Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

As flores estão em alta no mundo da decoração e não é para menos, afinal, elas ajudam a montar um espaço interno ou externo colorido, bonito e agradável sem estourar o orçamento.

Quem decide investir nas flores sempre se depara com uma grande variedade, o que dificulta a escolha e levanta uma série de dúvidas: como cuidar delas e para qual ambiente elas são mais indicadas?

Para facilitar a escolha das flores perfeitas, listamos os principais tipos e categorias. Confira, a seguir, quais são eles, suas principais características, cuidados e indicação de aplicação.

1 – Rosas

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

As rosas são consideradas as rainhas do mundo das flores, um tipo mais clássico, belo e à prova de erros na decoração. Existem diversas variedades, sendo as mais conhecidas as seguintes:

2 – Mini rosas (Rosaceae)

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Flor ornamental com folhas simples e espinhos, possuindo florescimento contínuo. É bastante utilizada em decoração interna e externa, pois tem preço acessível e boa adaptabilidade a qualquer clima. Deve ser mantida em local arejado e exige duas regas por semana no verão, uma, no inverno.

3 – Azaleia (Rhododendron simsii)

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Planta originária do Japão e China, com flores em tonalidades como o branco, vermelho, roxo e rosa, que tendem a surgir durante a temporada de outono/inverno.

A azaleia pode ser cultivada em casa ou jardins externos, sempre em solo fértil e ácido. Um detalhe importante: essa planta é tóxica, portanto, se tiver animais de estimação, ela deve ser evitada, para não correr risco de ingestão pelos bichos.

4 – Floribunda

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

A floribunda é resultado de um cruzamento entre a rosa polianta e a híbrida de chá. Ela possui tamanho médio e é utilizada, principalmente, em canteiros de jardins, ajudando a formar maciços de flores.

Conta com o diferencial de se adaptar bem a todos os climas, além de florescer o ano todo. É possível cultivá-la em local arejado, com luminosidade direta e frequência de duas regas na semana.

5 – Orquídea

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

A orquídea é uma categoria de flores que sempre é aplicada em decorações, especialmente as internas. Nela, é possível encontrar diversas variações de orquídea, com destaque para as seguintes:

Orquídea Phalaenopsis

Flor nativa das Filipinas, Indonésia e Sul da China, com raízes carnudas e folhas largas. Suas pétalas são arredondadas e esse tipo de orquídea floresce até três vezes por ano.

A Orquídea Phalaenoposis demanda cuidado especial, pois não tolera temperaturas abaixo de 17ºC, muito menos acima de 38ºC. Deve ser mantida em local ventilado e iluminado, sem incidência direta do sol.

Orquídea bambu (Arundina graminifolia)

Planta que cresce até 2 metros de altura, possui flores que nascem na ponta de galhos, em tons rosa ou lilás, apresentando perfume suave. É perfeita para ambientes externos, plantada de forma isolada ou com outras flores.

A Orquídea bambu aguenta bem temperaturas elevadas e pode ser cultivada a sol pleno. Demanda solo rico em matéria orgânica, além de fertilizante próprio para orquídeas.

Orquídea Dendrobium

Nativa do Himalaia e China, a Orquídea Dendrobium chama a atenção por ser uma das maiores da categoria. Pode ser utilizada em espaços verdes internos e externos, resistindo bem a climas frios e quentes. Se cultivada em vasos, precisa receber nutrientes para se manter bela sempre.

6 – Cactos e suculentas

Tipos de Flores: Conheça Cada Uma Delas!

Alguns cactos e suculentas dão flores lindas e esse tipo de planta também se diferencia por ter manutenção descomplicada: não é necessário realizar constantes podas ou regas para mantê-la bonita. Nessa categoria, há flores como:

Cacto margarida (Lampranthus products)

Trata-se de uma suculenta que cresce rápido e tem flores decorativas que se abrem pela manhã e fecham de noite. Como possui tamanho considerável (tem de 20 a 60 centímetros), o cacto margarida é indicado para jardins externos.

Ciclame (Cyclamen persicum)

Flor originária de países como Grécia, Israel e Turquia, a Ciclame é extremamente resistente ao calor e tem floração em quase todo o ano. Seu tamanho é pequeno, desde 10 a 30 centímetros, demandando baixa manutenção. Pode ser cultivada em espaços fechados, desde que receba boa luminosidade durante o dia.

Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)

Possui flores ornamentais que são duráveis e utilizadas em jardins externos e espaços internos. Como cuidado, a Kalanchoe deve receber sol pela manhã e as flores e folhas não devem ser regadas, para evitar que a planta apodreça.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário