5 vantagens e 3 desvantagens de ter grama sintética em casa; leia com atenção antes de comprar

Conheça quais são as principais vantagens e desvantagens da grama sintética e saiba mais sobre esse material antes de comprá-lo!

A grama sintética é uma das alternativas para uso em áreas internas e externas de seu lar. Trata-se de uma opção que possui vantagens e desvantagens, características que são importantes conhecer antes de fechar a compra.

A seguir, você confere quais são as cinco principais vantagens da grama sintética, bem como três desvantagens desse material. Continue a leitura e descubra!

O que é grama sintética?

5 vantagens e 3 desvantagens de ter grama sintética em casa; leia com atenção antes de comprar

A princípio, é importante saber o que é grama sintética. Trata-se de uma grama confeccionada em material plástico. Dependendo da qualidade do produto, pode representar fielmente a grama natural. Pode ser utilizada na decoração de áreas internas e externas, como em jardins.

5 vantagens da grama sintética

grama sintética em jardim

A grama sintética possui vantagens especiais que valem a pena conhecer antes de fazer esse investimento para seu lar. Confira quais são as cinco principais:

1. Baixa necessidade de manutenção

A grama sintética possui baixa necessidade de manutenção, principalmente em comparação à grama natural, que precisa de regas e de podas. Com a sintética dá para ter menos trabalho, basta realizar a limpeza da área.

A limpeza é feita com água e sabão neutro. Caso a grama pegue cheiro ou manchas, recomenda-se o uso de vinagre branco e água para higienização ou de produtos indicados pelo fabricante do material.

2. Facilidade de instalação em pisos

A grama sintética pode ser colocada diretamente em pisos, sem exigir preparos complexos ou especiais como acontece com a grama natural. Portanto, é uma alternativa muito mais prática, sobretudo em áreas internas.

3. Grama verde sempre

O uso da versão sintética permite ter grama verde sempre, sem depender de fatores externos como rega, adubação, incidência de sol, poda, entre outros. Tudo isso sem dar trabalho, embelezando a decoração de maneira cômoda e a um baixo custo.

grama sintética em quintal

4. Maior vida útil

A grama sintética vem substituindo a natural em áreas esportivas porque é muito mais durável e resistente a pisoteios, mantendo-se em perfeito estado. Por isso, vale muito a pena a aquisição.

Além de resistir a pisoteios, a versão sintética sofre menos desgastes com o passar dos anos, mantendo sua integridade e tonalidade verde por mais tempo. Logo, é uma ótima dica de compra em longo prazo.

5. Ambiente mais seguro

Outro diferencial da opção sintética é que esse tipo de grama torna o ambiente mais seguro. Ela consegue amortecer melhor impactos, portanto, no caso de queda há um menor risco de se machucar.

A grama sintética ainda conta com o diferencial de ser antichamas, evitando que o fogo se espalhe em casos de incêndio. Ela também é antifúngica e antibacteriana, evitando o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde.

3 desvantagens da grama sintética

grama sintética

Assim como todo tipo de material, a grama sintética também apresenta desvantagens. Conheça quais são as principais:

1. Retenção de calor

Como é feito com plástico, o material absorve e retém calor com facilidade. Logo, tende a ficar mais quente em dias de sol, principalmente quando recebe incidência direta dos raios solares.

2. Alto custo de instalação em jardins

Caso instale a grama sintética diretamente na terra, é importante ter alguns cuidados essenciais, como um bom sistema de escoamento da água.

Isso pode encarecer o custo total de instalação do material, com necessidade de compra de outros itens e contratação de um profissional para garantir o melhor resultado possível.

3. Custo elevado de gramas sintéticas de qualidade

Quanto maior a qualidade da grama sintética, maior é o seu preço. Existem alternativas que são mais macias ao toque, que possuem tons de verde mais intensos, e que escoam melhor a água da chuva.

De maneira geral, quanto mais benefícios a grama tiver, mais cara ela é. Portanto, ao investir nessa alternativa é importante considerar o que é melhor para você e características de instalação do material.

Dessa forma, conseguirá escolher a alternativa mais adequada, que apresente o melhor custo-benefício para seu lar.

Onde usar a grama sintética?

instalar grama sintética

Dá para usar o material em diferentes espaços! Em áreas internas, é possível colocá-lo em jardins de inverno, na varanda e na decoração do quarto infantil, por exemplo.

Já em áreas externas, o material é um aliado na finalização de jardins e quintal, garantindo uma alternativa mais prática, que não exige tantos cuidados no dia a dia.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário