Essas dicas vão te AJUDAR e INSPIRAR na escolha e uso de azulejos para cozinha

Confira, aqui, dicas para escolher e usar azulejos na cozinha e garanta um resultado incrível na decoração do ambiente.

Os azulejos para cozinha são uma das principais opções de revestimento para essa área. Trata-se de uma alternativa com excelente custo-benefício, apresentando facilidade de instalação, beleza, baixa capacidade de absorção da água, manutenção simples e preço acessível.

Embora seja um revestimento tradicional, nem todo mundo sabe como escolher azulejos para cozinha. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos para lhe ajudar nessa tarefa!

1. Harmonize o piso e a parede da cozinha

Essas dicas vão te AJUDAR e INSPIRAR na escolha e uso de azulejos para cozinha

É muito importante que os revestimentos da cozinha tenham uma unidade visual, o que garantirá um resultado mais bonito. Por isso, uma das dicas para evitar erros é harmonizar o revestimento do piso e da parede.

Dá tanto para usar o mesmo revestimento em ambas as superfícies como para escolher azulejos diferentes. Caso adote essa segunda opção, a dica é trabalhar com azulejos que conversem entre si, ou seja, que tenham um detalhe em comum.

Um bom exemplo são os azulejos que têm a mesma cor ou tonalidades semelhantes entre si. Dá, por exemplo, para escolher um azulejo branco e outro bege claro, criando um resultado harmônico e agradável.

2. Cuidado com as cores

azulejos para cozinha simples

Ter em mente as cores que usará no acabamento e na decoração da cozinha também ajuda a definir o azulejo perfeito. Por exemplo, se sua ideia é montar uma área predominantemente clara, o melhor é escolher um azulejo nessa tonalidade.

Caso queira que a cozinha tenha toques de cor, o ideal é usar um azulejo colorido ou estampado, o que ajudará a criar um contraste bonito e original no acabamento.

Para não errar na escolha do revestimento colorido, o segredo é comprá-lo numa tonalidade igual ou semelhante a outra que será utilizada na decoração da área. Assim, o resultado é mais harmônico.

3. Conheça como é a manutenção do revestimento

cozinha com azulejos diferentes

É essencial que o revestimento tenha uma manutenção prática, pois facilitará seu trabalho de limpeza no dia a dia. Mas como obter essa informação? Simples: basta consultar os dados fornecidos pelo fabricante sobre como funciona a limpeza do azulejo.

De maneira geral, peças retificadas, resinadas e impermeáveis são as que acumulam menos sujeira e têm limpeza simplificada. Além disso, considere o tamanho do azulejo. Placas pequenas precisam de mais rejunte e são mais difíceis de limpar.

4. Considere a qualidade e a durabilidade dos azulejos para cozinha

revestimento de azulejo na cozinha

Quer reduzir a chance de erro? Então, considere a qualidade e a durabilidade do revestimento. Quanto maior for, melhor o investimento. Peças de qualidade possuem um acabamento perfeito, são resistentes a danos e duram mais.

Na prática, isso significa que ajudam a valorizar o imóvel, são menos suscetíveis a desbotamentos e manchas e permanecem em perfeito estado por um longo período. Portanto, não precisará trocá-lo ou realizar reparos com frequência, ajudando a economizar.

5. Saiba se é um revestimento simples de instalar

azulejos na cozinha

Existem revestimentos que exigem uma preparação mais complexa da área, o que pode aumentar o custo de instalação. Portanto, é fundamental verificar quais são as recomendações do fabricante sobre a instalação, se é preciso realizar algum procedimento especial.

Dessa forma, conseguirá saber se terá de gastar mais ao escolher determinado tipo de azulejo, evitando surpresas desagradáveis e que se comprometa todo o seu orçamento.

6. Aposte no neutro

azulejos neutros na decoração da cozinha

Se estiver em dúvida sobre qual azulejo escolher, o neutro é sempre uma excelente escolha. O motivo disso é simples: ele é atemporal, combina facilmente com tudo e possibilita que trabalhe com cores em outros pontos da cozinha, como nos móveis e eletrodomésticos.

Quer investir nessa ideia? Então, escolha azulejos lisos (sem estampas) em tonalidades neutras, como o branco, bege, cinza e preto. Tenha em mente que cores claras ajudam a iluminar o ambiente e que as tonalidades escuras tornam a decoração mais elegante.

7. Considere o estilo decorativo da cozinha

azulejos combinando com a decoração da cozinha

Uma das formas de simplificar o trabalho de escolha e compra do azulejo é considerar o estilo decorativo da área. Por exemplo, se utilizar uma decoração minimalista na cozinha, os azulejos em tons claros e lisos são os melhores investimentos.

Dessa forma, reduz-se suas opções de compra e também se diminui a possibilidade de erro, comprando um revestimento que combine perfeitamente com o restante da decoração da cozinha.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário