Tapete de barbante – Dicas de decoração, Como escolher e Onde comprar

O tapete de barbante, bastante conhecido também como tapete de crochê, é um item decorativo muito popular nas casas brasileiras, especialmente por sua versatilidade, simplicidade e funcionalidade.

Confira aqui algumas dicas de decoração com o tapete de barbante, como escolher o melhor modelo, onde comprar, como aproveitar esse item e outras orientações de uso!

Dicas para escolher seu tapete de barbante

Tapete de barbante3Com beleza e delicadeza, o tapete de barbante pode ser incluído na decoração de todos os ambientes de seu lar.

No entanto, é importante que você procure harmonizar o tapete de barbante com os demais elementos que fazem parte de seu ambiente. Além disso, com as várias opções, você deve escolher um que atenta a suas necessidades e sua própria personalidade.

O tapete de barbante (ou de crochê) oferece uma renovação clássica do visual do ambiente. Veja quais são os modelos mais interessantes desse item e descubra qual irá se encaixar melhor no seu espaço:

 

Tapete de barbante simples

É um modelo que se baseia na própria simplicidade – com as tendências mais comuns –, geralmente feio com barbante cru. Com diferentes formatos, a regra desse modelo é “menos é mais”. Os pontos mais utilizados são: correntinha ou ponto alto (este oferece um pouco de relevo).

Tapete de barbante russo

Ao contrário do modelo simples, tapete de barbante russo preza pela riqueza de detalhes e mistura de pontos. Por isso, você vai notar que a peça irá estar recheada de pontos altos e baixos, simples e com camadas, abertos e fechados.

Nesse caso, essa é a opção para quem quer destaca-la na decoração, ok?

[CONFIRA TAMBÉM: DECORAÇÃO COM TAPETES]

Tapete de barbante barroco

O modelo barroco faz uso de uma linha de algodão que faz com que a peça fique muito mais macia e fofa. Por isso, você vai perceber que esse tapete costuma se apresentar em várias cores e com inúmeros detalhes para chamar a atenção em um ambiente.

Tapete de barbante bordado

Esse modelo apresenta os bordados que são sobrepostos após a finalização dos crochês, o que garante um efeito diferenciado ao tapete.

Tapete de barbante bico duplo

A peça se caracteriza por dois tapetes, um sobre o outro. Contudo, há a junção de pontos específicos para criar essa ilusão – é um acabamento duplo que procura dar mais destaque ao modelo do que as versões tradicionais dos tapetes.

Onde comprar tapete de barbante?

Se você não tem a intenção de aprender a técnica de crochê, tudo bem – muito embora muitas pessoas veem essa prática como uma fonte de renda extra!Tapete de barbante2

Você pode comprar tapetes de barbante em sua cidade, mas também através da internet, em diversos sites, como o Mercado Livre e Elo7. Procure por aqueles que são realmente confiáveis para não ter complicações depois, ok?

Se você conhece alguém que faz, que tal pedir um modelo de tapete de barbante personalizado?

Dicas de decoração e uso com o tapete de barbante

Para que a decoração com o tapete de barbante dê certo, você precisa escolher as cores corretas, além do próprio formato do tapete e o material mais adequado para o ambiente que o receberá.

Na realidade, os tapetes de barbante podem ser usados em todos os cômodos da casa. Algumas dicas merecem ser compartilhadas sobre alguns espaços:

  • Na sala: pode substituir o tapete tradicional, deixando o espaço mais leve e descontraído.

Algo colorido ou neutro é bem-vindo, desde que combine com o resto do ambiente!

  • No quarto: pode substituir os tapetes pequenos – aqueles que ficam ao lado da cama –, mas também podem ser postos no meio do quarto (quando o tamanho do tapete for maior).Tapete de barbante

Prefira um tom neutro no tapete, enquanto dois ou três tons podem ser reservados para o restante da decoração do quarto.

  • Na cozinha: um tapete grande e central cai bem em cozinhas grandes, mas um tradicional e menor pode ser a solução ideal quando o ambiente for pequeno, podendo-o ser colocado em frente a pia ou na parte da mesa.

Ainda, a orientação é usar cores escuras por causa da própria “aparência” do tapete com a sujeira que a cozinha faz. O modelo “passadeira” costuma servir muito bem aos propósitos desse espaço, principalmente em frente a pia.

Lembre-se de tomar cuidado com a higienização do tapete de barbante, lendo as informações do rótulo da embalagem ou pedindo orientações do vendedor.

Gostou? Confira, também, Tapete de Crochê – Modelos, Cuidados e Dicas!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply