Início » Infantil » Qual o melhor berço para seu filho?

Qual o melhor berço para seu filho?

O berço é uma das peças fundamentais quando pensamos em ter um filho. E ele deve ser o mais confortável possível para que o bebê tenha boas noites de sono e os pais fiquem tranquilos. É importante que o bebê durma desde pequeno no seu próprio berço, e não na cama com os pais. Se for melhor, coloque o berço dentro do seu próprio quarto para ficar sempre por perto.

O chamado berço nacional tem dimensões de 1,30m de comprimento por 60cm de largura. Já o berço americano é um pouco maior, tem o mesmo comprimento mas tem 70cm de largura. Essas medidas são da parte inferior do berço e devem ser levadas em conta apenas na hora de comprar um colchão, que deve ser de espuma e ter densidade 18. Ao pensar na disposição dos móveis, deve-se usar uma medida um pouco maior como referência. Se no seu espaço nenhuma dessas medidas pode ser aproveitada, outra alternativa é fazer o berço sob medida.

berço de bebê

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ainda não avalia a qualidade dos berços, então o mais recomendável na hora da compra é checar se existe algum telefone ou endereço do fabricante em caso de algum problema. Apesar disso, é preciso ter bom senso na hora de escolher as medidas para que o bebê não se machuque. A grade lateral deve ter no máximo 6,5cm de espaçamento para não caber a cabeça do bebê; entre o estrado e as laterais a distância não deve ultrapassar 2,5cm para que o bebê não consiga prender mãos ou pés; e a altura mínima da grade é de 60cm para que não haja a possibilidade do bebê ficar de pé e cair. Além disso, não deixe brinquedos ou bichos de pelúcia ao redor do bebê pois ele pode se sufocar.

Outro item que deve ser levado em conta é o fato de que alguns berços possuem rodinhas, então é importante verificar se elas possuem travas para que não haja a possibilidade de nenhum acidente. Fique atento, também, a questão do refluxo, um problema com o qual alguns bebês nascem. Para evitar qualquer problema, opte por um berço com sistema antirrefluxo, que funciona elevando os pés da cabeceira em 30°.

berço de bebê

Outra dica para cuidar da segurança do bebê é o kit berço, que evita que ele se machuque nas laterais. É composto por uma cabeceira, duas laterais, uma peseira, um edredom e um trocador. Como itens opcionais, pode-se escolher também a saia de berço, o mosquiteiro e o jogo de lençol. Apesar disso, o mosquiteiro não é muito recomendado por médicos, pois pode acumular poeira gerando alergias, ou o bebê pode conseguir puxar e se enrolar nele. Ao invés disso, opte por uma tela na janela para proteger contra os mosquitos. Também é legal posicionar a cama do bebê fora do espaço de circulação de ar que entra pela janela e pela porta.

Seguindo essas dicas, agora é só aguardar a chegada do novo membro! Só não esqueça de decorar o quarto de modo que ela possa ser aproveitada quando o bebê crescer, pois essa fase passa muito rápido.

Comente