Ideias GENIAIS (e simples) para organizar e decorar o quarto das crianças

Confira ideias e dicas para organizar e decorar o quarto das crianças, deixando o ambiente bonito e funcional!

Crianças adoram brincar e nesse processo acabam deixando o próprio quarto desorganizado. Isso compromete o uso do espaço, bem como prejudica a decoração e dificulta que encontre qualquer item.

Quer evitar esse tipo de problema? Então, confira as dicas que separamos para organizar e decorar quarto das crianças, garantindo um resultado encantador e muito mais praticidade ao ambiente!

1. Defina espaços para cada atividade

Ideias GENIAIS (e simples) para organizar e decorar o quarto das crianças

Muitas vezes, o quarto infantil é utilizado para mais de uma atividade, não somente para descanso. Se for esse o caso, é importante definir espaços para cada atividade, o que ajudará a evitar bagunça por toda a área.

Separe o local de descanso (onde está a cama), da área de estudos (onde fica a escrivaninha), do espaço de brincar (onde estão os brinquedos dos pequenos).

Não é preciso usar divisórias físicas, dá para separar a área visualmente, mantendo itens de brincar de um lado, de estudar de outro e de descansar em um outro canto. Dessa forma, as chances de desordem são menores.

2. Use organizadores

organizadores para quarto infantil

Os organizadores são poderosos aliados na organização do quarto infantil, contribuindo para se ter um ambiente funcional e melhor decorado sem gastar muito.

As caixas organizadoras são excelentes investimentos para se ter no quarto das crianças, ajudando a guardar itens e brinquedos pequenos. Na hora escolher as caixas, dê preferência para as transparentes, pois possibilitam identificar rapidamente seu conteúdo. Portanto, não passará horas tentando encontrar algo.

Além das caixas organizadoras transparentes, outra dica é investir em sacos para guardar roupas sujas, separando-as de peças limpas. Também dá para garantir sacos para brinquedos, mantendo neles itens que são utilizados com maior frequência pela criança.

No caso específico dos sacos para guardar roupa e brinquedo, dá para escolher versões criativas e divertidas, como os que trazem estampas geométricas ou de animais. Os sacos ajudarão a complementar a decoração, dando-lhe um charme extra.

3. Invista em armários de canto

quarto infantil com armário de canto

Os cantos do quarto costumam ser desprezados na decoração do quarto infantil. Isto é um problema, pois gera um desperdício de espaço. Para aproveitá-los e ter mais área para organização, instale armários de canto no quarto das crianças.

Há diferentes modelos de armários de canto e para acertar a dica é escolher aquele que tenha a ver com o estilo decorativo do quarto. Em caso de dúvida, opte por armários neutros, como os com design simples e minimalista, bem como com cores atemporais.

4. Use móveis multifuncionais

decoracao-de-quarto-infantil-42

Os móveis multifuncionais são excelentes investimentos para o quarto infantil. Não é para menos, afinal, oferecem um espaço extra para organização de itens e ajudam a otimizar a área.

E o que são móveis multifuncionais? São aqueles que possuem mais de uma função. É o caso da cama com gaveta na parte inferior do móvel, no espaço dedicado ao box. Outro exemplo é o banco ou pufe com baú.

Esses móveis evitam a compra de outros extras, como armários, disponibilizando mais espaço para organização de objetos e brinquedos. Portanto, valem muito a pena a aquisição, seja em curto ou longo prazo.

5. Instale prateleiras

prateleiras em quarto infantil

As prateleiras são móveis acessórios que fazem a diferença na organização do quarto infantil. Elas aproveitam o espaço vertical, possibilitando uma otimização da área disponível.

Além disso, disponibilizam espaço extra para a organização, podendo colocar brinquedos no móvel e deixá-los como parte da decoração. O melhor? As prateleiras têm preços acessíveis, portanto, dá para investir nessa ideia sem gastar uma fortuna na decoração do quarto infantil.

É possível, por exemplo, instalar prateleiras grandes que ocupam toda a parede. Outra opção é fazer uma composição com prateleiras em diferentes tamanhos, garantindo um resultado original e criativo.

Quarto infantil

Se quiser que a criança tenha autonomia para alcançar e guardar esses brinquedos, instale as prateleiras em uma altura agradável a ela, sem que precise de pendurar em algo para utilizar o móvel. Assim, reduz-se a chance de acidentes.

6. Estimule a organização como hábito

quarto infantil com rosa

Dá para evitar bagunças no quarto infantil se estimular a organização como um hábito no dia a dia da criança. Para isso, incentive que organize o ambiente após brincar, colocando cada um dos itens em seu devido lugar.

quarto infantil neutro

Não caia na tentação de deixar para você ou outro adulto fazer essa arrumação depois. Estimular a organização como hábito faz com que a criança tenha mais autonomia no dia a dia e reconheça a importância de tarefas diárias do lar.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário