte caso haja necessidade de troca.

Além disso, a maioria delas oferece um show room onde é possível avaliar os modelos instalados, dessa forma, fica mais fácil tomar uma decisão com relação ao tecido e cores.

Persiana romana

Onde comprar?

A persiana romana deve ser comprada em lojas especializadas de ” persianas” ou de ” decoração”, pois dificilmente vai encontrar o tamanho padrão ideal no tecido e cor desejado. Geralmente, as medidas do ambiente a ser instalado são tirados e depois, a empresa realiza a instalação.

O custo por m² é de aproximadamente R$ 150,00 a R$ 300,00, mas, pode variar conforme a loja e região do País.

De preferência, escolha um lugar onde é possível visualizar a peça instalada, conheça os detalhes da instalação, prazo de entrega e especialmente, a garantia do produto.

Dicas para valorizar a persiana romana

Persiana romana

O mundo da decoração é mágico, pois permite que um produto tenha diversas finalidades e modos de uso. O objetivo, é sempre valorizar os ambientes e proporcionar um efeito mais elegante.

Além da forma de uso tradicional, a persiana romana pode ser agregada de diversas maneiras , algumas delas são:

Persiana com Cortinas sobrepostas

Elas podem ser usadas sozinhas em janelas e varandas,  mas também, com sobreposição de cortinas, especialmente quando o objetivo é apenas eliminar a claridade dos ambientes quando necessário, pois através do sistema automático isso pode ser controlado pelo usuário.

Essa alternativa é muito usada em residências, pois não interfere na decoração, ela pode ficar escondida atrás da cortina.

Persiana no teto

Para pessoas criativas, o céu é o limite quando o assunto é decoração. Quem disse que as persianas foram feitas somente para janelas e portas de vidro?

Designer criativos usam no teto, sobretudo em varandas, áreas de lazer  e outros ambientes que possuem teto de vidro. Elas quebram a incidência direta do sol e ainda podem ser acionadas somente quando há necessidade.

Use-a para mudar o ambiente

As mais tradicionais são as de cores neutras, mas se você quer agregar cor nos ambientes, aproveite as opções de tecidos e tonalidades das persianas.

Hoje em dia, é possível encontrar uma paleta de cores bastante alegre para mudar o cenário pastel.

A persiana romana tem excelente durabilidade, mas é necessário higienizar de tempos em tempos para evitar o acúmulo de sujidades. Geralmente, as empresas que instalam também oferecem esse serviço.

Outra possibilidade, é chamar uma empresa de limpeza de tapetes, carpetes e sofás, elas também costumam limpar as persianas.

Contratar um especialista para o serviço garante maior vida útil para sua persiana.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply