Início » Plantando » VOCÊ SABIA? Estas são as ÚNICAS plantas que você pode ter no banheiro

VOCÊ SABIA? Estas são as ÚNICAS plantas que você pode ter no banheiro

Você sabe quais são as plantas que você pode ter no banheiro? Na realidade, esse ambiente pode ser desafiador, afinal sua temperatura é variável, tem umidade constante e pode ter muita (ou pouca) luz solar.

Esse último detalhe, é claro, depende da direção em que as janelas estão voltadas e a própria quantidade delas.

Felizmente, existem muitas plantas que funcionam em banheiros desde que saiba quais são as melhores para essas condições.

É o que você aprenderá nesse post. Continue lendo para entender quais são as únicas plantas que você pode ter no banheiro e deixe-o ainda mais bonito.

O que levar em conta ao escolher uma planta para o banheiro?

plantas em bancada de banheiro

Tem alguma planta em mente? Calma aí! Primeiro, veja se essa espécie se encaixa nesses “requisitos”:

Por falar no banheiro, aproveite para conferir:
Dicas de organização para esse ambiente

  • Precisa prosperar em alta umidade ou tolerar umidade;
  • Certificar-se que seu banheiro tenha uma janela que receba luz natural;
  • A plantinha deve ficar longe de onde a água bate diretamente (portanto, não as coloque no chão do chuveiro).

Além disso, uma recomendação é optar por floreiras com orifícios de drenagem ou ainda plantas áreas que não precisam de jardineira.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Enfim, para descobrir qual é a melhor planta para o banheiro basta pensar no ambiente nativo dela: escolha plantas que são de locais tropicais.

Para não cometer erros, separamos algumas opções perfeitas!

Jiboia

Vamos começar falando de uma das queridinhas dos lares. A jiboia é uma planta com ampla capacidade de se adaptar ao banheiro, ainda mais quando posicionada próximo à janela.

planta jiboia no banheiro

Embora não seja uma planta que precise necessariamente de umidade extra, ela é uma ótima opção para o banheiro porque tolera níveis de luz mais baixos e regas irregulares, sendo de fácil manutenção.

Você pode também colocá-la em alguma prateleira ou balcão desse cômodo. É uma espécie pendente, portanto fica muito bonita com seus galhos mais longos em queda.

Tillandsia

Entre as plantas que você pode ter no banheiro, destacamos a tillandsia, em especial por ela não precisar de terra ou mistura para vasos para sobreviver.

tillandsias em suporte de parede no banheiro

Ou seja, ela é uma espécie de planta aérea que basta ficar pendurada que sobrevive muito bem. No banheiro, ela absorve a umidade do espaço e fica muito feliz com a luz indireta.

Portanto, se o seu banheiro possui alta umidade, as regas podem nem ser necessárias. Na localização, coloque-a perto de uma grande janela ensolarada que tudo ficará excelente.

Espada-de-São-Jorge

Junto da jiboia, a espada-de-São-Jorge é outra planta extremamente popular nas casas de hoje em dia. E essa em questão também é valiosa para um ambiente como o banheiro.

espada-de-São-Jorge em cachepot no banheiro

Essa espécie tem a fama de afastar as energias negativas, porém, não apenas isso, a espada-de-São-Jorge é uma opção super fácil de cuidar e que você pode ter no banheiro pela adaptação que ela tem a ambientes quentes e úmidos.

Nesse caso, ela tolera umidade, pouca luz, não precisa de muito espaço e ainda não exige regas constantes, pois é um tipo de suculenta – suas folhas grossas armazenam água.

Samambaia-americana

As samambaias (tratando-as no geral) são plantas de grande sucesso no Brasil pela beleza estonteante. E como estamos falando de plantas que você pode ter no banheiro, elas não poderiam ficar de fora!

samambaia em bancada de banheiro

Entre as variedades, destacamos a samambaia-americana, que combina bem com um lugar úmido como o banheiro, onde ela pode ficar pendurada, inclusive dentro do box!

Nos cuidados, só fique de olho para manter o solo sempre úmido e bem drenado para que a água escorra bem. Na iluminação, ela não é exigente: ela prefere luz indireta, de preferência luz solar filtrada.

Orquídeas

As orquídeas são espécies elegantes e que também podem ser cultivadas no banheiro, desde que tenha incidência de luz natural. Elas gostam de área iluminada, mas não luz direta, pois pode queimar suas folhas.

orquídeas penduradas no lado de fora do box do banheiro

Das inúmeras variedades, um exemplo ideal para esse ambiente é a orquídea mariposa, que cresce melhor em espaços úmidos e pode florescer com mais frequência. 

Logo, a luz deve ser indireta brilhante (deixe-a situada perto de uma janela) e regue-a quando o solo estiver seco ao toque.

Bambu da sorte

Procurando uma planta de estética mais minimalista e que ainda se dá bem no banheiro? O bambu da sorte é a alternativa, principalmente quando você reparar em seus caules distintos, que podem ser moldados conforme crescem.

bambu da sorte em banheiro

Por curiosidade, essa planta não é realmente um bambu, mas sim uma planta africana da mesma família dos aspargos.

De toda forma, é uma espécie que você pode ter no banheiro por gostar de sombra e luminosidade indireta – ela tolera pouca luz. Entenda que ao cultivá-la no solo, a frequência de regas deve ser maior, caso for cultivo na água, o processo pode ser feito a cada 2 ou 3 semanas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário