Ventilador de Teto – Como escolher? Tipos e Dicas

Em dias de calor, o que você faz para se refrescar? Muitos não conseguem instalar um ar-condicionado ou mesmo ter um espaço para uma piscina, mas um teto todo mundo tem – e é aqui que entra outra opção boa para o verão: o ventilador de teto!

Amenizar o calor dentro de casa é bem complicado quando não se tem alternativas, mas o ventilador de teto é bem mais interessante financeiramente e gasta menos energia elétrica do que outro aparelho.

quarto com ventilador de teto

Siga no texto para saber como escolher um ventilador de teto e orientações para a instalação!

Como escolher ventilador de teto?

O ventilador de teto tem uma outra vantagem bastante boa: de melhorar a qualidade do ar que você respira. Por isso, a decisão de instalar um item como esse deve levar em consideração alguns “atributos”.

Então, preste atenção para escolher o seu ventilador de teto:

Vazão de ar

Vazão de ar é o nome dado à quantidade de vento que o ventilador de teto tem capacidade de escoar por segundo.

As medidas presentes no mercado levam em conta as orientações do INMETRO, pois é necessário que você avalie o tamanho do seu ambiente!

Por exemplo, para espaços de até 10 m², é necessário até 1,7 m³/segundo de vazão de ar. Quando um ambiente tem mais de 25 m², é indicado a instalação de mais de um ventilador de teto para suprir a vazão de ar necessária.

ambiente com dois ventiladores de teto

Potência e eficiência energética

Quanto mais alta a eficiência energética, melhor é a vazão de ar sobre a potência do equipamento.

Por isso, confira na etiqueta do ventilador de teto se ele possui uma nota A – isso quer dizer que ele consome menos energia!

Iluminação

Certos ventiladores de teto contam com luminárias. Prezando pela economia, faça uso de lâmpadas fluorescentes compactadas ou de LED (podem durar 3 vezes mais, mas são mais caras).

Nível de ruído do equipamento

Se você quer um aparelho que seja silencioso, preste atenção na quantidade de ruído que ele realiza: teste nas lojas especializadas durante 3 minutos com o ventilador de teto em velocidade máxima.

O ventilador de teto também pode ser escolhido a partir do seu modelo – muitas pessoas optam por tipos que combinem com a decoração do restante do ambiente.

sala de estar com ventilador de teto

A recomendação maior é que a escolha do ventilador de teto deve partir de um modelo de visual mais clean, sem muitos detalhes que podem atrapalhar.

Dicas para escolher o ventilador de teto

Além desses pontos fundamentais para a escolha de um ventilador de teto, outra coisa importante sobre o mesmo é o material das pás.

Na realidade, optar por plástico, metal ou madeira irá depender do estilo que você quer manter na decoração do espaço – é de sua preferência.

Modelos com variação de velocidade também são interessantes, melhor ainda quando contam com ponto de iluminação, dependendo do local em que ele será instalado.

Já no que se refere à instalação, não tente fazer isso por conta própria: chame um eletricista para que ele instale seu ventilador de teto da maneira mais correta e segura.

sala de estar com ventilador de teto

Aliás, nunca se deve instalar um ventilador de teto a uma distância menor do que 2,20 metros do piso ou a menos de 50 centímetros de uma parede! Isso tudo é por questão de segurança.

Quer melhor distribuição de vento? Centralize o ventilador de teto no ambiente e pronto.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply