Decoração de Quarto de Bebê Masculino – Dicas Para as Mamães e Pais

Decorar o quarto de bebêé uma das tarefas mais divertidas durante a gravidez, afinal nada melhor do que imaginá-lo dentro do ambiente que está montado, não é mesmo? A decoração de um quarto de bebê masculino não é muito difícil, já que o primeiro passo a ser dado é a garantia dos móveis essenciais: a cômoda, o berço e a poltrona.

Mas o planejamento da decoração de quarto de bebê masculino pode ir muito além: detalhar o papel de parede, o jogo de quarto, as cores, os detalhes decorativos, enfim tudo que faz daquele espaço que será exclusivo da criança requer cuidado, atenção e criatividade dos pais!

Como escolher os móveis:

quarto bebe masculino

A decoração do quarto de seu futuro filho é composta por passos importantes para que tudo fique perfeitamente ajeitado quando a gestação terminar e ele estiver em seus braços.

Nesse caso, o que você precisa ter em mente na decoração do quarto do bebê é:

  • Definir o tema e as cores da decoração,
  • Escolher e organizar os móveis,
  • Pensar em quais acessórios serão utilizados no quarto de bebê,
  • Escolher o enxoval,
  • Montar o quarto conforme as inspirações dos pais.

O espaço no quarto do seu filho deve ser prático e funcional e a escolha dos móveis corretos é fundamental para que isso aconteça.

Uma sugestão maravilhosa é usar os móveis multiuso, isto é, aqueles que possuem mais de uma função, por exemplo um berço que é mini cama – ela vai possuir gavetas abaixo do berço – ou também um trocador que tem cômoda de gavetas acoplada. Curiosamente, esse tipo de cômoda pode até substituir um guarda-roupa.

Esses tipos de móveis irão ocupar menos espaços, dando praticidade ao ambiente e maior funcionalidade para os pais. A decoração de quarto de bebê masculino deve prezar pelo conforto dos pais (e não somente da criança), sempre lembrando da segurança dos móveis e dos objetos que serão parte do foco decorativo.

Escolher o Móveis do Quarto de Menino

quarto de bebe menino

Veja como escolher os móveis para o quarto de bebê masculino de acordo com algumas dicas importantes:

  • A altura do trocador deve ser adequada para não interferir na saúde da coluna dos pais,
  • A poltrona de amamentação deve ser confortável e promover a sustentação necessária para a mãe, ou seja, auxilia a manter a postura na hora de amamentar,
  • Pode-se contar com uma cama babá, que nada mais é que uma cama auxiliar para os pais que possuem uma babá ou se algum dos pais precisa passar uma noite na companhia do filho,
  • Adquira um modelo de berço que possa virar uma mini cama futuramente, pois assim o bebê poderá usar esse móvel por muito mais tempo sem precisar investir novamente,
  • Se possível (se o quarto permitir), coloque uma estante para que os brinquedos e livros fiquem ao alcance das mãos do pequeno.

Para posicionar os móveis de maneira apropriada, é imprescindível colocar em primeiro lugar a segurança da criança. Por isso, a disposição dos móveis se inicia pela cama do bebê. Confira as principais orientações:

  • A cama (berço) deverá ficar fora do espaço de circulação de ar que entra por qualquer janela e porta,
  • A cômoda, guarda-roupa e trocador são mais indicados em ser instalados nas proximidades do berço de modo a se evitar muitos deslocamentos para trocar o bebê,
  • A poltrona de amamentação pode ficar próxima ao berço, se houver espaço. Caso não for possível, coloque-a próxima à janela.

Organize os espaços para que haja harmonização entre a disposição dos móveis, das cores e da decoração.

Decoração de quarto de bebê masculino

quarto parap bebe menino

A decoração de um quarto para bebê do sexo masculino pode ir muito além dos tons de azul. Embora essa cor seja a primeira opção para quem descobre que irá ter um menino, é possível inovar e fazer uso do azul somente em alguns detalhes, apostando na criatividade e em outras cores.

Muitas opções bem bacanas podem ser encontradas e que ainda ficam modernas para a decoração de quarto de bebê masculino:

  • Use cores neutras, tais como o cinza e o branco, e detalhe o quarto com desenhos geométricos,
  • Mais cor? Que tal o amarelo – esse tom é ousado e faz muita diferença quando apostado em acessórios e objetos de decoração para quarto de menino.

Ainda, outras cores que são curiosas são o verde e o laranja. O verde pode combinar muito bem com branco e bege. Se todo o restante do quarto for neutro, reaproveite o berço pintando-o de laranja, por exemplo, para dar aquele destaque único ao ambiente.

  • Temáticas também podem ser escolhidas ao invés de uma cor sólida. As mais comuns para o sexo masculino são de príncipe, ursinhos e de marinheiro. Atualmente, alternativas de temas voltadas para fazendinhas e florestas, assim como animais e circo também se popularizaram.

Caso o tema for demasiado colorido, preze por móveis com neutralidade (de preferência branco).

  • Nichos também são auxiliares da decoração de quarto de bebê masculino, especialmente na organização e na beleza do ambiente.

Da mesma forma acontece com as prateleiras. Esses espaços podem ser usados para guardar brinquedos e alguns outros mimos para dar aquele charme ao quarto – o que se deve tomar cuidado é com os exageros: itens em demasia podem resultar em bagunça!

A criatividade dos pais não tem limites. Use ela para tornar o quarto de seu futuro bebê o mais confortável, funcional e satisfatório possível pensando já para alguns anos adiante (não esqueça que o seu bebê irá crescer, e bem rápido!).

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário