Você vai ADORAR usar tons neutros na decoração de sua casa quando ENTENDER as vantagens

Confira, aqui, quais são as vantagens de utilizar tons neutros na decoração e aposte nessa ideia no seu lar!

Os tons neutros são aliados na decoração, ajudando a montar um ambiente incrível sem ter muito esforço. Além disso, são cores repletas de vantagens.

A seguir, apresentamos quais são as principais vantagens dos tons neutros. Conheça e descubra o porquê vale a pena utilizá-los na decoração de seu lar!

Quais são os tons neutros?

Você vai ADORAR usar tons neutros na decoração de sua casa quando ENTENDER as vantagens

Os tons neutros são aqueles básicos, que são formados por cores como o branco e o preto. São tonalidades que apresentam pouco reflexo, baixa intensidade ou energia.

Além do branco e do preto, entram nessa lista suas variações, como o bege, tons terrosos e tonalidades de cinza, por exemplo. São cores perfeitas para montar decorações incríveis de maneira simples e chance de erro reduzida.

Vantagens de usar tons neutros na decoração

paleta de cores neutras na decoração

As cores neutras são cheias de vantagens, principalmente quando se fala em seu uso na decoração. A seguir, indicamos quais são as mais expressivas. Confira e saiba o porquê compensa usá-las:

Ambiente mais iluminado e claro

Os tons neutros, especificamente os claros, tornam o ambiente mais iluminado. Isso faz total diferença na decoração, dando a impressão visual de que o cômodo é maior. É por isso que se recomenda utilizar cores claras de forma predominante na decoração cômodos pequenos.

Sensação de amplitude no ambiente

O uso de cores neutras, sobretudo as claras, também ajuda a dar uma sensação de amplitude ao ambiente. Dá para usá-la de forma predominante em salas e quartos pequenos, bem como em banheiros, garantindo um resultado incrível na decoração.

decoração em tons neutros

Facilidade de limpeza

Tons neutros contam com o diferencial da facilidade de limpeza. É mais fácil tirar manchas de peças claras, principalmente se houver necessidade de deixá-las de molho, pois não desbotam.

Possibilidade de brincar com cores em outros detalhes da decoração

A utilização de cores neutras em paredes, revestimentos e móveis possibilita o brincar com outras tonalidades no restante da decoração.

Dá, por exemplo, para colocar almofadas coloridas sobre o sofá ou utilizar um tapete estampado. Outras formas de dar toques de cor à decoração é usar quadros e adornos, bem como plantas.

A diferença é que se faz isso de forma mais segura, pois cores neutras combinam facilmente com tons mais chamativos, sem precisar se preocupar se realmente ornam com a decoração.

quarto decorado em tons neutros

Decoração sofisticada e elegante sem esforços

Os tons neutros facilitam a decoração de seu lar, conseguindo montar ambientes sofisticados e elegantes sem esforços. Tons claros, por exemplo, iluminam e ajudam a ter uma decoração minimalista muito elegante.

Já os escuros contribuem para se ter uma decoração mais refinada e luxuosa, sendo o investimento ideal para quem gosta de tons mais sóbrios e cheios de estilo.

Facilidade de coordenação com outras cores

É muito mais fácil coordenar cores vibrantes com tonalidades neutras. É possível montar contrastes interessantes e que ajudam a transformar a decoração de seu lar. Por isso, se tiver dificuldade em combinar cores, utilizar um tom neutro como base pode lhe ajudar nessa tarefa!

Como usar tons neutros na decoração

cores neutras na decoração da sala

Engana-se quem pensa que usar tons neutros na decoração é algo difícil. Há diferentes formas de fazer isso, como indicamos a seguir:

No piso e na parede

Ao investir em tons neutros no piso e na parede é possível montar uma decoração elegante. Dá tanto para trabalhar com somente uma cor em ambas as superfícies como com uma cor neutra no piso e outra diferente na parede.

Quando se utiliza somente uma tonalidade no piso e na parede se cria um efeito de bloco de cor que é bastante atual e funciona bem com decorações modernas.

Considere escolher revestimentos de piso e de parede em tons neutros, como cerâmicas, pedras naturais e papel de parede, por exemplo. São alternativas interessantes e que funcionam bem em diferentes decorações.

cores neutras na decoração

Em móveis

Outra dica infalível de uso de tons neutros na decoração é em móveis. Peças nessas tonalidades são atemporais e podem ser usadas por muito tempo. Por isso, são ótimos investimentos para seu lar.

cores neutras em sala

Objetos e acessórios de decoração

Também dá para investir em objetos e acessórios de decoração em cores neutras. Um ótimo exemplo é a cortina cinza clara ou o tapete bege, peças que dão um charme extra para o ambiente.

Quadros feitos com tons neutros também são ótimos investimentos, inclusive vasos, adornos, peças de artesanato, entre outros itens de decoração.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário