Siga essas dicas CRUCIAIS para decidir qual é o melhor piso para o seu jardim; evite erros

Veja dicas cruciais para escolher o melhor piso para seu jardim, garantindo um resultado bonito e funcional.

O piso é um detalhe importante do jardim, oferecendo um espaço adequado para transitar pela área verde sem danificar as plantas. Para se ter um piso seguro e decorativo, é essencial saber escolhê-lo.

Não faz ideia de como escolher o piso para jardim? Sem problemas! Separamos dicas cruciais para lhe auxiliar nessa tarefa, reduzindo a possibilidade de erro. Acompanhe!

Dicas para escolher piso para jardim

Siga essas dicas CRUCIAIS para decidir qual é o melhor piso para o seu jardim; evite erros

A escolha do melhor piso para jardim deve ser feita com base em alguns pontos essenciais. A seguir, você confere quais são eles e descobre dicas para acertar na aquisição:

Considere a área em que o piso será instalado

A escolha do melhor piso passa pela consideração da área em que será instalado. Se seu jardim estiver próximo de uma piscina ou área gourmet, é interessante considerar essas características.

Em áreas mais úmidas e molhadas, por exemplo, recomenda-se o uso de um piso antiderrapante, para reduzir a possibilidade de acidentes. Já numa área com fluxo intenso de pessoas, o ideal é que esse piso seja resistente a impactos e peso.

Lembre-se da capacidade de drenagem

O ideal é que o piso tenha uma boa capacidade de drenagem da água, portanto, deve ser permeável. A recomendação geral é que utilize um piso drenante, que retarda a passagem da água para a terra. Dessa forma, evite que fique encharcada.

Esse é um detalhe muito importante, pois a maioria das plantas não se dá bem com o excesso de água. Quando ele ocorre, há um grande risco de apodrecimento das raízes das plantas, bem como de surgimento de pragas e doenças.

jardim com piso de pedras

Escolha um piso com capacidade para suportar peso e atrito

Quanto maior a capacidade do piso de suportar peso e atrito, melhor. Dessa forma, terá uma chance reduzida de danos e baixa manutenção, sem precisar de reparos em curto prazo.

Os pisos de concreto são excelentes exemplos de revestimentos que resistem bem a pesos e atritos. O melhor? Normalmente possuem preços acessíveis, sendo possível montar um piso bonito e adequado sem deixar seu orçamento no vermelho.

jardim com caminho de pedras

Pense na segurança

O piso deve ser seguro, para minimizar o risco de acidentes como quedas, principalmente em dias de chuva. Por isso, dê preferência para um piso antiderrapante, como alternativas em pedras naturais.

retalhos de pedras em jardim

Considere o fator decorativo

Além de ser funcional, o piso também é um elemento decorativo, complementando seu jardim com muito mais charme e beleza. Por isso, também pense nele como um item de decoração.

Considere a cor, se deseja que tenha tons neutros ou que seja colorido, para combinar com seu jardim. Também analise o formato, se quer um com linhas retas e mais clássico ou um com formas arredondadas.

Escolha a cor e o formato que tiver mais a ver com o projeto do jardim, de forma a valorizá-lo e complementá-lo, criando um ambiente muito mais bonito e agradável.

jardim com pedrinhas brancas

Principais tipos de piso para jardim e quintal

Conhecer quais são os principais tipos de piso para jardim e quintal também lhe ajuda na escolha. Abaixo, apresentamos os mais utilizados! Conheça quais são:

Porcelanato para área externa

Trata-se de uma alternativa de porcelanato perfeita para áreas externas, impermeável, antiderrapante e à prova de manchas. O ideal é que escolha um com acabamento mais rústico, pois é o que combina mais com jardins.

piso de porcenalato no jardim

É um piso bonito, mas possui um ponto que precisa ser considerado: seu preço tende a ser maior que o de outros revestimentos. No entanto, o impacto na decoração é maior, resultando numa área bonita e elegante.

Pedra natural

Pode ser feito com pedras como a São Tomé, mineira e Miracema, por exemplo, garantindo um aspecto rústico bonito. Além disso, é uma alternativa antiderrapante e de longa durabilidade.

piso de pedra no jardim

Recomenda-se o uso de pedras no seu estado natural, pois se tiverem tratamentos há o risco de que se tornem escorregadias. Outro ponto importante é a manutenção desse tipo de piso, que tende a ser maior para evitar manchas e sujeiras.

Piso intertravado

Opção feita com peças pré-moldadas de cimento e areia. Caracteriza-se por ter excelente custo-benefício, com preço atrativo, instalação rápida, fácil reposição, longa durabilidade e manutenção descomplicada.

piso intertravado e grama

Na manutenção, dá para desconstruir o piso intertravado, trocando peças facilmente sem precisar quebrar toda a área. Por isso, é a escolha perfeita para quem não abre mão da praticidade.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário