Tipos de Pergolado – Madeira, Eucalipto e Ferro. Qual escolher?

Os pergolados são estruturas normalmente utilizadas em áreas externas de imóveis, como no quintal e jardim. É possível deixá-lo aberto ou cobri-lo com materiais específicos, como policarbonato ou vidro.

Um dos diferenciais do pergolado é que essa estrutura funciona como um complemento decorativo na área externa! Dá para decorá-la com plantas trepadeiras, tornando o local ainda mais encantador.

Interessado em instalar um pergolado em seu lar? Então, é importante saber que existem diferentes tipos. A seguir, indicamos quais são e qual escolher para seu imóvel!

Tipos de pergolado

Há diversos tipos de pergolado, especificamente no que se refere ao material com o qual a estrutura é confeccionada. Normalmente, os principais tipos são:

Pergolado de madeira

pergolado de madeira

Trata-se do pergolado mais comum! É o caso da versão fabricada em eucalipto, por exemplo. Curiosamente, trata-se de uma opção cara, principalmente quando se investe em um pergolado de madeira de qualidade.

O ideal é comprar pergolado de madeira tratada e impermeável, pois esse material é mais suscetível a danos. Entre eles, destaque para a infestação por pragas (cupins), bem como à deformação e estufamento ao entrar em contato direto com a água.

Pergolado de ferro

pergolado de ferro

Costuma ter preço mais barato do que o pergolado de madeira, portanto, é uma alternativa para quem deseja montar essa estrutura em casa e não quer gastar muito.

Mas, conta com uma desvantagem que precisa ser considerada antes da compra: o material é suscetível à oxidação, logo, enferruja. Para mantê-lo em perfeito estado é preciso realizar manutenções periódicas para proteger o ferro.

Pergolado de alumínio

Seguindo a linha de pergolados de metal, há o de alumínio, que é uma excelente alternativa para quem busca ótimo custo-benefício.

O motivo disso é simples: o alumínio é um material resistente à oxidação. Na prática, isso significa que ele dificilmente enferruja, permanecendo em bom estado por um longo período.

Além disso, o alumínio demanda baixa manutenção e não há necessidade de impermeabilizá-lo ou consertá-lo frequentemente. Portanto, é uma opção mais econômica para seu lar.

Há uma grande variedade de pergolado de alumínio, como o tradicional com efeito metálico, até alternativas pintadas ou que têm efeito amadeirado, garantindo um visual incrível para a área externa de seu lar.

Pergolado de alvenaria

pergolado de alvenaria

Trata-se do pergolado construído com cimentos, tijolos ou concreto. Uma das principais vantagens dessa alternativa é a resistência a danos, além da maior possibilidade de personalização. No entanto, costumam dar mais trabalho e gasto para construção.

Pergolado retrátil

O pergolado retrátil tem como diferencial ser coberto e com a possibilidade de abrir a cobertura, aproveitando a iluminação natural. É uma alternativa moderna, que pode ter abertura manual ou automática.

Qual tipo de pergolado escolher?

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de pergolado, resta uma dúvida: afinal, qual escolher? Não há resposta pronta para isso, porque a escolha deve passar por dois pontos essenciais, seu projeto decorativo e seu orçamento.

Leve em consideração que os pergolados de madeira são charmosos e muito bonitos, mas esse tipo de material é caro e demanda manutenção constante, portanto, terá gastos para deixá-lo em perfeito estado.

Essa necessidade de manutenção também é uma exigência do pergolado de ferro, para evitar que o material enferruje. Caso isso aconteça, há a possibilidade de toda a estrutura se enfraquecer com o passar do tempo.

O pergolado de alvenaria é resistente, mas caro, assim como o pergolado retrátil. Se quiser uma alternativa que alia beleza, baixa manutenção e excelente custo-benefício, o de alumínio é uma excelente opção.

Onde instalar o pergolado?

O pergolado é uma estrutura versátil que pode ser instalada em diversos locais do imóvel. O local mais tradicional de instalação é na área externa, especificamente em jardins e no quintal.

Mas, também há a possibilidade de instalar um pergolado na garagem, funcionando como cobertura para o automóvel. Outra opção é na entrada da casa, dando um charme especial para esse espaço.

Como decorar um pergolado?

O uso de plantas, principalmente as trepadeiras, é uma forma simples e econômica de decorar o pergolado. Caso invista em uma versão coberta, dá para deixar móveis e acessórios na área, como sofás, cadeiras, poltronas, mesas pequenas, tapetes e almofadas, passando a ter um espaço completo e agradável para descansar e receber visitas.

Deixe seu comentário