Tapetes de banheiro – Materiais, Formatos e Dicas para escolher o seu!

Seja pelo fator estético, seja pela funcionalidade, um banheiro sem um tapetinho não é um banheiro.

Dentre as funções de um tapete de banheiro estão as de manter o pé aquecido, ajudar a secá-lo, impedir que você escorregue na hora de sair do banho e, obviamente, tornar seu banheiro muito mais bonito e decorado.

Tudo isso, é claro, quando se escolhe um tapete de boa qualidade, que combine com o seu banheiro e que atenda às suas necessidades.

Como escolher um tapete de banheiro?

Confira a seguir algumas informações e detalhes que você precisa se atentar na hora de escolher um tapete de banheiro:

Tamanho

Procure um tapete que tenha um tamanho ideal para a dimensão do seu banheiro e para os seus objetivos.

banheiro com tapete

Se o seu banheiro for grande e você deseja que ele ocupe todo o chão, convém comprar um tapete maior.

Ou se preferir dois ou mais tapetes e colocá-los em locais estratégicos, como na frente do box, na frente da privada e na frente da pia.

Formato

Esse detalhe depende muito mais do gosto pessoal de cada um. Você prefere tapetes redondos, ovais, retangulares ou quadrados? Dê uma boa observada em seu banheiro e veja qual irá combinar mais.

tapete em frente a banheira

Porém, o formato também depende muito do tamanho e da disposição dos objetos em seu banheiro. Às vezes você quer um tapete circular, mas não possui largura o suficiente para ele. Nesse caso, um retangular pode ser a melhor opção. É tudo questão de saber observar e calcular bem.

Cor

tapete de banheiro de corujas

A cor é muito importante por questões estéticas!

Procure uma cor que combine com a tonalidade de seu banheiro. Pode não ser uma boa ideia colocar um tapete verde fosforescente em seu banheiro se ele tiver uma tonalidade mais escura. A não ser que você queira criar contrastes.

Material

Embora a escolha do material possa ser motivada também por questões estéticas, há de se levar em consideração escolher materiais que tornem o ambiente mais seguro. Opte por materiais antiderrapantes a fim de evitar possíveis acidentes.

tapete de banheiro roxo

Procure, também, um material que seja de fácil manutenção. Por ficar em um ambiente úmido e com fluxo diário, você possivelmente precisará lavá-lo e secá-lo com frequência. De nada adiante pegar um tapete em um material caro e delicado se ele durar apenas alguns meses. Pense a longo prazo!

tapete de banheiro de bambu

Além disso, convém observar que o material varia especialmente em relação ao local em que você irá colocá-lo. Se for para colocar em local seco, ou seja, fora do box, alguns materiais são mais recomendados, como a lã.

Já outros, como o plástico, são recomendados para áreas úmidas e molhadas, como dentro do box, uma vez que evitam acidentes.

Principais materiais para tapetes de banheiro

Alguns dos principais materiais para tapete de banheiro são os seguintes:

  • Tapete em polipropileno: seca rápido, possui base emborrachada e é levemente antiderrapante. É indicado para áreas secas, ou seja, fora do box.
  • Tapete em poliéster com base emborrachada em EVA: antiderrapante, macio e de secagem rápida. É indicado para áreas secas, ou seja, fora do box
  • Tapete de tecido em microfibra: macio, confortável, quente e antiderrapante. É indicado para áreas secas, ou seja, fora do box
  • Tapete de lã: macio, confortável, bonito, quente, mas pouco seguro, uma vez que pode escorregar.
  • Tapete de plástico flexível: geralmente com ventosas antiderrapantes, que o torna um dos mais seguros quando o assunto é evitar quedas e escorregões. É bastante indicado para áreas molhadas, como dentro do box.

Principais formatos de tapetes de banheiro

Retangular

tapete de banheiro retangular

Redondo

tapete de banheiro redondo

Oval

tapete de banheiro oval

Outros formatos

tapete de banheiro de cachorro

Dicas para uso e melhor aproveitamento do tapete de banheiro

  • Tire ele para lavar pelo menos uma vez por semana. Convém ter, portanto, pelo menos dois jogos de tapete,
  • Varre-o diariamente a fim de tirar o pó e a sujeira,
  • Evite lavá-lo na máquina – do contrário, ele poderá ser danificado. Siga as instruções de lavagem contidas no próprio produto,
  • Mantenha o banheiro limpo e arejado. Do contrário, o tapete poderá mofar.

Para ajudar você na decoração de seu banheiro em 2020, clique aqui. Além disso, você pode conferir ideias de móveis para o ano que serão tendência!

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply