3 vantagens e 2 desvantagens da laje pré-moldada; saiba esses detalhes antes de investir

Uma etapa fundamental de qualquer tipo de imóvel é a construção da laje, e são diversas opções para isso, como a tradicional – feita na própria obra, ou a laje pré moldada, a qual é mais econômica e fácil de ser montada. Além disso, existem diversas outras vantagens!

laje pre moldada

Aqui, iremos explicar a você quais as vantagens e desvantagens de se optar pela laje pré moldada para ajudar a sua escolha, também explicaremos o que é a laje pré moldada. Portanto, acompanhe para entender mais!

Laje Pré Moldada – Vantagens e Desvantagens

A Laje Pré Moldada, conhecida também como laje pré fabricada, é um dos elementos que compõem a estrutura da construção. A principal função dessa estrutura é distribuir o peso do telhado sobre as vigas e pilares. Ela é composta de vigotas de concreto e lajotas de concreto ou cerâmica, que são os blocos utilizados para revestir a estrutura.

É possível entender que a laje é utilizada para cobrir, proporcionando conforto térmico e acústico no ambiente, além de também poder ser utilizada para futuros complementos – como a construção de um sótão. 

A laje pré moldada tem o diferencial de ser produzida através de processos industriais que permitem que sua montagem seja mais fácil e econômica devido a sua composição por elementos pré-fabricados.

Ela tem sido cada vez mais utilizada, entenda as três principais vantagens!

Vantagens

  • Resistência:

Esse tipo de laje pré moldada é muito mais resistente, apresenta um melhor acabamento e possui maior regularidade dimensional, já que é fabricada com um maior controle de qualidade.

  • Montagem fácil e simples:

Sua montagem é bem mais fácil e simples do que a laje convencional, o que agiliza a obra e diminui a mão de obra empregada.

  • Melhor custo benefício:

O preço das peças e da manutenção da laje pré moldada é muito mais barata do que a laje tradicional!

Outras vantagens que podem ser vistas são: podem ser colocadas em diferentes pavimentos e deixa o canteiro de obras mais organizado, com menos resíduos e sujeira.

Desvantagens da Laje Pré Moldada

  • Montagem mais complexa em alguns casos

Para coberturas com angulações, a montagem da laje pré moldada é muito mais difícil.

  • Desconforto térmico

Alguns modelos de laje pré moldada podem promover desconforto térmico, com exceção da de isopor.

Tipos de Laje Pré Moldada

Atualmente, é possível encontrar no mercado diferentes modelos desse tipo de laje. 

Os cinco modelos mais utilizados são:

Treliçada com lajota

Um estilo muito usual, sua estrutura é a ideal para vãos amplos. Nesse estilo de laje, as vigotas de concreto armado servem de apoio para a lajota, que pode ser feita tanto de concreto como de cerâmica.

Treliçada com EPS (isopor)

O revestimento é a sua principal diferença em relação ao modelo acima. Também conhecida como laje pré moldada isopor, ela possui uma estrutura leve, de fácil montagem e instalação. 

Esse modelo ajuda na melhora do isolamento acústico e térmico do imóvel.

Alveolar

Essa opção de laje é muito utilizada em construções de grande porte, como espaços comerciais, supermercados, hospitais, universidades, shoppings, entre outros.

Ela consegue suportar grande pesos e pode ser aplicada em vãos amplos, já que é constituída por painéis de concreto protendido vazados com alvéolos longitudinais.

Painel treliçado

Similar à laje treliçada, sua estrutura é composta por vigotas de concreto armado que seguram uma treliça metálica. Ela sustenta uma maior capacidade de carga.

Os painéis costumam ser bem acabados, não sendo necessário reboco. O acabamento pode ser feito com uma demão de verniz, que proporcionará a impermeabilização da laje, fazendo com que seja evitada a corrosão do concreto.

Vigota “T”

É considerada a mais tradicional no mercado. Esse modelo serve de encaixe para as tavelas (blocos utilizados para o fechamento da laje). A desvantagem dessa laje é que ela não suporta sobrecargas que não foram previstas no projeto, ou seja, não é possível fazer adaptação no momento de sua montagem. eLA É A OPÇÃO IDEAL PARA PROJETOS PEQUENOS.

Preço da laje pré moldada

Esse modelo de laje é comumente vendido por m² e se difere basicamente de duas formas, são elas: de isopor ou lajota. O preço pode custar entre R$ 25 e R$ 36. 

É importante ressaltar que esse não será o seu único gasto, já que é necessário investir na malha de ferro que sustenta as vigas da laje e no concreto que fará a união da estrutura da laje. 

Como economizar na construção da laje

Existem algumas dicas essenciais para você economizar na construção da laje, como:

  • Faça o orçamento com diferentes engenheiros e pedreiros para adquirir o melhor preço para a execução;
  • Peça todos os detalhes do projeto, para que nao haja surpresas desagradáveis e para entender quais materiais serão utilizados no processo e precisam ser orçados;
  • Prepare-se para gastos adicionais! É comum ter que pagar por um procedimento a mais que será necessário ou por algum problema que pode existir durante a execução do serviço. 

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário