Início » Inspire-se » Os melhores tons de verde para sua casa; surpreenda-se com a beleza e resultado

Os melhores tons de verde para sua casa; surpreenda-se com a beleza e resultado

Confira quais são os melhores tons de verde para decoração de sua casa e veja dicas de como utilizá-los nos ambientes.

Os tons de verde são cores perfeitas para fugir do óbvio na decoração de sua casa, inserindo cor e muito mais estilo. É uma alternativa ao branco, bege e tons terrosos, ajudando a transformar ambientes de forma simples.

Quer apostar nessa ideia, mas não conhece quais são os melhores tons de verde para sua casa? Sem problemas! Aqui, você confere algumas sugestões! Escolha e insira suas tonalidades favoritas na decoração de seu lar!

Melhores tons de verde para decoração

Os melhores tons de verde para sua casa; surpreenda-se com a beleza e resultado

Há tons de verde para todos os gostos e estilos, desde os mais claros, passando pelos neons (fortes tendências na decoração) e os mais escuros. Confira, a seguir, quais são os melhores:

Verde limão

Trata-se de um tom de verde mais vibrante, chamativo e neon. Ele possui nuances de amarelo e é interessante para quem gosta de cores mais claras, porém que apareçam bastante na decoração.

verde limão na decoração

Verde menta

Alternativa de verde claro, que tem aspecto de leveza e frescor. É uma opção para quem gosta de tons pastel, mais claros e sutis. Combina bem com áreas iluminadas, dando sensação de calmaria.

verde menta na decoração

Verde água

O verde água tem mistura de tons de azul, lembrando mares e piscinas. Pode ser uma opção para quem gosta dessas duas cores, garantindo uma decoração casual e descontraída.

verde água na decoração

Verde sálvia

O tom verde sálvia é o das folhas da planta sálvia. É mais ameno, aveludado e pode ser encontrado em variações claras e escuras, atendendo diferentes gostos e estilos de decoração.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

verde sálvia na decoração

Verde folha

Trata-se de uma tonalidade de verde semelhante às das folhas de plantas. Assim como o verde sálvia, também está disponível em variações claras e um pouco mais escuras.

verde folha na decoração

Verde bandeira

É uma tonalidade mais vibrante e alegre, remetendo ao verde da bandeira nacional. A cor é extremamente versátil e fácil de combinar com outras, garantindo um resultado bonito e cheio de estilo.

verde bandeira na decoração

Verde oliva

Tonalidade que mescla verde e amarelo, resultando numa cor mais aconchegante. É muito versátil, tanto que pode ser utilizada em salas e cozinhas, por exemplo. Tem esse nome, pois é inspirado na cor das azeitonas.

verde oliva na decoração

Verde musgo

Outro tom de verde que tem um leve toque amarelado. A diferença em relação ao verde oliva é que se trata de uma cor um pouco mais fechada e sóbria. Por isso, combina facilmente com outras tonalidades.

verde musgo na decoração

Verde escuro

Trata-se da alternativa mais escura de todas. O verde escuro é uma cor muito bonita, sofisticada e elegante, sendo perfeita para a decoração de sala de estar e de jantar, por exemplo, bem como de quartos.

verde escuro na decoração

Verde claro

O verde claro é a alternativa perfeita para quem gosta de uma cor mais discreta, mas ainda assim marcante. Por ser mais suave, traz portanto uma sensação de calma e frescor para o ambiente, sendo ótima para áreas como salas de estar e quartos, onde um ar de tranquilidade é sempre interessante.

verde claro na decoração

Tons de verde na decoração: como usar?

Agora que você já conhece quais são os principais tons de verde, resta uma dúvida: como usá-los na decoração de seu lar? Existem diferentes formas para isso e as principais você confere a seguir:

Tons de verde para paredes

É a maneira mais simples! Dá para pintar o cômodo inteiro de verde ou somente uma parede, a de destaque, aquela que todo mundo vê quando entra no espaço.

parede verde em quarto

Piso

Outra dica de uso de tons de verde na decoração é escolher revestimentos nessas tonalidades. Se preferir, você pode criar um efeito color block (bloco de cor) e combinar o piso com a parede. Assim, terá um ambiente criativo e único!

decoração com verde em piso e porta

Móveis

Não quer fazer pinturas ou reformas no piso? Então, considere utilizar móveis em tons de verde. Trata-se de uma opção que funciona muito bem em cozinhas e banheiros, por exemplo.

sofá e parede verde em decoração

Objetos e acessórios de decoração

Caso não queira fazer investimentos em pinturas, reformas ou móveis verdes, há uma dica simples e econômica de usar a cor na decoração! É só inserir objetos e acessórios verdes no ambiente.

Entre os principais, destaque para os adornos, quadros, esculturas e vasos. Também dá para inserir almofadas verdes, tapetes que tenham essa cor ou mantas sobre camas e sofás.

quadros verdes na decoração vasos verdes na decoração

Neste caso, o que se faz é dar toques de verde para a decoração. O diferencial é que essas peças têm preço mais acessível, dando charme para o ambiente sem estourar seu orçamento.

Plantas

Por último, mas não menos importante, está uma dica que funciona em qualquer decoração: o uso de plantas.

parede verde e plantas na decoração

Elas dão pinceladas verdes no ambiente, além de muito mais alegria para a decoração. Dependendo do tipo de planta, possui preço acessível e cuidado simples.

Dicas para alcançar bons resultados com tons de verde

Gostou da ideia de usar tons de verde na decoração da sua casa? Então confira a seguir algumas dicas práticas de como fazer isso, funcionais até mesmo para quem não tem experiência com decoração de interiores!

Tons de verde que combinam com cada parte da casa

Os tons de verde podem ser adaptados para literalmente todos os espaços da casa, trazendo diferentes sensações e causando impressões variadas nas visitas. Aqui estão algumas sugestões:

  • Verde água para o banheiro: por remeter ao mar e às piscinas, esse tom traz um toque de frescor e tranquilidade para esse ambiente.
  • Verde limão para a cozinha: o tom vibrante e energizante é perfeito para um espaço dinâmico e acolhedor.
  • Verde sálvia para a sala de estar: elegante e sofisticado, este tom cria um ambiente calmo e muito convidativo.
  • Verde oliva para o escritório: essa é uma tonalidade mais sóbria e aconchegante, favorecendo portanto a concentração e produtividade.
  • Verde escuro para o quarto: uma cor mais fechada, garante um toque de elegância e sofisticação, combinando com ambientes de descanso.

Quais cores combinam com verde?

Em vez de usar apenas tons de verde em sua decoração, o ideal é combiná-los com outras cores. As cores que mais combinam com o verde são:

  • Branco: clássico e versátil, o branco é perfeito para criar contrastes e realçar o verde na decoração.
  • Cinza: cria um ambiente moderno e sofisticado, ótimo para combinar com tons de verde mais escuros.
  • Amarelo: garante um toque de energia e vivacidade.
  • Tons de madeira: é possível combinar verde com quaisquer tons de madeira, resultando em um visual natural e aconchegante.

Como fazer tons de verde?

Em vez de pegar um tom de verde pronto você quer criar o seu próprio, fazendo uma mistura de cores? Pois saiba que isso é possível!

A primeira coisa que você precisa saber é que a base da cor verde é uma mistura de azul e amarelo. Contudo, é justamente a quantidade de cada uma dessas cores que irá determinar a tonalidade do verde.

Para começar, você precisará de tintas nas cores azul, amarelo e branco, além de uma paleta para misturar as cores e um pincel. Comece adicionando quantidades iguais de azul e amarelo na paleta e misture bem. O resultado será um tom básico de verde, a partir do qual você poderá criar os variados tons.

A partir de agora, você pode ajustar a tonalidade para atender ao seu gosto. Se quiser um verde mais azulado, por exemplo, adicione mais azul; se preferir um verde mais amarelado, adicione mais amarelo. Se o tom estiver muito vibrante, você pode portanto adicionar branco para suavizá-lo.

Lembre-se: o segredo é adicionar as cores pouco a pouco e ir misturando até alcançar a tonalidade desejada. Além disso, não se esqueça de testar a cor em uma pequena área antes de aplicá-la em um espaço maior.

Como combinar dois ou vários tons de verde juntos?

A primeira coisa que você deve ter em mente é que não há regras rígidas. Cada pessoa tem seu próprio senso estético e a decoração é um reflexo disso.

Entretanto, um bom ponto de partida é escolher um tom de verde como base. Este será o tom dominante na decoração. Os demais serão complementações e deverão aparecer em menor quantidade.

Por exemplo, é possível usar um tom mais escuro para criar profundidade e um tom mais claro para adicionar luminosidade.

Como escolher o tom de verde ideal para cada caso?

Essa é uma pergunta difícil de responder, já que a escolha do tom de verde ideal vai depender de vários fatores.

O primeiro deles é o tamanho do ambiente. Tons de verde mais escuros podem dar a sensação de que o espaço é menor, enquanto os tons mais claros tendem a fazer o ambiente parecer maior e mais aberto, por exemplo.

Outro aspecto a se considerar é o tipo de atmosfera que você quer criar. Tons de verde mais vibrantes podem trazer energia e vivacidade, enquanto os tons mais escuros ou suaves podem conferir um ar mais tranquilo e acolhedor.

Além disso, em relação à iluminação, saiba que a luz natural pode intensificar a cor, enquanto a luz artificial altera a percepção do tom.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário