APRENDA tudo sobre tinta para usar no azulejo de banheiro e dar uma nova cara para o ambiente

Veja, aqui, tudo o que você precisa saber sobre tinta para usar no azulejo de banheiro e saiba como pintar esse material!

Uma das formas mais simples e econômicas de dar cara nova para o banheiro é pintando o azulejo. Comprar e aplicar a tinta é muito mais fácil e econômico do que trocar revestimentos e fazer uma pequena reforma.

Mas, afinal, como pintar o azulejo do banheiro? Que tipo de tinta utilizar para ter o melhor resultado? Aqui, respondemos essas dúvidas e damos dicas para lhe ajudar na pintura. Acompanhe!

Tinta para usar no azulejo de banheiro

APRENDA tudo sobre tinta para usar no azulejo de banheiro e dar uma nova cara para o ambiente

Saber escolher a tinta para usar no azulejo de banheiro é essencial para ter um resultado excelente e duradouro. O motivo disso é simples: se a tinta não for adequada, ela descascará com facilidade, sendo necessário fazer retoques e manutenções com mais frequência. Além disso, ainda há o risco de a tinta não se fixar no azulejo.

E qual tipo de tinta é o ideal para pintar azulejo de banheiro? Há dois principais: a tinta PU e a epóxi. O único problema dessas alternativas é que as opções de cores são limitadas.

No entanto, há uma forma de contornar esse problema, é só passar uma demão de tinta PU ou epóxi e depois aplicar uma de tinta comum colorida. Se optar por fazer isso, saiba que a duração média da pintura cai um pouco.

Ambas as tintas contam com o diferencial de terem excelente cobertura e aderência, por isso são as mais indicadas para pintar azulejos. Outro ponto essencial é que elas não descascam com facilidade, mesmo em áreas úmidas como o banheiro.

Essas tintas formam um filme que se adere fortemente ao revestimento. Elas só vão descascar se o preparo da superfície de não for feito corretamente, removendo sujeiras que dificultam sua aderência.

Como pintar azulejo de banheiro?

azulejos azuis no banheiro

Agora que você já sabe qual tinta utilizar, chegou o momento de conhecer como pintar azulejo de banheiro. Essa tarefa não é tão complicada como muitos pensam e dá para fazê-la por conta própria. Veja, a seguir, um passo a passo para lhe ajudar:

  1. Faça uma limpeza nos azulejos. Utilize uma esponja umedecida em água e detergente, tendo o cuidado de esfregar partes com marcas de mofo. Assim, conseguirá removê-las totalmente. Caso tenha dificuldade para remover sujeiras dos azulejos, use produtos próprios para esse fim;
  2. Enxágue a superfície e seque com um pano limpo e que não solte fiapos. Aguarde alguns minutos para que os azulejos sequem totalmente. Toque a superfície para verificar se há algum resquício de umidade. Se não tiver, já é possível começar o processo de pintura;
  3. Passe fita crepe nas áreas de intersecção entre parede e teto, batente de portas, janelas, entre outros. Dessa maneira, evita-se que a tinta vaze e manche locais que não deseja pintar;
  4. Prepare a tinta que irá aplicar, sempre seguindo as orientações do fabricante. Assim, conseguirá ter um melhor aproveitamento do produto. Se possível, use uma tinta à base de água, pois é mais fácil prepará-la;
  5. Aplique a tinta com o auxílio de um rolo de lã ou qualquer outro aplicador indicado pela marca do produto. O rolo é interessante, pois possibilita uma cobertura de uma área maior em menor tempo. Para cobrir rejuntes, utilize um pincel;
  6. Aguarde o tempo de secagem indicado pelo fabricante da tinta. Se achar que uma demão não foi suficiente para ter uma boa cobertura, aplique quantas forem necessárias, sempre após o tempo de secagem indicado na embalagem da tinta;
  7. Após a finalização da pintura, aguarde a secagem total da tinta. Então, remova a fita crepe utilizada para proteção de superfícies ao redor dos azulejos.

Dicas extras para pintar azulejo de banheiro

cor única em azulejos no banheiro

Se for pintar os azulejos com uma tinta comum colorida, aguarde que a tinta PU ou epóxi seque completamente e só depois faça a aplicação. Assim, evita-se comprometer o resultado e cobertura.

Antes de pintar, tire espelhos de tomadas. Caso não consiga, proteja-os com fita crepe. Além disso, cubra o chão com uma lona ou plástico próprio para evitar respingos.

Se a área tiver outros itens, como espelhos e móveis, considere tirá-los do local até que finalize o trabalho. Desse modo, conseguirá reduzir a possibilidade de dano a esses itens por respingos de tinta utilizada na pintura.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário