Início » Decorando » Sanca invertida na sala: conheça o acabamento e as principais formas de uso

Sanca invertida na sala: conheça o acabamento e as principais formas de uso

Você conhece a sanca invertida? É uma ótima estratégia para criar uma atmosfera leve e aconchegante na sua sala, pois o principal objetivo da utilização deste tipo de sanca está em criar uma iluminação difusa no seu ambiente.

sanca invertida sala

Primeiramente, o que é sanca?

Uma sanca, em termos de design de interiores, é uma moldura decorativa ou um elemento arquitetônico instalado no ponto de encontro entre as paredes e o teto de um ambiente.

Geralmente, uma sanca é projetada para criar uma transição suave entre essas duas superfícies e pode ser usada para fins estéticos, para esconder imperfeições ou para incorporar iluminação embutida.

É possível realizar esta transição entre forro e parede com sanca fechada, sanca aberta ou sanca invertida.

Sanca fechada

Sanca aberta

Sanca invertida

Observe que na sanca aberta a abertura é voltada para o centro do teto, enquanto na sanca invertida esta abertura é voltada para a parede.

O objetivo de ambas é incorporar a iluminação no ambiente de forma difusa, proporcionando mais aconchego e bem-estar.

Como utilizar a sanca invertida?

A sanca invertida pode ser aplicada em todo o perímetro da sala, podendo inclusive ser o único meio de iluminar este ambiente. Neste caso, podemos utilizar luminárias pontuais como arandelas e luminárias de piso ou mesa para casos que exigem maior iluminação, como ler um livro, por exemplo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

sanca invertida forro madeira

É comumente utilizada para iluminar cortineiros, “lavando” a cortina com uma iluminação leve e difusa.

sanca iluminada cortina

Também pode ser utilizada apenas em uma parede, quando buscamos criar um ponto de destaque no ambiente.

sala minimalista iluminaçao indireta

Outra aplicação interessante deste tipo de sanca é quando desejamos fazer uma transição de altura no forro, delimitando espaços conjugados. Neste caso a transição se torna mais leve, e gera um ponto de destaque no forro.

sanca invertida forro de e concreto

Gosto muito de utilizar este tipo de sanca quando não há iluminação natural no ambiente. Assim deixamos a abertura mais larga e criamos a sensação de que há iluminação natural vindo do forro, como uma claraboia.

sanca invertida iluminaçao indireta

Por que optar por este modelo de sanca?

1- Iluminação indireta: a sanca invertida permite a instalação de luzes embutidas, como fitas de LED ou lâmpadas tubulares.

Isso cria uma iluminação indireta suave que pode melhorar a atmosfera da sala, criando um ambiente mais aconchegante e convidativo. sala clean com sanca invertida

2- Estilo e design: as sancas invertidas podem adicionar um toque elegante e sofisticado ao espaço. Além disso, a sanca fechada e aberta caíram um pouco em desuso, sendo a sanca invertida a mais utilizada atualmente. iluminação quadro sanca invertida

3- Delimitação de espaços: a sanca invertida também pode ser usada para criar uma transição visual entre diferentes áreas da sala, como a área de jantar e a área de estar, ajudando a definir os espaços de maneira elegante. transiçao de forro com sanca na sala

4- Esconder fiação: se você precisar passar fiação elétrica ou de áudio/vídeo pelo teto, e gostaria de facilitar o acesso para manutenção, a sanca invertida pode ser uma boa opção.

Lembre-se de que a escolha de usar ou não uma sanca invertida no forro da sala depende do seu gosto pessoal, das características do espaço e do resultado estético desejado.

É importante planejar cuidadosamente a instalação da sanca invertida, considerando a iluminação, a decoração e outras necessidades específicas do ambiente. Contratar uma profissional especializada sempre será a melhor opção para que seu ambiente fique harmônico e seu investimento seja assertivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.