Verbena – Características, Significado e Cultivo

Procurando uma planta que traga um ar campestre ao seu jardim? Então conheça a verbena: essa variedade de flores miúdas e de ramagem delicada!

A verbena pode também ser chamada de erva-sagrada e erva-dos-leprosos. Embora seja perene, é importante tratar tal planta como bienal, ok?

Entenda sobre suas características, significado e como cultivá-la de modo apropriado!

verbenas em vaso

[VEJA TAMBÉM: ROSA]

Verbena: flor simples e significativa

A planta verbena é conhecida por muitas pessoas por suas propriedades “mágicas”, onde quando cultivada como favo de mel (cobrindo clareiras ensolaradas), a planta pode proporcionar energia e melhora do humor.

Na realidade, essa ideia surgiu pela verbena ser uma planta dedicada à Vênus, que é responsável pelas emoções e sentimentos.

verbenas suspensas

A verbena é uma planta que não ultrapassa os 50 centímetros de altura e, por isso, é perfeita para inúmeros locais de decoração, como a composição de canteiros, bordaduras, renques e maciços.

Seus caules são finos e suportam folhas alternadas, ovaladas e serrilhadas. Além disso, as folhas possuem uma camada pilosa – pequenos “pelos”.

[VEJA TAMBÉM: ROSA-DO-DESERTO]

As flores da verbena são pequenas: as pétalas têm uma estrutura tubular com um capítulo cheio de pólen.

Com diversas espécies, até híbridas, as verbenas podem ser encontradas nas mais diversas cores, sendo que as mais comuns e populares são:

  • Verbena rosa

verbenas rosas

  • Verbena branca

verbenas brancas

  • Verbena roxa

verbenas roxas

  • Verbena lilás

verbenas lilás

  • Verbena vermelho-escuro

verbenas vermelhas-escuras

Nativa da América do Sul, essa planta é conhecida também como “camaradinha”. Após o seu enraizamento, a verbena proporciona uma visão rústica ao ambiente.

[VEJA TAMBÉM: RABO-DE-GATO]

Significado da flor verbena

Por ser também uma erva, a flor verbena é considerada sagrada por várias culturas. Por exemplo, no Egito ela era símbolo das lágrimas de Ísis.

Na Grécia, os sacerdotes carregavam essa planta nas vestes e a utilizavam como uma forma de purificação dos altares de Zeus.

Para outras culturas, a verbena supostamente favorece as visões e a adivinhação, enquanto que para outras ela ajuda a atrair riqueza e a encontrar o amor.

Portanto, é facilmente entendido que a verbena significa “sagrado”, “mistério” e “encantamento”.

[VEJA TAMBÉM: NARCISO]

Cultivo de verbena

verbenas em jardim

A verbena gosta de sol e predomina em climas subtropical e tropical. A melhor época de plantio da verbena é nas estações de primavera ou inverno, mas sua floração acontece na primavera.

De fácil cultivo, a verbena deve, portanto, ser plantada a pleno sol. O solo deve ser bem fertilizado, preferencialmente com matéria orgânica.

 

A indicação de irrigação é de uma vez por dia – isso garante que o solo permaneça úmido, mas não o suficiente para considerá-lo encharcado. Lembre-se que água em demasia pode prejudicar o crescimento da verbena e favorecer o aparecimento de doenças na planta.

[VEJA TAMBÉM: MARGARIDA]

A recomendação é que você adube de forma adequada a planta para que as flores cresçam com mais rapidez. Extratos verdes são uma alternativa para manter a floração das verbenas e sua viabilidade.

O adubo, também quando em excesso, pode prejudicar a saúde da planta. Vale frisar que a verbena tolera o frio!

Em vasos, cuidado com o tamanho do mesmo – se o tamanho não for adequado, as raízes da verbena podem acabar se sufocando e matar a planta.

Que tal usar a verbena na decoração de seus jardins ou dentro de casa? Essa planta tem tudo para proporcionar beleza e charme!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply