Início » Organizando » Esses detalhes vão te GUIAR na escolha do seu purificador de água; não cometa erros

Esses detalhes vão te GUIAR na escolha do seu purificador de água; não cometa erros

Ter uma água de qualidade e livre de impurezas é essencial em todos os lares. A água ideal para beber precisa ser inodora, incolor e insípida. Com o intuito de garantir essa qualidade, muitas pessoas apostam em um purificador de água.

Com tantas opções no mercado, é comum que as pessoas tenham dúvida em qual escolher. Se você quer comprar um purificador de água mas ainda não sabe qual escolher, esse artigo vai tirar suas dúvidas e te ajudar a não cometer erros na sua escolha, garantindo sua saúde e de toda a sua família. 

Esses detalhes vão te GUIAR na escolha do seu purificador de água; não cometa erros

Diferença entre filtro e purificador

Antes de falar sobre o purificador de água, vamos conhecer a diferença entre filtro e purificador. Na hora de comprar o aparelho para limpar sua água, algumas pessoas podem se deparar com duas opções: filtro e purificador. Por isso, é preciso entender as diferenças entre eles para não comprar o produto inadequado para sua casa.

Filtro: os filtros são produtos mais simples com um elemento de filtração, chamado de vela central, que barra as impurezas na água, porém não agem sobre microrganismos presentes e não reduzem o índice de cloro. Os filtros não utilizam energia elétrica e possuem um preço mais acessível. Podem ser encontrados versões de barro ou de plástico e inox. 

Purificador: Os purificadores são produtos mais completos, atuando de forma mais eficiente na limpeza da água. Eles podem matar e eliminar as bactérias, eliminar sais, e ainda evitam odores e sabor de cloro na água. Seus modelos são aqueles de instalar na parede ou na bancada da pia e usam a pressão da rede hidráulica da casa para funcionar.

5 dicas para escolher o purificador ideal

Verifique o espaço disponível

Uma dica básica mas muito importante é verificar onde o purificador será instalado.  Existem purificadores de parede e de mesa. Se for de parede, eles costumam ser instalados em cima da bancada da pia, sempre próximos à torneira ou encanamento. Nesse caso, é preciso verificar a pressão da água no local, pois se ela não for o suficiente, o purificador não funcionará e será necessário instalar um pressurizador.

Se for um aparelho portátil e de mesa, seu abastecimento de água pode ser realizado de forma manual, podendo ficar em qualquer lugar.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Verifique os critérios de qualidade

Segundo o INMETRO, o purificador ideal deve seguir três critérios de qualidade: retenção de partículas sólidas (função de eliminar o limo, barro e ferrugem da tubulação), eficiência bacteriológica (indica se o purificador é eficiente na eliminação das bactérias presentes na água) e redução de cloro (indicando se o purificador de água é eficiente na função de eliminar o cloro da água, removendo no mínimo 75% do cloro da água). Por isso, verifique se sua opção de compra atende a essas qualidades.

Escolha o refil correto

O purificador é composto de pequenos acessórios e o refil é, sem dúvidas, o mais importante deles. O refil será responsável pela filtragem da água e possui uma vida útil que pode variar de um aparelho para outro, que pode ser de 6 meses. 

Por isso, é muito importante que você verifique não só o preço, mas também a durabilidade do refil, garantindo uma uma aquisição útil e sustentável.

Pense em refrigeração 

Alguns purificadores vão além da opção de apenas limpar a água, trazendo a opção de refrigeração, dispensando a necessidade da geladeira. Esse tipo de aparelho costuma ser mais caro, mas possui a vantagem de ser mais prático, pois a água sai gelada direto do purificador. A desvantagem é que esses aparelhos costumam ser mais caros do que purificadores comuns e podem ter um gasto maior de energia. 

Durabilidade

Ninguém gosta de comprar produtos para casa que estraguem rápido certo? Por isso, é interessante verificar a durabilidade e o acabamento do purificador. 

Purificadores com controles giratórios costumam ser uma melhor alternativa a longo prazo, já que tendem a ser mais duráveis do que purificadores de botões comuns, que costumam estragar com mais facilidade. 

Com essas dicas você já sabe o que levar em conta na hora de escolher seu purificador de água, escolhendo aquele que mais te atende dentro das diversas opções de mercado. Continue acompanhando a página para mais informações sobre bem-estar e conforto para o seu lar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário