6 maneiras diferenciadas de uso de azulejos na sua casa; inspire-se nessas ideias incríveis

Conheça, aqui, seis formas diferenciadas de uso de azulejos em sua casa e aposte nas suas preferidas para decorar seu lar!

Os azulejos são revestimentos capazes de transformar seu lar. O melhor? Sem gastar muito, pois possuem preços mais acessíveis do que revestimentos como o porcelanato ou o mármore.

Trata-se de uma alternativa disponível em ampla cartela de cores, com desenhos e estampas. O azulejo permite que você brinque com texturas, formas e diferentes tonalidades, garantindo um resultado incrível.

Quer usar o azulejo na sua casa, mas não sabe exatamente como fazer isso? Sem problemas! A seguir, apresentamos seis formas diferentes de utilizá-lo, conquistando um resultado incrível. Acompanhe!

1. Backsplash de azulejos

6 maneiras diferenciadas de uso de azulejos na sua casa; inspire-se nessas ideias incríveis

O backsplash é a parede em frente à pia, espaço que pode se estender até o teto ou até armários. Dá para colocar azulejos nessa área e eles não precisam ser iguais aos do restante da cozinha.

Dá para variar na cor, no formato e na estampa do azulejo, chamando a atenção para essa área. Caso estenda o backsplash (que também é chamado de frontão) até o teto, conseguirá um efeito de pé direito alongado, dando a impressão de que a cozinha é maior.

Além de transformar a decoração da cozinha, azulejar essa área também ajuda a proteger a parede contra umidade e sujeiras, minimizando o risco de danos.

2. Piso inteiriço em cômodos integrados ou todo o imóvel

azulejo em piso

Uma ideia perfeita para uso de azulejos no piso é criar um inteiriço. Para isso, basta usar o mesmo revestimento entre áreas integradas, como sala e cozinha. Se preferir, também dá para investir nessa proposta em todo o imóvel.

Um dos diferenciais de usar somente um azulejo no revestimento do piso é que se cria uma impressão visual de unidade entre cômodos, com fluxo contínuo entre eles.

Dessa forma, terá uma sensação de amplitude, como se o imóvel fosse maior. Por isso, essa proposta de decoração e revestimento é perfeita para imóveis pequenos.

3. Uso de variações da mesma cor de azulejo

azulejos em cozinha em tonalidades diferentes

Outra forma de variar no uso de azulejos é escolher variações de um mesmo tom. Por exemplo, prefere um cômodo todo branco? Então, considere revestir paredes e chão com azulejos pequenos brancos e off white, dando um charme extra para a decoração.

Essa dica pode ser aplicada com diferentes tonalidades, conseguindo, por exemplo, trabalhar com vários tons de cinza, rosa, verde, azul, enfim, a tonalidade que for do seu gosto ou tiver interesse.

4. Azulejos estampados em somente uma parede

azulejos estampados na parede de cozinha

Quer dar mais cor para a decoração de seu imóvel? Então, considere montar uma parede com azulejos estampados e coloridos. O resultado é casual, despojado e cheio de estilo.

Dá para adotar essa ideia na cozinha, no banheiro e na lavanderia, por exemplo. Assim, garantirá um ambiente descontraído, mais simples de limpar e menos propenso a sujeiras.

Há uma grande variedade de azulejos estampados, inclusive dá para escolher alternativas que formam desenhos, criando um padrão bonito na parede. Dessa forma, conseguirá valorizar a decoração do ambiente.

5. Azulejos em meia parede

azulejo em meia parede

Esta é uma dica que funciona bem em banheiros, cozinhas e lavanderias. Basta revestir meia parede com o azulejo, de preferência partindo do piso e utilizando o mesmo revestimento dele. O restante pode ficar somente com pintura.

É uma alternativa que permite criar textura, trabalhando com mais de um acabamento (azulejo e pintura). Além disso, dá para brincar com diferentes cores, sempre de forma econômica.

6. Azulejos em bancadas

azulejo em bancada

Possui uma bancada na cozinha ou área gourmet e quer dar cara nova a ela? O segredo é revesti-la com azulejos, conferindo um resultado incrível sem gastar muito.

Dá para usar azulejos neutros e atemporais, bem como alternativas estampadas e coloridas. Basta coordenar o revestimento com o restante da decoração para minimizar a possibilidade de erro.

Dicas de uso do azulejo na decoração

  • Invista em azulejos de qualidade, pois possuem melhor acabamento e maior durabilidade. Dessa forma, garante-se revestimentos menos suscetíveis a danos, sem necessidade de troca em curto prazo;
  • Contrate um profissional para realizar a aplicação. Assim, conseguirá ter um trabalho de qualidade, em um menor prazo, valendo mais a pena. Lembre-se que se trata de um investimento feito em seu lar;
  • No caso de dúvida, aposte no azulejo neutro, como o branco ou bege. Essas tonalidades combinam facilmente com outras. Além disso, permitem brincar com cores em outros detalhes da decoração.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário