Salas decoradas – Quais os tipos?

Uma sala decorada é o sonho de todas as famílias, pois se tornará um dos cômodos mais importantes do lar: tanto para relaxar quanto para receber vários familiares e amigos. Essa área precisa ser tratada com cuidado quando for pensar na escolha de móveis e objetos decorativos, pois existem certos fatores a serem atingidos:

  • Beleza;
  • Estilo;
  • Funcionalidade.

Em apartamentos, por exemplo, a sala acabou se tornando menor. Com um ambiente mais compacto, há maior preocupação em como posicionar a informação visual sem ser em demasia.

Já em salas com espaços consideráveis, a decoração deve ser cuidadosamente feita para não passar a ideia de vazio ou que a sala decorada está fora das proporções. Independente de qual maneira sejam as salas decoradas, é sempre importante prestar atenção na arquitetura e design existente, seja em casa ou na casa de veraneio, por exemplo.

Como decidir a decoração da sala?

Uma das maiores dúvidas é escolher qual vai ser a base de decoração da sua sala, pois existem diversos tipos de sala, com os mais variados estilos. É importante que o ambiente combine com a personalidade de quem lá conviverá, de modo a poder usufruir do espaço de uma forma completa! Como por exemplo, uma mesa colorida na sala de jantar, talvez não combine com o aspecto mais sóbrio existente, tudo vai variar de acordo com a arquitetura e design já pré existente.

Veja alguns exemplos de estilos mais comuns para salas e descubra qual deles combina mais com seu próprio gosto:

  • Salas neutras: A opção de sala neutra é uma das mais populares para as famílias que procuram renovar sempre o cômodo, pois como a base tem neutralidade, como móveis em tons claros, o investimento e troca de outros itens de decoração renovam automaticamente o ambiente;

sala neutra

  • Salas coloridas: Se a sua personalidade condiz com alegria e vibração, as salas com tons diferenciados são as melhores, podendo desde ser um destaque de uma parede até um móvel distinto dos demais.

Salas decoradas - Quais os tipos?

É claro que para que a sala decorada fique sem poluição visual e com a ideia de pesado, é necessário harmonizar as cores. Caso a sua sala seja pequena ou de “pobre” como muitos dizem, é importante ficar atento a decoração.

  • Salas modernas: O estilo de modernidade em uma sala de estar está associado com móveis de alta qualidade e que garantem um conforto inquestionável.

sala moderna

Esse tipo de estilo também vale para a escolha de uma mobília com design ousado. Outra característica básica da sala moderna é a boa circulação para as pessoas no cômodo.

  • Salas minimalistas: se você carrega o ditado “menos é mais” em outros âmbitos de sua vida e quer incluir a própria decoração de sala nisso, aqui está a sala minimalista.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Para compor o ambiente e mantê-lo funcional, usa-se apenas o necessário e que atendam aos requisitos de qualidade e conforto, tomando-se o cuidado com a escolha de móveis que passem a impressão de sala completa, por exemplo, alie uma mesa na sala que é uma coringa, combinando com tudo.

  • Salas rústicas: o estilo rústico é aquele em que se propõe o uso de objetos em madeira e itens mais pesados (em termos de peso mesmo) – isso vale para parede de tijolinho, piso em demolição, entre outros.

Salas decoradas - Quais os tipos?

A opção de sala rústica combina bem com outros estilos, desde que se misture com peças mais leves para dar aquele contraste bem atual. É uma boa ideia sempre observar outros locais e outras casas como inspiração.

  • Salas vintage ou retrô: se o seu estilo se adequá com móveis de antiquários, onde vende-se móveis antigos e bem cuidados, a sala vintage ou retrô é a sua cara.

sala vintage

Móveis de família, aquelas peças estilosas de épocas antigas também, podem ser reaproveitadas e trazer um charme a mais para sua sala.

  • Salas integradas: dependendo da sua residência (casa ou apartamento), é possível que sua sala de estar esteja integrada com outro ambiente, como a cozinha, sala de jantar ou mesmo um escritório.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Nesses casos, é recomendável que o estilo de decoração de ambos seja similar para trazer ideia de acolhimento e harmonia. Se há intenção de diferenciar, que seja um contraste bem inteligente, ok?

Salas decoradas: veja as melhores dicas!

Existem muitas atitudes que você pode aplicar para decorar sua sala do jeito que combina com o seu estilo como pessoa, mas antes de tudo é fundamental que você analise a real utilidade da sua sala.

Sabe que existem salas que só tem como intuito servir como sala de cinema/de TV? Se esse for o seu caso, a decoração pode ser um pouquinho diferente do que aquelas que terão a finalidade de receber muitas pessoas ou mesmo servir para reunir a família com frequência.

Com isso em mente, confira algumas dicas básicas para todo tipo de sala:

  • Cuidado com o excesso de móveis já que eles podem incomodar a circulação. Para isso, observe as proporções do espaço da sala e faça as escolhas apropriadas de móveis,
  • Tenha atenção também com as cores – elas podem dar a sensação de um espaço maior ou menor e até alterar o humor das pessoas.

Caso tenha dúvidas sobre o que usar em sua sala, opte pela base neutra em qualquer dos estilos e depois aplique cores diferentes em detalhes, como objetos, quadros, tapete, entre outros.

  • Evite de comprar um sofá maior do que o normal para o tamanho de sua sala.

Além de não dar uma imagem legal ao ambiente, você verá que a compra foi feita por impulso já que não haverá combinação com o restante dos móveis e com as próprias medidas da sala.

E o que é possível usar na sua sala de estar?

  1. Espelhos: é um item tradicional que dá amplitude à sala;
  2. Painel para TV: é prático e moderno e poupa espaço para quem já lida com um ambiente pequeno;
  3. Quadros: os quadros dão um ar tão inovador a sala. Eles conseguem incrementar qualquer ambiente e podem ser aquele destaque você tanto procura para a sua sala.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Se você tem um estilo específico no cômodo, procure definir quadros que sigam a mesma ideia.

  1. Papel de parede: quando não se sabe como decorar as paredes, a solução pode vir com o papel de parede.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Esse recurso é moderno e muito fácil para aplicação. Se a base de sua sala for clara, invente de usar um tom mais escuro ou com estampas (existem tantas no mercado que vai ser difícil escolher), mas prefira um que acompanhe o estilo da sala, é óbvio.

  1. Mesa de centro: este é um móvel que não deve ser dispensado no momento da decoração, porque tem sua própria função de apoio de objetos que podem ser mais relevantes para os moradores.

Salas decoradas - Quais os tipos?

As versões retangulares combinam com salas de formato retangular, mas nada impede que você aposte em um modelo oval ou redondo, dependendo do seu espaço.

  1. Poltronas e/ou cadeiras são complementos do sofá e podem servir como divisor de ambiente caso sua sala de estar for integrada a outro cômodo.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Entretanto, é possível ficar só com o sofá, sem problema algum. Mas esses móveis são bem versáteis e confortáveis para se ter por perto, sem atrapalhar a circulação.

  1. Puff: caso queira outra opção um pouco mais barata, que tal um puff?

Salas decoradas - Quais os tipos?

Os puffs são ótimos móveis, especialmente para quem tem um bom espaço, pois servem tanto para acomodar os pés tanto como uma outra alternativa de assento. Se achar útil, você pode adquirir um puff que é baú ao mesmo tempo – podendo guardar revistas e livros ali, o que você acha?

  1. Cortinas e persianas são essenciais e transformam qualquer decoração de sala.

Salas decoradas - Quais os tipos?

Não só para isso, mas esse elemento oferece conforto quando se pensa no quesito de iluminação do ambiente. Você pode escolher uma cor que combine com o restante do estilo da sala ou uma que contraste totalmente para chamar a atenção a esse detalhe.

Se sua sala for pequena, lembre-se que a cortina mais recomendada é aquela que chega até o chão para causar aquela sensação de ambiente mais espaçoso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply