Recém-casados e um grande desafio: cuidar da casa nova

Casar é bacana, ter a própria casa é melhor ainda… Mas quem foi que disse que é fácil construir – e cuidar – de um novo “império” assim, de cara? Só quem ainda não viveu o desafio não sabe o quanto é importante (e difícil!) cuidar da casa nova quando se é recém casado. Afinal, é depois de perambular na procura pelas igrejas e pelos vestidos de noiva e subir no altar que o casamento realmente começa.

A primeira coisa que o casal deve fazer na hora de mudar para a casa nova é estabelecer as novas regras do lar. Na casa nova é que vai se formar uma família, então não tem problema em se desprender dos antigos hábitos e tentar recomeçar tudo, em novos moldes. Quem limpa o que, quem arruma a cama que dia, quem vai varrer a casa ou colocar roupa pra lavar… Tudo isso deve ser combinado, visto e revisto – mesmo porque aprendemos desde criancinha que o combinado não sai caro. Então se existe um ótimo momento para rever antigos hábitos de vida, o momento é na hora que o novo casal está indo para a nova casa.

casal

Assim como os detalhes fazem toda a diferença em uma casa, também no casamento são eles é que vão ditar a vida a dois. Enquanto casal morando junto é preciso rever, também, alguns gastos que antes não existiam. Ninguém mais pode demorar horas no banho ou gastar muito gás ou material de limpeza, já que isso vai fazer total diferença no orçamento doméstico da dupla, e não apenas no bolso de um ou de outro. Além das despesas fixas, como aluguel, IPTU, água e luz, o casal deve colocar na ponta do lápis tudo o que é ou não necessário em um primeiro momento e trabalhar dentro dessa meta.

casal em casa

Dá pra ser feliz casado e numa casa nova, claro. Mas, como dissemos no início do texto, manter as coisas em ordem é um baita desafio. Para passar por ele sem ser lesado a dica é simples: respeite o espaço e as vontades do outro, e mantenha o diálogo sempre em dia. A casa nova pode ser tanto o céu quanto um pesadelo para o novo casal; a escolha entre as duas opções depende unicamente deles.

Deixe seu comentário