Utilizando com inteligência os espaços da sua casa para a organização dos móveis

Com as cidades cada vez mais populosas, e as casas e apartamentos cada vez menores, a necessidade de investir em móveis inteligentes para ganhar espaço aumenta a cada dia. Algumas pessoas estão trocando as casas espaçosas pelos apartamentos menores mais próximos do trabalho e da escola das crianças para fugir do trânsito. E na hora de decorar, não há motivo para desespero, pois o mercado já percebeu este tipo de consumidor e cria a cada coleção, móveis inteligentes para atender esse público – e esses móveis têm como principal característica a união entre utilidade e beleza.

A metamorfose é um dos segredos na hora de otimizar e decorar um pequeno espaço. A sala de estar e jantar, por exemplo, convivem juntas e ainda podem abrigar um pequeno escritório. A mesa retangular neste caso seria o segredo, podendo abrigar quatro cadeiras, posicionada estrategicamente atrás do sofá ou de poltronas – é um móvel que deve ser calculado de acordo com o tamanho da sala. A mesa ainda pode ser usada como bancada para o trabalho, pois é só colocar o laptop e o material em cima e se concentrar nas tarefas profissionais – mas tome cuidado com a sua postura, afinal, muito tempo na posição incorreta pode ser prejudicial para a sua saúde! A mesa de centro também pode ser um cameleão da decoração. Ela pode ter gavetas, ser feita com quatro pufes baús, que podem ser usados para armazenar os mais diferentes itens, e ainda, pode ser usada como mesa para refeição, imitando o estilo japonês, com todos sentando em almofadas.

sala de jantar e estar no mesmo ambiente
Sala de Jantar e Estar no mesmo ambiente

Vale lembrar que em pequenos espaços, os cantos devem ser bem aproveitados nos posicionamentos dos móveis. Os sofás em L são ótimos aliados para economizar espaço. E a tendência sustentável faz com que haja sofás deste tipo feito daqueles caixotes de frutas da feira. Devidamente envernizados ou pintados, complementados com confortáveis almofadas, compõem um móvel ecológico e inteligente. Esse material pode ser utilizado para fazer camas, poltronas, bancos e o que mais a criatividade permitir, lembrando que as cavidades das caixas, podem ser usadas para armazenar itens de modo divertido. Só que para fazer uma escolha como essa você deve estar bem antenado nas questões de sustentabilidade, pois um móvel como esse requer cuidados muito maiores.

mesa de centro com baú
Mesa de Centro com Baú

As camas-box com baú ou com gavetas são outra ótima solução para armazenar a espaçosa roupa de cama e liberar espaço no armário. Os quartos perdem ainda mais espaço quando possuem banheiro (as suítes), e, pensando nisso, a cama-box com baú é uma ótima alternativa. Além disso, você pode investir nos guarda-roupas que aproveitam os cantos, pois cada espaço do cômodo deve ser utilizado ao máximo!

Cama Box com Baú
Cama Box com Baú

Com essas dicas você poderá organizar muito bem a sua casa, independente do tamanho dela. Caso você ainda sinta dificuldades, um designer de interiores é o profissional indicado para lhe passar as dicas de aproveitamento de espaços.

Deixe seu comentário