Início » Decoração » Varanda Pequena – Como decorar com 8 idéias fáceis e econômicas

Varanda Pequena – Como decorar com 8 idéias fáceis e econômicas

Uma varanda deixa qualquer casa mais aconchegante não é mesmo? Mas às vezes decorar uma varanda pequena pode ser difícil, pois a limitação de espaço torna complicada a tarefa de otimizar esse espaço.

Apesar disso, na internet não é difícil encontrar ideias criativas que ajudam a transformar varandas simples em espaços fantásticos. Então, para ajudar você que está procurando tornar a sua varanda pequena em um cantinho especial, aqui está a nossa seleção de decorações lindíssimas e extremamente úteis. Ah, e tem ideia para agradar todos os gostos, viu!? Então, chega mais!

1 – Um sofá deixa tudo mais aconchegante

Decoração de varanda pequena

Quem foi que disse que lugar de sofá é só na sala? Na varanda ele pode ser pequeno e nem precisa de tanto investimento, assim. Uma dica é medir exatamente o espaço disponível onde você gostaria de colocá-lo e pesquisar em casas de salvados e móveis usados. Também é possível construir um usando pallet, não dá tanto trabalho, o custo é baixo e você ainda pode dizer pra todo mundo que foi você quem fez 😉

Esse vídeo super curtinho do canal “Meu Móvel de Madeira” ensina a fazer um sofá de pallet super prático.

2 – Já pensou em usar cortinas na sua varanda?

Ideia para varanda pequena

Falando assim parece estranho, mas olhando a imagem, diga se não fica lindo? As cortinas além de leveza trazem um ar misterioso e romântico ao ambiente além de oferecer um pouco mais de privacidade para um espaço tão exposto quanto a varanda. Então, não tenha medo de ousar e bora colocar cortinas lindas nesse cantinho.

3 – Um cantinho romântico com ar retrô

Decoração de varanda pequena aconchegante
foto: Parvin Sharifi

Que tal transformar a sua varanda pequena em um lugar romântico para relaxar a dois? Assim como na imagem, a opção por uma pequena mesa de bar redonda é ideal pois ocupa pouco espaço. As lanternas de velas e vasos no parapeito só aumentam o ar apaixonante das varandas dispostas em velhos prédios parisienses até hoje, o que traz um estilo todo vintage para esse espaço.

4 – Use e abuse das prateleiras na sua varanda pequena

Varanda pequena e confortável

As prateleiras são uma mão na roda em todos os cômodos da casa e na varanda não seria diferente. Além de vasos de plantas, como na imagem, elas também podem ser usadas para apoiar objetos de decoração, quadros e qualquer outro material que torne esse ambiente mais útil ou mais bonito. Seja criativo e varie nos tamanhos e disposições delas na parede. Isso torna seu uso mais moderno. Ah, e se usadas em madeira crua, assim como as da foto, dão um ar rústico e super cool ao ambiente.

5 – Misture plantas e móveis modernos

Varanda pequena com plantas

Varandas e plantas combinam, mas e se ao invés de uma disposição óbvia com vasos pelos cantos, o verde for composto com móveis modernos? Cria-se um ambiente elegante e extremamente sofisticado sem perder o aconchego. Sendo assim, não exite em misturar as suas plantas com móveis e objetos de metal, de preferência com cores sóbrias para dar todo destaque ao verde. O uso de poucos aparatos também pode dar a impressão de que o espaço da varanda é maior. Esse é um dos melhores exemplos do ditado que diz que menos é mais.

6 – Aposte nos pisos de madeira na sua varanda pequenaVaranda pequena piso fake ideia

Seu lar é de alvenaria mas você gostaria que a sua varanda tivesse um “quê” mais rústico? Então coloque madeira no piso. As mini placas de deck de madeira são fáceis de serem colocadas e dependendo do modelo, te permitem manter a manutenção do piso original. Você pode encontrar essas peças em diversas lojas especializadas em materiais para casa como a Madeira Madeira e, claro, o Mercado Livre.

7 – Cantinho da LeituraVaranda pequena para leitura

Você é do tipo que ama uma boa leitura? Então porque não transformar a sua varanda pequena em um cantinho para se perder nos livros? Tudo que você precisa é de uma poltrona ou um Puff confortável, um ponto de tomada onde você possa ligar uma boa luminária para garantir luz suficiente durante a sua leitura  e prateleiras ou nichos de parede para guardar os seus livros. Porém, esse último tópico exige atenção. Só guarde os seus livros nesse cômodo caso a sua varanda seja fechada com vidro. Se esse não for o caso, eles podem ficar expostos a umidade o que pode gerar mofo ou até mesmo degradação de alguns exemplares. Esse cuidado também vale para os móveis que ficaram nessa parte da casa. Se certifique de que eles sejam impermeabilizados para evitar danos.

8 – Faça seu escritório na varanda

Varanda pequena de apartamento

Você precisa de um escritório mas o espaço de dentro de casa não te permite? Porque não usar a varanda? Não são poucas as pessoas que transformam esse espaço em uma extensão da casa e isso também é possível no caso dos escritórios. Para isso é necessário que o ambiente seja fechado com vidro. Uma pequena escrivaninha no canto, um ponto de tomada para uma extensão e apoios na parede para apoiar todo o material que você usa no dia-a-dia e voilà! Você tem o seu tão sonhado home office. Não esqueça de investir em uma boa cadeira para não ficar desconfortável e espalhe algumas plantas por aí pra dar mais ânimo também ok? Ah, outra coisa importante é colocar uma cortina, para quando o sol bater não dar reflexo na tela do seu computador. No mais, é só alegria.

E aí, gostou das nossas dicas para transformar a sua varanda pequena no cantinho mais legal da casa? Então deixa um comentário contado qual das dicas você mais gostou, a gente vai adorar saber.

Aline Resende
É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Comente