/* */

Prímula – Origem, Significado, Características, Cultivo e Decoração

A primeira rosa: foi assim que a prímula recebeu seu nome na língua inglesa – primrose –, pois esta flor foi um dos primeiros sinais da chegada da primavera.

A planta, hoje em dia, é também conhecida no Brasil como “pão-de-queijo”, enquanto que em certas partes do oeste da Inglaterra, a flor receba o nome de “rosa-manteiga”.

Frágil e pequena, a prímula é uma opção linda para a decoração, pois se harmoniza com o ambiente. Conheça mais!

[VEJA TAMBÉM: FLOR DE LOTUS]

Origem e significado da flor prímula

prímulas em vasos

 

A prímula é nativa da Ásia, em especial da China. Existem relatos do aparecimento da planta na América do Norte que foram logo enviadas para a Europa através dos colonizadores ingleses.

De todo modo, as prímulas foram disseminadas por todo o mundo por causa de sua beleza e cores vivas. Além disso, tais flores se adaptam perfeitamente aos climas subtropical, tropical e temperado. Por esse motivo, você encontra a prímula com facilidade no Brasil!

[VEJA TAMBÉM: AZALEIA]

O significado da prímula, na língua das flores, se relacionada com a juventude, equilíbrio, objetividade, felicidade e apoio.

Nesse caso, a prímula está geralmente associada com a amizade e lealdade, que simboliza um forte vínculo entre duas pessoas.

Características da prímula

O que mais chama atenção na prímula é o seu porte diminuto – não ultrapassa mais do que 30 centímetros.prímulas coloridas

Embora seu tamanho seja bem diferente de outras plantas, a prímula possui cores diversas e bastante vivas que fazem com que a flor crie um ar mais romântico e aconchegante nas decorações.

Algumas das variedades coloridas mais populares da flor são:

  • Prímula rosa;
  • Prímula laranja;
  • Prímula azul;
  • Prímula vermelha;
  • Prímula roxa;
  • Prímula branca.

A planta da prímula é perene e tem floração anual.

Por ser pequena, a prímula não possui caule – sua ramificação acontece por meio de pecíolos, com cerca de seis a oito flores.

[VEJA TAMBÉM: FLOR DE LIS]

Suas folhas são verde-escuras, com bordas dentadas e arredondadas, trazendo a ideia de uma formação parecida com um coração gráfico (cordiformes).prímula laranja

Vale comentar que os tricomas (os chamados “pelos” da planta) mantêm a umidade de planta, mas também são responsáveis pela produção de uma substância tóxica que pode ser perigosa para pessoas sensíveis.

Reações alérgicas podem ser provocadas, por isso é importante que a prímula não fique próxima de crianças ou animais domésticos.

Cultivo de prímula e decoração

As prímulas são perfeitas tanto em composições isoladas ou em conjunto com outras plantas, especialmente quando o verde predomina.

Você pode incluir essa planta em vasos, floreiras e renques: o colorido das prímulas dá um ar totalmente diferente a sua decoração!

prímulas de variadas cores

[VEJA TAMBÉM: FLOR DO DESERTO]

Em ambientes internos, a prímula dura muito bem – mas deixe ela longe do ar-condicionado, está bem?

De preferência, instale a planta em vasos e coloque-os próximos a janelas para contribuir para uma maior exuberância das flores.

Como a prímula floresce geralmente no final do inverno, é importante que você a cultive em locais onde há meia-sombra ou que forneça luz solar indireta.

Ou seja, a prímula não é uma planta que tolera estiagem, geada ou condições com excesso de água.

O solo em que a planta for estabelecida deve ser mantido úmido e com uma quantidade apropriada de matéria orgânica. O adubo frequente também é fundamental para sua sobrevivência.

Uma recomendação bacana é o uso de fertilizante líquido, misturado à água das regas, durante o período de florescimento: a cada duas ou três semanas, faça essa aplicação.

prímulas brancas

[VEJA TAMBÉM: PEÔNIA]

Gostou da prímula? Ela é uma planta muito bonita e pode ser aquele destaque que você tanto precisa na sua decoração!

Escolha a cor que mais combina com seu lar e com sua personalidade ou mesmo faça um mix de suas variações!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply