/* */

O que é TV Digital? Guia completo!

A principal diferença da TV Digital para a TV Analógica é a resolução, enquanto a analógica trabalha com 480 linhas horizontais, a digital alcança 1080 linhas. O que significa que cada imagem produzida pela TV Digital terá mais pontos compondo-a e você uma imagem semelhante à que possui no monitor do computador.

Uma das principais vantagens da transmissão digital é a melhora na qualidade da imagem, além de melhorar também o som, trazendo a possibilidade de ter em casa um “som de cinema”. A melhor parte é que a TV não é a única a realizar transmissões digitais, você pode assistir com alta definição a partir do smartphone, computador, carros, o qualquer outro dispositivo que tenha o sinal digital.

Graças ao crescimento da banda larga existe a possibilidade de interação com a audiência, fazendo com que as emissoras obtenham dados mais precisos sobre a audiência, realizações de compras, enquetes, entre outros. Qualquer pessoa pode desfrutar da interatividade se conectar sua televisão à uma rede de computadores ou wi-fi – dependendo dessa disponibilidade no televisor.

Entenda as Siglas da TV Digital

Nos dias atuais quando fala-se sobre televisão digital, temos uma série de termos e siglas para explicar o assunto, deixando muitos confusos nas termologias. Como:

HDTV: abreviação do termo High Definition Television, que significa televisão em alta definição, o principal conceito de televisão digital. Oferece de 720 a 1080 linhas horizontais por imagens transmitidas e recebidas. Na televisão o áudio possui uma alta quantidade, podendo ser transmitido e recebido em seis canais, como nos sistemas home theather ou no próprio cinema.

Aparelhos FULL HD: conhecidos também High Definition TV ou televisão de alta definição, são aparelhos com a capacidade de reproduzir de 720 a 1080 linhas horizontais. Além disso são capazes de reproduzir o sinal digital que recebem em alta definição, podem exibir a melhor resolução para DVDs em alta definição, HD-DVD ou disco Blue-Ray.

ConversorSex-Top Box: é um equipamento que deve ser conectado as televisões não possuem um sintonizador digital para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Alguns possuem um gravador de vídeo digital integrado e permite capturar a programação da televisão para ver depois.

Principais Diferenças entre TV Digital e Analógica

A TV Digital funciona de uma forma muito diferente da TV Analógica, o sistema analógico funcionava com a transmissão de pixel de imagens ao invés de ondas de rádio. Recebidos pela televisão e decodificados em forma de imagens, já a TV Digital possui a transmissão semelhante ao tráfego de dados de um computador.

Todas as vantagens mostradas anteriormente como possibilidades de interatividade e a melhora da qualidade da imagem e do áudio se devem a transmissão de dados como nos computadores.

No momento atual não é necessário comprar uma televisão digital para receber o sinal digital, basta adquirir um conversos set-top box, que converse a sua tv para receber o sinal digital – esse aparelho funciona como um receptor do sinal digital.

Caso opte por comprar um televisor novo e digital, é importante lembrar que a TV precisa ter a resolução de 1920 X 1080. Observe o tempo de resposta e taxa de contraste, além de outros recursos como áudio, interatividade, consumo de energia e conexões.

Atenção com as TVs LCD e Plasma

Muitos acreditam que as TVs de LCD ou plasma são digitais por conta do processamento interno da imagem que já é digital, mas nem todas possuem o conversor integrado. Para utilizar como display de TV digital é necessário comprar o conversor de sinal. Se o modelo já obtiver o conversor embutido basta ligar a antena de UHF diretamente no aparelho e funcionará corretamente.

O conversos deve conectar a tv por um cabo HDMI, geralmente já fornecido com o conversor.

O Sinal Digital é Gratuito!

A TV digital terrestre via ar é gratuita, possui todos os canais abertos disponíveis 24H, caso deseje outros canais mais específicos é necessário contratar uma operadora que forneça pacotes de canais fechados e interativos.

Já em casos de prédios, se a antena atual estiver em boas condições técnicas poderá receber os sinais em VHF ou UHD, não precisará ser trocada. Porém cada morador do prédio precisará comprar o conversor, para assim poder usufruir quase todas as vantagens da TV Digital em seu aparelho atua com imagem perfeita e sem ruídos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...