Início » Pets » Por que os gatos ronronam? Veja principais RAZÕES (curiosas e fofas)

Por que os gatos ronronam? Veja principais RAZÕES (curiosas e fofas)

Você já se perguntou por que os gatos ronronam? Provavelmente sabe que esse som relaxante e suave indica contentamento, mas será que é só isso mesmo? Então, se está curioso, explore abaixo algumas das razões por trás do ronronar dos gatos e entenda ainda mais seu melhor amigo. Você vai se surpreender com o que vai descobrir!

Ronronar é uma forma de comunicação

microfone perto de gato

A primeira e mais óbvia razão por que os gatos ronronam é que eles usam esse som como uma forma de comunicação. Desse modo, eles ronronam para se comunicar com outros gatos, com humanos e até com eles mesmos. 

Há a intenção de expressar diferentes emoções e necessidades, como:

  • Quando estão satisfeitos, confortáveis ou recebendo atenção. Eles também ronronam para demonstrar afeto e confiança. 

É o ronronar que você provavelmente já ouviu quando fez um cafuné no seu gato ou quando ele se aninhou no seu colo.

  • Quando estão com fome ou querem alguma coisa. Eles ronronam com uma frequência mais alta e misturam o som com miados para chamar a sua atenção. 

Esse é o ronronar que você provavelmente já ouviu quando o seu gato pede comida ou brincadeira.

  • Quando estão com dor ou desconforto. Eles ronronam com uma frequência mais baixa e de forma mais contínua para se acalmar e se consolar. 

Ronronar é uma forma de cura

gato deitado

Ainda, os gatos podem ronronar como uma forma de cura, ou seja, para estimular a regeneração dos seus tecidos e ossos, para aliviar o estresse e para melhorar a sua saúde. 

Esses animais tão queridos ronronam com uma frequência entre 25 e 150 Hz, que é a mesma frequência usada em terapias de vibração para tratar lesões em humanos. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Dessa maneira, o ronronar tem vários benefícios, como:

  • Cicatrização: acelera o processo de cicatrização de feridas, fraturas e infecções. O ronronar aumenta a produção de colágeno, que é uma proteína essencial para a formação da pele, dos músculos e dos ossos;
  • Relaxamento: reduz o nível de cortisol, que é o hormônio do estresse, e para aumentar o nível de endorfina, sendo o hormônio do prazer. Isso ajuda os gatos a relaxar, a dormir melhor e a lidar com situações adversas;
  • Prevenção: fortalece o seu sistema imunológico, regula a sua pressão arterial e previne doenças cardíacas. O ronronar melhora a circulação sanguínea, a oxigenação dos órgãos e a eliminação de toxinas.

Ronronar é uma forma de benefício mútuo

gato no colo de dona

Por fim, o som do ronronar pode ser uma forma de benefício mútuo. 

Os gatos ronronam para compartilhar os seus efeitos positivos com outros seres, como outros gatos, humanos e até outros animais. De fato, esse som tem um poder de contagiar e de influenciar o humor e o comportamento de quem está por perto. 

Portanto, o animal pode ronronar para: 

  • Criar laços sociais com outros gatos, especialmente com a sua mãe e os seus irmãos, afinal, esse é um dos primeiros sons que os gatos fazem, logo após o nascimento, para se comunicar com a sua família. 
  • Sinalizar amizade e submissão com outros gatos;
  • Estabelecer uma relação de confiança e de respeito com os humanos. O ronronar é uma forma de os gatos mostrarem que gostam da sua companhia e que não representam uma ameaça. 
  • Pedir ou agradecer por algo com os humanos;
  • Transmitir os seus benefícios de cura para outros animais, inclusive para os humanos, aliviando a dor, a ansiedade e a depressão de quem convive com os gatos;
  • Melhorar a qualidade de vida e a longevidade de quem tem contato com os gatos.

Como os gatos ronronam?

gato ganhando carinho de menino

Os cientistas demonstraram que os gatos produzem o ronronar através do sinal intermitente dos músculos da laringe e do diafragma. 

Agora que você sabe por que os gatos ronronam, espero que isso te ajude a entender melhor o seu amigo felino. E lembre-se que cada gato é único, então preste atenção ao comportamento do seu animal para entender corretamente o que ele está tentando comunicar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário