Os benefícios do portão de ferro; alternativa de baixo custo para a proteção do seu lar

Descubra quais são os benefícios do portão de ferro para seu lar e conheça essa alternativa de baixo custo!

O portão de ferro ajuda a tornar seu imóvel muito mais seguro, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas. Mas não é só isso: ele também pode funcionar como elemento decorativo da fachada.

A seguir, você confere tudo sobre o portão de ferro, inclusive quais são seus principais benefícios. Acompanhe e saiba mais sobre essa alternativa para aumentar a segurança de seu lar!

Tipos de portão de ferro

Os benefícios do portão de ferro; alternativa de baixo custo para a proteção do seu lar

Existem dois tipos principais de portão de ferro, sendo o mais conhecido o pivotante. Trata-se de uma alternativa com abertura semelhante à de uma porta tradicional.

O portão pivotante pode ocupar uma parte da calçada ou do quintal quando aberto, se abrir para fora ou para dentro. Recomenda-se que só utilize a versão com abertura para fora se a calçada for grande ou não tiver uma grande circulação de pessoas. Assim, evita-se interromper o fluxo de pedestres todas as vezes que abrir o portão.

Outro tipo muito comum é o portão de correr, que tem abertura para a lateral, deslizando uma folha móvel em trilhos. Trata-se de uma alternativa que exige uma área de instalação grande ou média para conseguir abrir o portão sem problemas.

Onde usar portão de ferro?

portão de ferro pintado de branco

O portão de ferro é versátil e pode ser utilizado em diferentes tipos de imóvel, como em casas, sobrados e prédios, sejam eles residenciais, comerciais ou empresariais.

Somente se atente a um detalhe: a área disponível para instalação. Dependendo do espaço, não dá para utilizar determinados tipos de portão de ferro.

Quais são os benefícios do portão de ferro?

portão de ferro vazado

O portão de ferro proporciona benefícios que justificam o investimento nessa alternativa. A seguir, apresentamos os principais. Confira e saiba o porquê usar esse tipo de portão:

Reforço da segurança no imóvel

O portão ajuda a reforçar a segurança no imóvel, dificultando o acesso por terceiros. O ferro é um material difícil de ser arrombado, portanto, auxilia na proteção do imóvel, minimizando o risco de invasões.

O ideal é que escolha um portão de ferro vazado, para conseguir identificar qualquer movimentação suspeita do lado de fora do imóvel. Além disso, ele deve ser alto e não ter vãos que possibilitem encaixar os pés, para impedir escaladas.

Versatilidade

O ferro é um material versátil, tanto que dá para instalar o portão confeccionado com esse material em quaisquer tipos de fachada, seja de imóvel residencial ou empresarial. Por isso, ao investir nessa alternativa a chance de erro é reduzida.

portão vazado de ferro com abertura simples

Estética bonita

Um dos principais diferenciais do portão de ferro é sua estética bonita, que ajuda a melhorar a decoração da fachada e a valorizar o imóvel. Logo, é a alternativa ideal para ter uma entrada bela, que cause uma boa impressão na primeira oportunidade.

Economia

Em comparação a outros tipos disponíveis no mercado, o portão de ferro tem preço acessível, sendo possível economizar ao escolher essa versão. Tudo isso sem abrir mão da qualidade, já que esse tipo de metal é robusto e resistente, protegendo de maneira eficaz o imóvel.

portão de ferro baixo

Longa vida útil

O portão de ferro também se destaca por ter longa vida útil. Na prática, isso significa que não precisará trocá-lo em curto prazo, pois ele dura bastante se cuidado corretamente.

Os cuidados envolvem a limpeza, lixamento e pintura realizados anualmente, o que ajudará a evitar danos no material, mantendo sua integridade por muito mais tempo.

Possibilidade de alterar a cor quando quiser

O ferro é um material que recebe bem pinturas, portanto, conseguirá transformar o portão sempre que tiver interesse. Recomenda-se o uso de uma tinta esmalte, para garantir um melhor resultado.

portão de ferro branco

Valorização do imóvel

Como o portão de ferro é resistente a danos, dura bastante e melhora a estética da fachada, ele ajuda a valorizar o imóvel, aumentando seu preço de venda. Logo, é um investimento que compensa e pode trazer um bom retorno.

Como manter o portão de ferro?

portão de ferro pequeno lateral

Esse tipo de portão precisa de manutenção anual para se manter em perfeito estado. Recomenda-se a limpeza da estrutura e a pintura, que formará uma camada de proteção sobre o metal.

Vale lembrar que o ferro é um material suscetível a oxidação, portanto, pode enferrujar com facilidade. A pintura evita o contato do metal direto com a água, impedindo o enferrujamento.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário