Tela para portão – quais os tipos mais indicados

A tela para portão é o investimento perfeito para evitar que animais de estimação fujam ou para minimizar o risco de invasão no imóvel. Mas, não é todo mundo que sabe como escolher esse material.

Este é o seu caso? Então, confira aqui quais os tipos mais indicados de telas para portão e saiba como escolher a opção perfeita para seu imóvel, ajudando a protegê-lo ao máximo.

tela para portão

Principais tipos de tela para portão

Há três principais tipos de tela para portão e conhecê-los ajuda a escolher a melhor alternativa para seu lar. A seguir, indicamos quais são eles:

Tela metálica

Trata-se de uma tela normalmente feita com aço galvanizado. Um ótimo exemplo é a tela alambrado, que tem trama losangular e é bastante resistente a danos. Mas, há outras alternativas como a tela eletrosoldada.

A tela feita com arame de aço galvanizado não enferruja e permanece em perfeito estado por muito mais tempo. Além disso, não demanda manutenções e consertos frequentes, ajudando a economizar tempo e dinheiro.

Está disponível na versão tradicional, que é metalizada. Mas, também há alternativas coloridas, como as com pintura ou revestimento de PVC colorido.

Essas versões alternativas são interessantes porque têm uma estética diferenciada e também porque a pintura ou revestimento de PVC formam uma camada de proteção sobre o arame, evitando que oxidem facilmente.

Tela plástica

A tela plástica tem o diferencial de ser mais leve do que a metálica. Além disso, seu preço costuma ser mais acessível e não demanda mão de obra especializada para instalação.

Há, ainda, outros diferenciais como menor risco de machucados (o que faz a diferença caso tenha animais de estimação) e uma aparência mais agradável, principalmente pelo material ser mais compacto e colorido.

No entanto, pode não ter uma durabilidade tão boa como em comparação às telas de aço galvanizado. Normalmente, é fabricada com polietileno de alta densidade, mas pode ser encontrada em outros tipos de plástico.

Tela de nylon

A tela de nylon para portão é muito utilizada por quem tem pet em casa! Trata-se de uma alternativa que evita que os animais fujam ou circulem por locais indesejados da casa.

Um de seus diferentes é a instalação, que é simples e dispensa o uso de mão de obra especializada. Sua fixação normalmente é feita com ganchos, que são posicionados na parede ou esquadria do portão.

Como tem uma estética mais agradável do que as demais telas, pode ser instalada internamente sem provocar grandes alterações na decoração do local. Portanto, é uma alternativa mais versátil.

Seu preço também costuma ser acessível, especialmente em comparação aos demais tipos de tela de proteção para portão dessa lista.

Como escolher a tela para portão perfeita?

A melhor tela é aquela que atende suas necessidades e está dentro do seu orçamento. Tenha em mente que as telas plástica e de nylon têm preços mais acessíveis, bem como instalação simplificada, sem demandar um grande preparo da área.

Caso prefira uma versão com maior durabilidade, a tela metálica é o melhor investimento que você pode fazer, mas tome o cuidado de escolher a de aço galvanizado.

O motivo disso é simples: o aço galvanizado apresenta uma maior resistência à oxidação, portanto, não enferrujará facilmente. Assim, garante-se uma tela de proteção resistente a danos e que fica em bom estado por um longo período.

Se preferir uma tela metálica com estética diferenciada, dê preferência para a pintada ou com revestimento de PVC, pois ela é colorida. Dessa forma, conseguirá montar uma estrutura mais adequada ao projeto decorativo da área.

Há, ainda, outros detalhes que você deve considerar para acertar na compra da tela de proteção, como os que listamos a seguir:

  • Tamanho da área de instalação: ao considerar as medidas, dá para comprar tela na quantidade exata, evitando sobras ou faltas;
  • Acessórios para instalação: verifique se há necessidade de comprar acessórios para instalação e os garanta com antecedência, para agilizar todo o processo;
  • Cor da tela: se a estética for um fator importante para você, escolha uma tela com cor igual ou semelhante a do portão. Assim, garante-se um visual mais harmônico para a decoração do espaço;
  • Qualidade: não abra mão da qualidade da tela. Versões com essa característica duram muito mais e compensam o investimento.

Deixe seu comentário