Início » Plantando » Flores » Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

As flores estão em alta no mundo da decoração e não é para menos, afinal, elas ajudam a montar um espaço interno ou externo colorido, bonito e agradável sem estourar o orçamento.

Quem decide investir nas flores sempre se depara com uma grande variedade, o que dificulta a escolha e levanta uma série de dúvidas: como cuidar delas e para qual ambiente elas são mais indicadas?

Para facilitar a escolha das flores perfeitas, listamos os principais tipos e categorias. Confira, a seguir, quais são eles, suas principais características, cuidados e indicação de aplicação.

1 – Rosas

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

As rosas são consideradas as rainhas do mundo das flores, um tipo mais clássico, belo e à prova de erros na decoração. Existem diversas variedades, sendo as mais conhecidas as seguintes:

2 – Mini rosas (Rosaceae)

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Flor ornamental com folhas simples e espinhos, possuindo florescimento contínuo. É bastante utilizada em decoração interna e externa, pois tem preço acessível e boa adaptabilidade a qualquer clima. Deve ser mantida em local arejado e exige duas regas por semana no verão, uma, no inverno.

3 – Azaleia (Rhododendron simsii)

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Planta originária do Japão e China, com flores em tonalidades como o branco, vermelho, roxo e rosa, que tendem a surgir durante a temporada de outono/inverno.

A azaleia pode ser cultivada em casa ou jardins externos, sempre em solo fértil e ácido. Um detalhe importante: essa planta é tóxica, portanto, se tiver animais de estimação, ela deve ser evitada, para não correr risco de ingestão pelos bichos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

4 – Floribunda

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

A floribunda é resultado de um cruzamento entre a rosa polianta e a híbrida de chá. Ela possui tamanho médio e é utilizada, principalmente, em canteiros de jardins, ajudando a formar maciços de flores.

Conta com o diferencial de se adaptar bem a todos os climas, além de florescer o ano todo. É possível cultivá-la em local arejado, com luminosidade direta e frequência de duas regas na semana.

5 – Orquídea

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

A orquídea é uma categoria de flores que sempre é aplicada em decorações, especialmente as internas. Nela, é possível encontrar diversas variações de orquídea, com destaque para as seguintes:

Orquídea Phalaenopsis

Flor nativa das Filipinas, Indonésia e Sul da China, com raízes carnudas e folhas largas. Suas pétalas são arredondadas e esse tipo de orquídea floresce até três vezes por ano.

A Orquídea Phalaenoposis demanda cuidado especial, pois não tolera temperaturas abaixo de 17ºC, muito menos acima de 38ºC. Deve ser mantida em local ventilado e iluminado, sem incidência direta do sol.

Orquídea bambu (Arundina graminifolia)

Planta que cresce até 2 metros de altura, possui flores que nascem na ponta de galhos, em tons rosa ou lilás, apresentando perfume suave. É perfeita para ambientes externos, plantada de forma isolada ou com outras flores.

A Orquídea bambu aguenta bem temperaturas elevadas e pode ser cultivada a sol pleno. Demanda solo rico em matéria orgânica, além de fertilizante próprio para orquídeas.

Orquídea Dendrobium

Nativa do Himalaia e China, a Orquídea Dendrobium chama a atenção por ser uma das maiores da categoria. Pode ser utilizada em espaços verdes internos e externos, resistindo bem a climas frios e quentes. Se cultivada em vasos, precisa receber nutrientes para se manter bela sempre.

6 – Cactos e suculentas

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Alguns cactos e suculentas dão flores lindas e esse tipo de planta também se diferencia por ter manutenção descomplicada: não é necessário realizar constantes podas ou regas para mantê-la bonita. Nessa categoria, há flores como:

Cacto margarida (Lampranthus products)

Trata-se de uma suculenta que cresce rápido e tem flores decorativas que se abrem pela manhã e fecham de noite. Como possui tamanho considerável (tem de 20 a 60 centímetros), o cacto margarida é indicado para jardins externos.

Ciclame (Cyclamen persicum)

Flor originária de países como Grécia, Israel e Turquia, a Ciclame é extremamente resistente ao calor e tem floração em quase todo o ano. Seu tamanho é pequeno, desde 10 a 30 centímetros, demandando baixa manutenção. Pode ser cultivada em espaços fechados, desde que receba boa luminosidade durante o dia.

Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)

Possui flores ornamentais que são duráveis e utilizadas em jardins externos e espaços internos. Como cuidado, a Kalanchoe deve receber sol pela manhã e as flores e folhas não devem ser regadas, para evitar que a planta apodreça.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário