Início » Decoração » As regras de cores na decoração de sua casa; uma lista que te deixará espantado

As regras de cores na decoração de sua casa; uma lista que te deixará espantado

Não sabe como combinar cores na decoração de seu lar? Então, confira aqui regras de cores usadas por profissionais!

Poucos sabem, mas existem regras de cores que podem lhe ajudar na decoração da casa. São técnicas utilizadas por profissionais e que auxiliam a conquistar um resultado bonito.

E quais são essas regras de cores na decoração? A seguir, listamos as principais! Confira e aproveite para adotá-la ao decorar seu lar, garantindo ambientes charmosos e visualmente agradáveis.

Principais regras de cores na decoração

As regras de cores na decoração de sua casa; uma lista que te deixará espantado

No design de interiores e decoração, acertar no uso das cores é uma tarefa muito difícil, pois existem várias tonalidades e elas proporcionam combinações diferentes.

Porém, dá para simplificar esse trabalho com cores se utilizá-las nas proporções corretas e nos locais certos. A partir dessa ideia surgiram regras de uso de cores na decoração, para facilitá-la. A seguir, listamos algumas das principais:

1. Regra 30-60-10

Uma das regras de cores mais utilizadas é a 30-60-10, com a finalidade de ter um equilíbrio na paleta de cores do ambiente. Mas como essa regra funciona na prática?

regras de cores na decoração

Suponha que queira decorar sua sala e já tenha em mente três cores. Neste caso, os números 30, 60 e 10 representam porcentagens de aplicação dessas tonalidades.

Escolha uma cor que será predominante na decoração, ocupando 60% do espaço. Para isso, recomenda-se utilizá-la na pintura da parede e no revestimento do piso, por exemplo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

De maneira geral, a cor dominante costuma ser neutra ou de tom moderado, como o branco ou bege, respectivamente. Já a cor secundária é mais vibrante e ocupará 30% do espaço, como em móveis e acessórios de decoração.

quarto em tons claros

Já os 10% restantes são destinados para a cor que ficará em destaque no cômodo. Por exemplo, se quiser colocar almofadas pretas na sala ou quarto, criando um contraste bonito e interessante na decoração.

2. Cores quentes x cores frias

As cores quentes e as frias passam uma sensação específica. As quentes, por exemplo, são vibrantes e alegres. Já as frias trazem calma e sensação de paz.

E quais são as cores quentes e frias? Na lista das tonalidades quentes há alternativas como o amarelo, laranja e vermelho. Na das cores frias estão tons como o azul, verde, roxo e cinza.

banheiro em cores frias

Essa regra de uso de cores na decoração diz que as tonalidades do ambiente influenciarão nas suas energias. Por isso, é muito importante saber onde usá-las.

cores frias na decoração

As cores quentes, por exemplo, são indicadas para locais de descanso e entretenimento, como a sala. Elas passam sensação de acolhimento e otimismo, por isso são perfeitas para esses ambientes. As tonalidades frias, por sua vez, são ótimas para quartos e home office.

3. Esquema de cores complementares

A regra do esquema de cores complementares é muito utilizada pelos designs de interiores por ser simples, envolvendo somente dois tons.

De maneira geral, as combinações mais comuns nessa regra são as de azul e laranja, verde e vermelho, amarelo e roxo, pois são cores complementares no círculo cromático.

cores complementares na decoração roxo, azul e branco em quarto

Combinar essas tonalidades ajuda a criar um contraste forte, trazendo energia para os ambientes. No entanto, tenha o cuidado de usar essas cores em pouca quantidade, para não sobrecarregar visualmente o espaço.

4. Esquema de cores análogas

Assim como a regra anterior, esta também utiliza o círculo cromático. Neste caso, você escolhe uma cor do círculo, a que aparecerá de forma predominante na decoração.

Por exemplo, suponha que escolha o rosa. Trabalhando com o esquema de cores análogas, basta utilizar as tonalidades que estão ao lado do rosa no círculo cromático, que são o vermelho e o roxo.

cores análogas na decoração

Assim, você usa três tonalidades que têm o mesmo matiz, de modo a garantir uma maior harmonia visual na decoração. É a dica perfeita para quem gosta de decorações coloridas, mas não sabe ao certo como trabalhar com cores.

5. Regra dos contrastes

Esta regra é uma das mais fáceis de serem replicadas na decoração, pois trabalha somente com duas tonalidades, uma neutra clara e outra vibrante ou escura. É o caso dos combos branco e vermelho, cinza claro e preto.

contrastes na decoração cinza e preto na decoração

Para seguir esta regra, basta escolher uma cor clara predominante no ambiente. Então, utilize uma tonalidade vibrante ou escura para dar pinceladas de cor na decoração. Dá para utilizá-la, por exemplo, em móveis e acessórios como tapetes, cortinas e objetos decorativos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário