Início » Plantando » 5 dicas para usar vaso jardineira na decoração: veja como incluir esse item e enfeitar o seu lar

5 dicas para usar vaso jardineira na decoração: veja como incluir esse item e enfeitar o seu lar

Confira dicas de uso para inserir o vaso jardineira na decoração de áreas internas e externas de seu lar!

O vaso jardineira é um aliado na decoração de seu lar! Ele é perfeito para cultivo de plantas, sendo um recipiente mais longo, o que possibilita plantar mais espécies em um só local. Ele pode ser utilizado para montagem de hortas, por exemplo.

Quer apostar no vaso jardineira na decoração e cultivo de plantas, mas não sabe como usar esse item para enfeitar seu lar? Sem problemas! Aqui, você descobre cinco dicas que vão te ajudar. Acompanhe e adote todas!

1. Considere o estilo do vaso jardineira e do ambiente

5 dicas para usar vaso jardineira na decoração: veja como incluir esse item e enfeitar o seu lar

O vaso jardineira se caracteriza por ser retangular, ao contrário da versão tradicional do recipiente. Além disso, está disponível em tamanhos e profundidades diferentes, o que permite cultivar várias espécies de planta.

Leia também:
Tipos de vasos para suculentas

Existe uma grande variedade de vaso jardineira, sobretudo no que se refere ao estilo da peça. Há opções coloridas, confeccionadas com materiais diversos como o plástico, a cerâmica e a madeira.

Para escolher a melhor alternativa para seu lar é importante considerar o estilo do vaso e da decoração do espaço. Para jardins, por exemplo, as versões de plástico e cerâmica são boas escolhas, desde que com toque mais rústico.

Os vasos de madeira são perfeitos para ambientes internos e externos, mas é importante escolher uma versão tratada, para evitar danos ao material em longo prazo, uma vez que entrará em contato com a água frequentemente.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Defina as espécies que plantará no vaso jardineira

jardineiras com espada de são jorge

Depois de escolher o vaso com o estilo perfeito para decorar seu lar ou jardim, você deve definir quais espécies cultivará no recipiente. Primeiro, você precisa decidir onde manterá a jardineira, porque alguns tipos de planta precisam receber luz solar algumas horas por dia.

Com base no local e se há incidência de luz do sol ou não, escolha a espécie. Você pode utilizar o vaso jardineira para montar uma horta, por exemplo. Neste caso, dê preferência para espécies que não competem entre si por água e nutrientes.

Vale lembrar que a maioria das ervas e hortaliças precisam de três a quatro horas de sol por dia, portanto, é preciso que o local em que deixará o vaso receba sol durante esse período.

Se for deixar o vaso em um lugar coberto, como dentro do imóvel, você pode optar por cultivar plantas de meia sombra, como a samambaia, espada de São Jorge, jiboia, zamioculca e lírio da paz.

Um detalhe importante: o vaso jardineira pode ser utilizado para montagem de jardim suspenso. Neste caso, escolha plantas pendentes, para ter um efeito mais bonito na decoração.

3. Decida onde instalar o vaso jardineira

jardineira em janela

Um dos diferenciais do vaso jardineira é que ele é muito versátil e pode ser utilizado em vários locais da casa, seja interna ou externamente. É possível colocá-lo na sala, seja sobre móveis ou próximo da janela, se cultivar plantas que precisam receber sol.

Também dá para instalar o vaso em paredes, em suportes específicos para esse fim. É possível deixá-lo em varandas, quartos, salas, cozinhas, banheiros e lavanderias, tendo maior praticidade no cultivo de plantas.

4. Use o vaso em estruturas seguras

jardineira em suporte na varanda

Quando for utilizar seu vaso jardineira, tenha o cuidado de instalá-lo em estruturas seguras. Isso ajudará a evitar quedas, acidentes com crianças e animais de estimação e que suje toda a casa.

Entre as principais estruturas, destaque para os pallets, estantes e prateleiras, que devem ter espaço suficiente para apoiar o vaso, sem deixar nenhuma parte de fora.

Se utilizar o vaso em paredes, conseguirá criar uma decoração diferenciada e muito mais charmosa para seu lar, aproveitando seu espaço vertical. Inclusive, essa dica pode ser adotada em jardins e varandas.

5. Escolha o formato de vaso jardineira

jardineira no chão

O vaso jardineira está disponível na versão retangular e com bordas arredondadas. Mas qual alternativa escolher? Depende do efeito que você quer dar para a decoração.

De maneira geral, linhas retas são mais duras, no entanto são atemporais e combinam facilmente com todas as decorações. Já as linhas arredondadas tornam a decoração mais dinâmica, dando-lhe movimento e suavidade.

Dica extra para uso do vaso jardineira

Quer ter ainda mais praticidade no cultivo da planta?

Então, considere usar um vaso jardineira autoirrigável, que é uma alternativa que tem um reservatório de água que hidrata a planta em longo prazo. Assim, conseguirá espaçar as regas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário