Início » Tendências » Tons de Amarelo na decoração da sua casa

Tons de Amarelo na decoração da sua casa

Uma das grandes tendências de decoração é investir no amarelo. Confira algumas dicas de decoração utilizando como base o amarelo. Acesse!

Quer sua casa em uma cor viva, vibrante e, ao mesmo tempo, muito delicada? Aposte no amarelo. Essa cor consegue ser leve e quente, vibrante e comedida, tudo junto, e deixa a casa com ares inconfundíveis de lar doce lar. Além do mais, tem virado uma grande tendência – e não só para a cor das paredes. Móveis, objetos e banquetas têm aparecido cada vez mais em amarelo para deixar a casa toda brilhando.

Com todas essas características positivas, ainda há pessoas que recusam-se a usar tons diferenciados para deixar os ambientes mais interessantes. Desmistificar essa cor é uma tarefa importante, pois os tons de amarelo são marcantes e passam a ideia de vivacidade, especialmente – e mais indicados – para ambientes de lazer e estar.

É claro que nada proíbe os tons em outros cômodos da casa. A escolha é totalmente sua, portanto, faça o bom uso dessa cor.

Decoração de casa com tons de amarelo

O clima de frescor gerado pela cor amarela não é à toa: segundo a cromoterapia, amarelo é uma cor que contribui para a felicidade – e não há nada mais feliz do que ter uma casa fresca, arejada e muito confortável. Além disso, é uma cor extremamente neutra: não remete a gêneros, preferências ou qualquer outra característica individual dos moradores da casa. É por essas e outras que sempre que um casal fica sabendo da chegada de um bebê na família a primeira providência tomada é pintar o quarto infantil de amarelo.

Decoração de casa com tons de amarelo

Além de dar mais frescor ao ambiente, o amarelo é uma cor que também traz muito brilho e alegria à casa, independente da sua tonalidade. É possível achar vários tons diferentes de amarelo no mercado, e todos eles acabam dando, mais ou menos, a mesma sensação de conforto. Além disso, amarelo é sempre relacionado ao ouro e ao luxo, e a sensação de quem tem objetos, móveis e paredes em amarelo é de se estar em festa todos os dias.

Decoração de casa com tons de amarelo Decoração de casa com tons de amarelo

A dica é combinar tonalidades de amarelo com branco, para não deixar pesar muito o ambiente. Da mesma forma, é sempre muito indicado que se deixe o exagero de lado na hora de adotar a cor, que pode se tornar cansativa se aparecer em muitos lugares. Escolha uma área – paredes, objetos, artefatos de decoração ou móveis – e despeje neles o amarelo, dosando muito bem o uso da cor no restante do ambiente.

Se você tem interesse em apostar em tons de amarelo, mas está com receio, faça o seguinte: comece adquirindo algum acessório nessa cor. Por exemplo, um quadro ou até mesmo almofadas. Experimente como você se sente com esse novo tom e posteriormente decida se irá trazer mais decorações em amarelo.

 

Decoração de casa com tons de amarelo

Por ser muito útil para demarcar algo que deve estar em destaque no ambiente, o amarelo também pode, não somente com o branco, combinar perfeitamente com tons neutros ou fechados e até mesmo tons amadeirados.

Isso não impede que pessoas com gosto mais ousado não podem combinar o amarelo com cores vibrantes (como no caso do rosa pink, por exemplo). Tudo depende da personalidade de quem habita aquele espaço. Mas, de forma clara: procure manter a harmonia das cores.

Se você conhece e é fã do círculo cromático, terá mais ideias de combinações. De acordo com ele, há melhores conclusões sobre fazer misturas entre tons. No caso do amarelo, tópico do post, a cor complementar – aquela que mais tem contraste – é o roxo.

Tons de amarelo

Se há vontade de combinar o amarelo de forma suave com outra cor, aposte nas cores análogas (aquelas que estão ao lado do amarelo no círculo cromático). São elas: o laranja, o verde e o azul. Haverá menos contraste, mas o ambiente ficará lindo!

Ainda tratando-se de suavidade, o castanho combina muito bem com os tons de amarelo – tanto os mais intensos como os mais claros, deixando o espaço agradável e aconchegante.

Outras dicas de decoração e combinação do amarelo são voltadas para o uso de uma decoração em preto e branco. O amarelo se destacará naturalmente e deixará o ambiente elegante! O efeito que o branco, o preto e o cinza promove ganha ainda mais estilo e modernidade se você apostar em alguma decoração em amarelo.

Por isso, com ambientes escuros, o amarelo irá ficar incrível. Se a vontade é combinar um tom de amarelo com outra cor quente, tais como o vermelho, você terá um espaço aconchegante e atrevido.

Tons de amarelo 1

Para quem acredita em cromoterapia, o amarelo ainda traz uma boa ligação com a parte intelectual das pessoas e expressão de pensamentos. Ou seja: vai ficar muito mais legal fazer reflexões sobre a vida em um ambiente tomado por uma das cores mais gostosas, delicadas e brilhantes de toda a escala.

É interessante destacar que na cromoterapia, o amarelo é o chakra do Plexo Solar, representando a luz e a desconcentração, além de vitalizar o coração e o sistema circulatório. O amarelo é um tom indicado para pessoas que possuem depressão, diabetes, problemas no fígado e até indigestão.

E você, já pensou em adotar o amarelo com a cor de destaque da decoração da sua casa? Essa nova tendência pode dar um charme todo especial para os ambientes preferidos da sua residência. Deixe suas opiniões e sugestões sobre a decoração com tons de amarelo. Participe!

3 comentários

  • TUDO MUITO LINDO E DE MUITO BOM GOSTO

  • oi,gostaria de uma opiniao pintei uma parede do quarto de vermelho nao muito escuro,gostaria de saber que cor poderia pintar a comoda q vai ficar na parede da frente que é palha. poderia ser de amarelo a comoda ?

    • Oi Renata,

      uma sugestão é trabalhar com tons contrastantes. Por exemplo: parede vermelha e cômoda branca;

      Outra sugestão é combinação de tons análogos. Por exemplo: parede vermelha e cômoda rosa;

      Que tal essas dicas? 😉

Comente