Os 5 truques muitas vezes ignorados na decoração de quarto infantil; eles fazem TOTAL DIFERENÇA

Conheça cinco truques de decoração de quarto infantil normalmente ignorados, mas que fazem muita diferença!

Montar uma decoração de quarto infantil perfeita nem sempre é tarefa fácil, principalmente para pais de primeira viagem. No entanto, há uma forma de simplificar esse trabalho, é só investir em truques e dicas de decoração para esse ambiente.

A seguir, apresentamos cinco truques que muitas vezes são ignorados, mas que garantem um resultado incrível na decoração de quarto infantil. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Abuse das cores

Os 5 truques muitas vezes ignorados na decoração de quarto infantil; eles fazem TOTAL DIFERENÇA

O quarto infantil é um ambiente lúdico que permite trabalhar com várias cores que não são utilizadas normalmente em outros ambientes do imóvel. Portanto, não tenha medo de brincar e de usar tonalidades diferentes!

Mas atenção a um detalhe: recomenda-se trabalhar somente com tons claros no quarto infantil, sobretudo no do bebê. O motivo disso é que cores vibrantes funcionam como estimulantes visuais. Portanto, pode ser que influenciem no sono do seu bebê.

Mesmo que utilize tons claros, há uma ampla variedade de cores que dá para utilizar na decoração. Os tons pastel são ótimos exemplos, garantindo um ambiente lúdico, delicado e colorido na medida certa.

quarto infantil

Essas cores podem aparecer nas paredes, nos quadros, em objetos e acessórios de decoração, bem como em móveis. A dica é abusar de sua criatividade e imaginação!

Se estiver em dúvida de qual cor utilizar, vale a pena recorrer aos tons neutros, pois eles são à prova de erros. É o caso do branco, cinza claro e bege, por exemplo.

2. Use brinquedos na decoração de quarto infantil

O uso de brinquedos na decoração dá um toque divertido para o quarto infantil, contribui para a personalização do ambiente e para deixá-lo ainda mais agradável.

quarto infantil com brinquedos

Dá para colocar brinquedos em armários, prateleiras e nichos nas paredes, por exemplo! Se preferir, também dá para espalhá-los pelos móveis, como sofás, poltronas e cama infantil.

Dessa forma, os pequenos terão fácil acesso aos brinquedos, desenvolvendo maior liberdade e autonomia para brincar quando quiserem. Além disso, é possível facilitar a guarda de tais itens.

E quais brinquedos escolher para usar na decoração? Dependendo da idade da criança dá para saber qual é o desenho, animal, jogo, enfim, qual o seu assunto preferido. Assim, é só escolher brinquedos que tenham a ver com ele.

quarto infantil decorado

Se for quarto de bebê, a dica é escolher um tema para a decoração e utilizá-lo nos brinquedos. Por exemplo, suponha que use o tema floresta tropical. Neste caso, é só investir em brinquedos associados a esse assunto, como onça, pássaros, entre outros.

3. Crie espaços para diversão e descanso

Se o tamanho do quarto permitir, uma dica é criar espaços para diversão e descanso, tendo uma área completa para a criança passar alguns momentos de seu dia.

quarto infantil

Não há necessidade de ser algo muito elaborado, o que ajuda a economizar na decoração. Uma forma simples de adotar essa ideia é separar um lado do quarto para a descanso e outro para a brincadeira.

Delimite as áreas com tapetes diferentes ou móveis como mesas, o que ajudará a criança a entender que são ambientes específicos para determinadas atividades.

No canto do descanso, mantenha a cama, travesseiros e almofadas. No do lazer, deixe brinquedos, uma mesa ou escrivaninha, que também pode servir de apoio para os estudos.

4. Use móveis multifuncionais

Os móveis multifuncionais são aqueles que exercem mais de uma função. É o caso da cama baú, que é tanto um móvel para dormir como para guardar objetos.

O diferencial desses itens é que eles otimizam o espaço, sem precisar comprar vários móveis para o quarto. Além disso, contribuem para a organização e decoração do ambiente, tornando-o mais bonito e prático.

quarto infantil com móveis planejados

Além da cama baú, outros bons exemplos de móveis multifuncionais são a cama com gavetas, puff com baú e sofá cama. Para crianças pequenas, uma opção interessante é o berço que vira cama. Assim, dá para usar o móvel por mais tempo, sem necessidade de comprar cama quando a criança crescer um pouco mais.

5. Estimule a criança a participar da decoração

Muitas vezes, os pais se esquecem que o quarto é da criança e ela pode querer decorá-lo de acordo com seu gosto. Então, que tal perguntar ao seu filho se ele não deseja ajudar na decoração?

decoração quarto infantil

Dá, por exemplo, para perguntar como ele imagina seu quarto. Dependendo da sua idade, considere deixar uma parede com tinta especial para que rabisque ou desenhe a superfície, estimulando sua criatividade e personalização do ambiente.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário