Início » Organizando » Como acertar na escolha do ventilador de teto; leia com atenção antes de comprar

Como acertar na escolha do ventilador de teto; leia com atenção antes de comprar

Pretende investir em um ventilador de teto? Então, confira aqui dicas para acertar na escolha e aquisição do equipamento

O ventilador de teto é um aliado em dias de calor e temporada de verão, ajudando a tornar o ambiente mais agradável, com temperatura ideal. O melhor? De forma econômica!

Está pensando em comprar ventilador de teto, mas não faz a mínima ideia de como escolher o equipamento? Sem problemas! A seguir, apresentamos dicas para lhe ajudar na compra, reduzindo a possibilidade de erro. Acompanhe!

Escolha a voltagem do ventilador de teto

Como acertar na escolha do ventilador de teto; leia com atenção antes de comprar

A voltagem do ventilador de teto deve ser a mesma que é utilizada no ambiente de instalação, seja no quarto, sala ou cozinha.

Atualmente, dá para encontrar três opções de voltagem para o equipamento: 127V (antigo 110V), 220V e bivolt. Esta última é a mais indicada, pois é mais versátil, com possibilidade de instalação em qualquer rede elétrica sem risco de queima.

Considere a área em que o ventilador será instalado

Considere a área em que o ventilador será instalado
Considere a área em que o ventilador será instalado

A área é um detalhe importante, pois possibilitará escolher o tamanho correto de ventilador. Existem modelos que ventilam até 16, 20, 28 e acima de 28 metros quadrados.

Se tiver uma sala pequena, o ventilador de até 16 metros quadrados é suficiente. Caso seja um cômodo grande, o aparelho a partir de 20 metros quadrados é mais interessante.

Caso queira ter ainda mais precisão nesse detalhe, o ideal é medir o cômodo na largura e comprimento para verificar qual o metro quadrado do local.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Multiplique os valores para descobrir o tamanho do cômodo e considere essa informação na hora de comprar o ventilador de teto.

Confira qual o diâmetro do equipamento

Recomenda-se que as pás do ventilador não batam em móveis e outros objetos usados na área. Para garantir que isso não aconteça é importante conferir o diâmetro do equipamento.

Se for grande e o cômodo em que irá instalá-lo é pequeno, não escolha essa alternativa. Recorra a um ventilador com medidas menores e proporcionais ao espaço.

Verifique qual o desempenho do ventilador de teto

Saber qual é o desempenho do ventilador é importante, para identificar previamente se atende suas necessidades e deixa o ambiente com temperatura agradável.

Uma das formas de verificar o desempenho é conferir quantos metros o equipamento ventila. É o ponto citamos anteriormente, com variação de 16 a 28 metros quadrados.

Outra forma de saber se o desempenho do equipamento é bom é considerar a taxa de proporção de vazão de ar por segundo. Ela precisa ser igual a 10% da medida da área.

Por exemplo, se o ambiente tem 20 metros quadrados, o ventilador deve ter, no mínimo, 2 metros cúbicos de vazão do ar por segundo. As informações sobre vazão são concedidas pelo fabricante do equipamento e estão na caixa do produto.

Defina a quantidade de pás

Os ventiladores de teto têm de duas a seis pás. De maneira geral, os que possuem mais pás costumam ventilar mais, portanto, podem ser uma alternativa para quem deseja o máximo de frescor no ambiente.

Confira o consumo de energia elétrica

O equipamento só funciona com energia elétrica. Se o uso for contínuo, pode ser que impacte negativamente na conta no final do mês. Para economizar energia elétrica ao máximo, prefira o ventilador de teto que tem selo Procel.

Os que têm eficiência energética na categoria A ou B consomem quatro vezes menos energia do que os da categoria C e D. Além disso, possuem melhor desempenho, valendo a pena o investimento.

Eleja o modo de acionamento e controle de velocidade

Eleja o modo de acionamento e controle de velocidade
Eleja o modo de acionamento e controle de velocidade

Existem ventiladores de teto com diferentes modos de acionamento e controle de velocidade. Alguns fazem isso por interruptor na parede e outros por cordinha. São alternativas manuais que funcionam, mas não são tão práticas.

Caso queira uma opção que esbanje praticidade, o ideal é o ventilador de teto que pode ser ligado por controle remoto ou aplicativo de celular. São mais caros, porém ótimos investimentos pelo máximo que praticidade que proporcionam.

Considere detalhes estéticos

Considere detalhes estéticos
Considere detalhes estéticos

Além de ser um equipamento funcional, o ventilador de teto também é um item que pode complementar a decoração. Por isso, é importante considerar seus detalhes estéticos.

Avalie, por exemplo, o design das pás, se clássico, minimalista ou moderno. Também defina os materiais ideais, se madeira (combina com decoração rústica) ou metal (perfeito para decoração industrial, por exemplo).

Por fim, mas não menos importante, escolha a cor. Dê preferência por tons neutros, pois combinam facilmente com o restante da decoração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário