Telha Sanduíche – O que é? Quando usar? Cuidados necessários que você precisa saber

Conheça, aqui, a telha sanduíche, saiba quando utilizá-la, quais são suas vantagens e cuidados necessários com o material.

A telha sanduíche é uma das principais alternativas disponíveis no mercado para montagem de telhado. No entanto, não é todo mundo que conhece essa opção.

Esse é o seu caso? Então, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre telha sanduíche, abrangendo o que é, quando usar e cuidados com o material.

O que é telha sanduíche?

Telha Sanduíche cinza

 

Trata-se de uma telha que se caracteriza por ser leve, resistente e de instalação descomplicada. Sempre foi muito utilizada em galpões e indústrias, mas com o passar do tempo passou a ser aplicada em ambientes residenciais.

Também é chamada de telha termoacústica, pois proporciona isolamento de temperatura e do som. Isto é possível devido à sua composição, que é de poliestireno (isopor) ou poliuretano (um tipo de espuma), que são materiais isolantes colocados entre duas chapas metálicas. É justamente daí que vem o nome “sanduíche”.

Telha sanduíche: quando usar?

Telha Sanduíche - O que é? Quando usar? Cuidados necessários que você precisa saberA telha sanduíche é indicada quando se quer ter isolamento térmico e acústico em ambientes internos do imóvel. Na prática, isso significa que ao utilizá-la é possível ter espaços com temperatura mais agradável, sem precisar usar ar condicionado ou aquecedores frequentemente.

Além disso, esse tipo de telha é perfeito para reduzir a entrada de sons externos no imóvel. Por isso, é muito mais fácil assistir à TV ou manter uma conversação sem precisar aumentar o volume de eletrônicos ou da fala. Inclusive, dá para dormir com maior tranquilidade.

Quais são as vantagens da telha sanduíche?

Telha Sanduíche

A telha sanduíche é uma alternativa repleta de vantagens para qualquer tipo de imóvel, seja ele residencial, industrial ou comercial. Confira, a seguir, quais são as principais:

  • Isolamento térmico e acústico no interior do imóvel;
  • Instalação prática e mais econômica, pois dispensa a contratação de mão de obra para executar parte da estrutura do telhado (ripas, caibros e terças);
  • Possibilidade de customização das medidas da telha, especificamente no que se refere ao comprimento. Sobre a largura, normalmente é de um metro;
  • Baixa necessidade de ajustes, cortes e emendas, o que ajuda a reduzir gastos na montagem do telhado;
  • Maior capacidade de vedação em comparação a outros tipos de telha. Essa versão não absorve água, portanto, elimina a possibilidade de aparecimento de mofo;
  • Estética agradável, pois a telha sanduíche é mais compacta e discreta. Se sua intenção for ter uma edificação moderna, essa versão é a melhor escolha;
  • Versatilidade de uso, com possibilidade de aplicação em paredes para isolamento acústico. Por isso, é uma boa alternativa de revestimento para quem mora em locais barulhentos, como em avenidas, próximos de centros esportivos, entre outros.

Desvantagens da telha sanduíche

Embora seja repleta de vantagens, a telha sanduíche tem duas desvantagens que precisam ser consideradas no momento da escolha e da compra.

Uma delas é o preço mais alto do que outros tipos de telha. Isto se justifica porque não se trata de uma telha simples, mas sim com mais de um material, sendo um deles isolante térmico e acústico. Portanto, tem-se mais benefícios do que com uma telha comum.

Outra desvantagem é a necessidade de contratação de profissionais especializados para instalação do material. Caso ele não seja instalado corretamente, há um grande risco de não obter os resultados de isolamento acústico e térmico que o material proporciona.

cobertura de Telha Sanduíche

Cuidados essenciais com a telha sanduíche

A telha sanduíche é repleta de vantagens e funciona muito bem para diferentes tipos de ambiente, mas é importante adotar alguns cuidados especiais para mantê-la em perfeito estado.

Um deles é realizar limpezas periódicas na telha, para evitar o acúmulo de sujeira que pode comprometer sua beleza e funcionalidade. Faça a higienização de acordo com as recomendações do fabricante da telha, pelo menos uma vez por ano.

Outro cuidado importante é contratar um profissional especializado para instalação. Dessa forma, minimiza-se o risco de danos e perda de material, bem como de ter um telhado de má qualidade.

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber que a telha sanduíche é uma aliada no isolamento acústico e térmico, mas é necessário considerar outros detalhes para ter um melhor resultado, como a orientação solar que incide no imóvel.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário