Início » Decorando » Ração para Cães Idosos – Quando Começar a Dar e Quais os Melhores Tipos

Ração para Cães Idosos – Quando Começar a Dar e Quais os Melhores Tipos

A ração para cães idosos é diferente daquela fornecida para os filhotes e jovens, pois em idade avançada, os cachorros precisam de nutrientes específicos para que o organismo funcione bem.

A mudança na dieta sempre deve ter aconselhamento de um veterinário, pois sabe-se que uma alimentação balanceada pode aumentar a expectativa de vida dos cães.

Quando começar a dar ração sênior?

cachorro idoso comendo ração

A terceira idade não chega para todos os cães da mesma forma que os seres humanos, pois eles são considerados idosos com base no seu porte.

Ou seja, cães de maior porte chegam na terceira idade mais cedo do que um cão de menor porte.

Todavia, falando de uma maneira genérica, à partir dos 7 anos de idade os cães já podem ser considerados idosos. Portanto, para saber a hora certa de começar a dar uma ração específica para ele, é ideal fazer uma consulta no veterinário, pois ele vai avaliar as questões do saúde do pet.

Tem algumas raças de porte pequeno que só começam com a dieta da terceira idade somente com 12 anos de idade, ou seja, essa questão é bastante relativa, por isso, vale a investigação com um profissional.

Qual é a melhor ração para cães idosos?

Um detalhe importante que os tutores devem ficar de olho não é só na questão da idade do cão na hora de oferecer um alimento, pois assim como os seres humanos, eles também podem ter problemas de saúde que podem interferir fortemente na dieta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Por isso, além de prover uma alimentação específica para a idade, é fundamental se atentar as restrições relacionadas a outros aspectos de saúde.

Por exemplo: Cães com diabetes, problemas renais, câncer e outros.

Nesse caso, o especialista vai indicar uma dieta específica para esses cães.

Os cachorros que estão na terceira idade precisam consumir nutrientes que ajudam a fortalecer as articulações, pois  a maioria deles desenvolvem artrite e artrose que os impede de se deslocar com facilidade.

No mercado, existem muitas marcas que vendem ração para cães idosos, geralmente as embalagens trazem escrito as recomendações que na maioria são:  Indicação de raça e idade.

No entanto, é preciso entender que os cães não tem uma saúde igual, por isso, a melhor forma de definir a dieta do seu melhor amigo é buscando ajuda de um profissional, pois ele vai levar em conta não só o porte, idade e raça, mas também, a sua condição de saúde.

Como identificar se o cão se tornou idoso?

Eles ficam mais cansados,  grisalhos na região do focinho e ao redor dos olhos, desanimados e muitas vezes não tem energia para brincar ou passear. Os cães também podem sofrer com depressão e doenças crônicas que diminuem sua qualidade de vida.

As doenças mais comuns que acometem os cães são: Obesidade, hipotireoidismo, artrite e câncer.

Outro problema bastante recorrente na terceira de idade de um cão, é sua capacidade de mastigação, pois ele pode ser acometido por doenças periodontais, já que seus dentes não são escovados com tanta frequência.

Uma forma de melhorar a qualidade de vida do seu pet é cuidando dele de uma forma dedicada em alguns quesitos que são:

  • Alimentação – Fornecer os nutrientes que ele precisa para enfrentar essa fase e controlar as doenças crônicas;
  • Mobilidade – Como nessa fase eles não conseguem se mover tanto, é fundamental adaptar as atividades com essa nova realidade;
  • Deixar ele repousar mais – A família deve compreender essa nova condição do cãozinho, afinal, ele não tem mais a mesma disposição;
  • Não deixá-lo exposto a mudanças bruscas de temperatura, pois ele pode ficar doente com mais facilidade. Portanto, evite correntes de ar e sol em excesso;
  • Aumentar as visitas ao veterinário, nessa fase da vida, os cães precisam ser avaliados com mais regularidade pelo profissional;
  • Muita paciência e dedicação – É o que eles vão precisar durante essa fase, especialmente se possuem uma condição frágil de saúde.

Os cães devem receber cuidados especiais em todas as etapas da vida, embora os sinais mostram que ele está na terceira idade, a melhor maneira de comprovar isso é procurando um veterinário.

Jamais medique seu cão ou forneça alimentos aleatórios, pois essa ação pode prejudicar a saúde do pet.

Observações

Vale lembrar que para comprar a ração para seu cachorro idoso você deve considerar alguns fatores.

Saúde bucal

Saber como andam os entes de seu cão, se ele ainda consegue mastigar alimentos um pouco mais duros.

Tipo do alimento

Sempre fique atento no tipo da ração que esta dando para o animal. Consulte um veterinário caso o seu cão tenha problemas com determinados componentes que estão no alimento. Se um cão sofre com algum problema nos rins, por exemplo, o alimento com menos sódio deve ser considerado na hora da escolha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário