Tapetes para Sala – Como Escolher, Melhores Marcas, Cores e Cuidados

Os tapetes são os objetos mais versáteis da decoração, e ideais para a sala de estar. Independente do espaço, esse item decorativo é sempre muito aceito. Pois ajuda a complementar o décor e ainda traz a sensação de aconchego.

Eles contam com diversas funções, como, separar ambientes, esconder defeitos nos pisos, proteger contra os riscos causados por móveis e ainda tem o poder de deixar o espaço mais acolhedor.

Nos lugares mais frios, o tapete também é usado com uma forma de isolante térmico, já que aquece o ambiente, e cria uma personalidade para o seu lar.

Na hora de escolher o tapete ideal para a sua sala de estar é importante analisar vários fatores, para que também ocorra uma harmonia entre os complementos decorativos do ambiente, pois a escolha errada do tapete pode dar a impressão de uma sala desproporcional e bagunçada.

Tapete na sala de estar

Como escolher o tapete ideal para a sua sala

Os tapetes combinam com todos os tipos de pisos, portanto, os pisos amadeirados ou de cimento, não vão interferir na hora de escolher em ter ou não um tapete. É legal combinar, diferentes estampas em formatos em um único ambiente também, pois remetem a um espaço moderno e contemporâneo.

Mas alguns pontos são importantes analisar com um cuidado maior, vamos conhecer alguns deles:

Tamanho e Formato

O tamanho do tapete é um dos principais itens a serem considerados, ele deve ser proporcional ao tamanho da sala, sempre tendo em mente que ele deve ter de 20 a 30cm a mais nas bordas para que essas possam ficar presas abaixo do sofá, por exemplo.

O ideal é medir o espaço proposto para que seja mais fácil encontrar o tapete ideal. Não é uma regra que ele tenha as medidas exatas, como já comentado, permitindo uma sobra abaixo dos móveis.

Quantos os formatos, existem diversos modelos, como os redondos, que carregam uma característica moderna, é indicado o uso em cômodos grandes, com a mobília sobre ele, e em áreas menores com modelos menores. Já os ambientes mais clássicos, pedem o formato quadrado e conceitual.

Cor e estilo

A cor e o estilo do seu tapete vai variar de acordo com o seu gosto, se ele for um item de destaque, prefira cores fortes e que permitam contraste com os demais itens decorativos e móveis. É importante analisar que estilo que adequa ao espaço, isso irá facilitar na escolha de um tapete sóbrio, com alguma mescla de cor ou com uma cor de destaque.

Você ainda pode contar com diversos estilos para incorporar o seu projeto, dentre eles podemos destacar, o clássico, que pode ser composto por tapetes elegantes e formais, já o estilo moderno conta com modelos mais coloridos e com desenhos geométricos. Também há aqueles que preferem os tapetes artesanais e naturais, com o uso de fios e tramas em tons neutros.

Cuidados

Os tapetes merecem certos cuidados para que estejam sempre impecáveis. O primeiro cuidado é varrer o tapete todos os dias, com o tipo certo de vassoura, já que as de cerdas mais duras podem agredir o material.

Outro passo importante é aspirar, pelo menos uma vez por semana, ou mais, caso você tenha um animal de estimação dentro de casa. O terceiro cuidado é lavar uma vez a cada 3 meses com produtos próprios para retirar as manchas e sujeiras maiores sem permitir um desbotamento ou desgaste.

Melhores marcas

  • Tapetes São Carlos

Tapetes São Carlos

  • Tapetes Rayza

Tapete Rayza

  • Tapetes Corttex

Tapetes Corttex

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply