Início » Decorando » Vantagens de castrar cachorro: E as desvantagens? Passo a passo e Dicas

Vantagens de castrar cachorro: E as desvantagens? Passo a passo e Dicas

Castrar cachorro é uma decisão difícil para alguns tutores, entretanto, em alguns casos, é necessário que essa ação seja discutida rapidamente, pois existe um prazo certo para fazer isso.

No geral, é ideal que a castração dos cães seja feita antes da puberdade. Vale lembrar que os cachorros de grande porte atingem a puberdade mais tarde do que os de porte menor, por isso, é comum que os maiores sempre sejam castrados tardiamente.

Quais as vantagens de castrar cachorro?

Vantagens de castrar cachorro: E as desvantagens? Passo a passo e Dicas

A castração precoce dos cachorros ajuda reduzir o comportamento sexual, já que o macho não se sentira tão atraído pela fêmea. Desse modo, ele não tentará urinar para marca território e nem montar nas fêmeas.

Outros benefícios da castração estão:

Controle da população de cachorros

Já existem muitos animais espalhados pelas ruas, alguns vivem em condições precárias e não existem lares o suficiente para atender essa demanda.

Se as famílias que cuidam dos cães não tem condições de criar os filhotes, então, esse procedimento deve ser realizado.

Menos brigas

Os cães machos tem uma tendência de brigar com outros machos, mas com a queda na produção de testosterona devido a castração, os cães que se mostravam mais agressivos, tendem a melhorar esse comportamento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Eles ficam mais calmos e sem a necessidade de ficar demarcando território por aí. Dessa fora, fica mais fácil de criar dois cachorros juntos.

Razões médicas

Nos cães machos, a castração pode prevenir doenças como o câncer de próstata, pois ocorre a remoção dos testículos dos animais.

Outro ponto positivo, é que os problemas de bexiga também podem ser evitados. Já nas fêmeas, doenças no útero e outras questões como sangramentos durante o cio também podem ser prevenidos.

Quais as desvantagens de castrar cachorro?

Vantagens de castrar cachorro: E as desvantagens? Passo a passo e Dicas

A castração dos cães divide opiniões, o fato é que apesar das vantagens dessa ação, ela também possui suas desvantagens, saiba quais são:

Chances de adquirir 2 tipos de câncer

O ato de castrar o cachorro pode deixar ele suscetível a outras doenças, a exemplo disso estão: O câncer de ossos (Osteossarcoma) e câncer dos vasos sanguíneos (hemangiossarcoma).

Apesar de não serem doenças exclusivas de cães castrados, as chances são maiores depois do procedimento.

Aparecimento de outros problemas de saúde

Filhotes castrados antes dos 5 meses de idade podem apresentar ruptura do ligamento cruzado cranial e displasia de quadril.

O fato é que pode ocorrer mudanças hormonais que podem levar ao hipotireoidismo. Para muitos especialistas, a castração de cachorro pode ser a origem da obesidade, pois o apetite tende a aumentar depois do procedimento.

Crescimento elevado

Castração feita antes do final do período do crescimento do cão pode favorecer o seu desenvolvimento anormal. Por exemplo:

  • Cães de pequeno porte com menos de 10 kg – até os 10 meses;
  • Cães de médio porte abaixo de 10 kg – até 12 meses;
  • Cães de grande porte entre 26 e 44 kg = até 15 meses;
  • Cães de porte gigante acima de 45 kg – até 24 meses.

Como funciona a castração de cachorro?

Vantagens de castrar cachorro: E as desvantagens? Passo a passo e Dicas

O primeiro passo é procurar um veterinário da sua confiança para a realização do procedimento cirúrgico. O profissional vai fazer alguns exames como: açúcar no sangue, anemia, coagulação, doenças nos rins e fígado.

Depois disso, os preparos cirúrgicos começam, são eles:

  1. O cão precisa fazer jejum de água e comida desde a noite anterior ao procedimento;
  2. Caso o cachorro use algum medicamento, é importante informar ao médico;
  3. O cão vai receber uma anestesia, que pode ser injeção ou em forma de gás. Somente o veterinário poderá escolher a melhor alternativa para o pet com base na sua condição de saúde;
  4. Durante o processo anestésico, é colocado um tubo plástico para ajudar o cachorro a respirar melhor;
  5. Através desse tubo, o especialista monitora os batimentos cardíacos;
  6. Depois que ele estiver dormindo, o local será higienizado com material estéril;
  7. A incisão para castração é feita em alguns centímetros acima do escroto, assim que os testículos forem localizados, eles são retirados;
  8. Depois de todo o trabalho realizado, a incisão é suturada;
  9. Caso o cão seja uma fêmea, então, a incisão é realizada no abdômen para remover os ovários e o útero;

Em alguns casos, os cães precisam ficar no hospital por pelo menos um dia para observação. O pós operatório exige cuidados, o veterinário vai passar todas as informações necessárias.

De antemão, castrar o cachorro exige atenção nos primeiros dias, especialmente na proteção ao local dos pontos, oferecer refeições pequenas e leves, restrição de atividades físicas e brincadeiras por 10 dias, tomar os medicamentos orientados pelo veterinário e o uso de um cone de plástico para que o cão não morda o local da cirurgia.

O valor do procedimento pode variar de acordo com a clínica, mas no geral, custa entre R$90,00 a R$170,00. A castração de fêmeas é mais custosa do que dos machos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Deixe seu comentário